1.2. Administrativa: Há uma coordenação bem estabelecida e aca-tada,
e l e i t a pelos professores orientadores, com um representante discente e presidida
por um coordenador. As decisões são tomadas por essa Comissão. Há forte
intercâmbio com o Centro de Biotecnolo-\ gia da Universidade Federal Rio Grande
do Sul e com outros cursos de pos-graduação da referida Universidade.
2. Corpo Docente
A dimensão do Corpo Docente ê adequada havendo re_ lação
média de 2 orientados por orientador. A Comissão considera es_ se fato como positivo, pois,
hã ainda liberdade para um aumento do j número de alunos.
Há 23 orientadores permanentes. O e l e n c o é auto-
suficiente e conta, eventualmente, com a participação de professores em regime de
dedicação exclusiva, ministrando, em média, 01 curso por ano por orientador,
notando-se um grande engajamento no ensino de pos-graduação. Há uma grande
integração entre o objeto dos cursos e o trabalho de pesquisa. Os orientadores
credenciados pelo curso são altamente qualificados, notando-se uma preocupação da
Coordenação de somente aprovar docentes como orientadores quando já tenham
trabalhos publicados em revistas indexadas. A qualificação dos docentes ê
perfeitamente adequada às áreas do curso.
3. Corpo Discente
O curso somente aceita alunos que tenham orientadores
que os aceitem, tempo para o desenvolvimento do projeto, bom desempenho no
exame de seleção e suficiência em i n g l ê s , além de serem aprovados por uma
Comissão após entrevista e a n á l i s e de Curriculun Vitae. Há uma média de
19 inscritos/ano, dos quais, em média, 11 são selecionados. A Comissão
Verificadora julga tais parâmetros de seleção essenciais para a escolha de bons
alunos.
A maioria dos alunos provém dos cursos de Biolo-
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gia e Farmácia, principalmente, havendo também alunos que cursaram
Medicina, Agronomia e Oceanologia. O curso tem mantido uma média
de titulação de 6 , 6 alunos por ano com ingresso, em média, de 11
alunos novos por ano. O tempo médio de titulação é de Z anos e
4 meses, que consideramos adequado dada a crescente ausência de
apoio financeiro das agências de fomento. A Maioria dos alunos,após a titulação,
matriculou-se em programas de doutorado sendo que 12