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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
U
F
RS
PARECER NP
.4 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, requer a
este CFE, a Renovação do Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Ciências
Biológicas - Bioquímica, a nivel de Mestrado.
0 Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológi
cas - Bioquímica, a nivel de Mestrado, iniciou suas atividades
em 1968. Foi credenciado p e l o Parecer CFE- n
o
2.741, de 07 de
outubro de 1977, tendo sido renovado p e l o Parecer CFE n
o
l04/85
de 28 de fevereiro de 1985.
Foi constituida p e l o Ministério da Educação, a Comissão
Verificadora, composta pelos Professores DrA. Carl Veter Vondietrich, da EPM, e
Walter Colli, da USP.
A Comissão Verificadora fas as seguintes obser_ Vações: 1.
Organização Acadêmica e Administrativa
1.1. Acadêmica: o e l e n c o de disciplinas ê variado e abrangente, propiciando ao a l u n o
uma boa visão integrada da Bioquímica. 0 curso conta com 3 disciplinas obrigatórias e 20
eletivas, abran-gendo todas as áreas da concentração. As ementas das disciplinas e a estrutura
de crêditos são adequadas e bibliografia, é atuali_ zada.
PROCESSO N
o
:
23038.003676/93-14
1-RELATÓRIO
APROVADO EM:
RELATOR: SR. CONS.
S
ANCHOTENE
CÁMARA ou COMISSÃO
CESu, l° Grupo
ASSUNTO:
Renovação do Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas
- Bioquímica, a nivel de Mestrado.
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
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1.2. Administrativa: Há uma coordenação bem estabelecida e aca-tada,
e l e i t a pelos professores orientadores, com um representante discente e presidida
por um coordenador. As decisões são tomadas por essa Comissão. Há forte
intercâmbio com o Centro de Biotecnolo-\ gia da Universidade Federal Rio Grande
do Sul e com outros cursos de pos-graduação da referida Universidade.
2. Corpo Docente
A dimensão do Corpo Docente ê adequada havendo re_ lação
média de 2 orientados por orientador. A Comissão considera es_ se fato como positivo, pois,
hã ainda liberdade para um aumento do j número de alunos.
Há 23 orientadores permanentes. O e l e n c o é auto-
suficiente e conta, eventualmente, com a participação de professores em regime de
dedicação exclusiva, ministrando, em média, 01 curso por ano por orientador,
notando-se um grande engajamento no ensino de pos-graduação. Há uma grande
integração entre o objeto dos cursos e o trabalho de pesquisa. Os orientadores
credenciados pelo curso são altamente qualificados, notando-se uma preocupação da
Coordenação de somente aprovar docentes como orientadores quando já tenham
trabalhos publicados em revistas indexadas. A qualificação dos docentes ê
perfeitamente adequada às áreas do curso.
3. Corpo Discente
O curso somente aceita alunos que tenham orientadores
que os aceitem, tempo para o desenvolvimento do projeto, bom desempenho no
exame de seleção e suficiência em i n g l ê s , além de serem aprovados por uma
Comissão após entrevista e a n á l i s e de Curriculun Vitae. Há uma média de
19 inscritos/ano, dos quais, em média, 11 são selecionados. A Comissão
Verificadora julga tais parâmetros de seleção essenciais para a escolha de bons
alunos.
A maioria dos alunos provém dos cursos de Biolo-
• !
gia e Farmácia, principalmente, havendo também alunos que cursaram
Medicina, Agronomia e Oceanologia. O curso tem mantido uma média
de titulação de 6 , 6 alunos por ano com ingresso, em média, de 11
alunos novos por ano. O tempo médio de titulação é de Z anos e
4 meses, que consideramos adequado dada a crescente ausência de
apoio financeiro das agências de fomento. A Maioria dos alunos,após a titulação,
matriculou-se em programas de doutorado sendo que 12
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deles foram absorvidos por IES do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina
ou do Paraná.
4.
Pesquisa e Produção Científica
várias linhas de pesquisa sendo as mais fortes
e consistentes a Neuroquimica, os Erros Inatos do Metabolismo e a
Biologia Molecular. Todos os projetos se enquadram nas linhas de
Pesquisa. Nos últimos 5 anos o curso experimentou forte progresso
aumentando consideravelmente suas publicações em revistas indexadas,
principalmente as de maior circulação internacional. A média anual de
publicações internacionais por docente ( 1 , 6 ) ê ótima mostrando que
o curso já atingiu maturidade para ser credenciado ao nivel de
Doutoramento.
Devemos salientar que, no passado, a contribuição
cientifica do Departamento devia-se principalmente a um único pes-\
quisador (50% da produção). Embora, em números absolutos, esse pes-
quisador tenha mantido a sua produção cientifica, a sua participação ê
agora 25%, demonstrando que outros grupos já se consolidaram.
0 número e a qualidade das dissertações foram
considerados adequados à proposta do Curso. Há estrita aderência dos
temas das dissertações com os projetos e linhas de pesquisa.
5.
Infraestrutura Fisica e Financeira
S.l.
Fisica:
A Biblioteca do Instituto de Biociências
supre as necessidades da bibliografia do corpo docente e do corpo
discente. E notável destacar-se o grande progresso experimentado
pelo curso apesar de suas instalações deficientes no que diz res
peito ao número de laboratórios e de salas para estudo. Com a cons_
trução do novo prédio que irá abrigar o Departamento de Bioquímica,
essa deficiência será sanada. Os orientadores e os alunos ligados
do Centro de Biotecnologia dispõem de excelente estrutura física.
5.
2
Financeira:
0 Curso depende quase que exclusi-
vamente do financiamento de órgãos externos de fomento. Ã medida
que esses recursos foram se tornando escassos no ano de 1991, a
Reitoria da UFRGS os concedeu, parcialmente. A situação nesse as-
pecto, entretanto é grave, pois, há orientadores que estão finan-
ciando parte dos trabalhos com recursos pessoais.
6. Intercâmbio com outras Instituições e Cursos
0 Curso mantém, através de iniciativas de seus docentes,
estreitos vínculos com centros do Exterior. Há um vinculo com o Curso de Pós-Graduação
da Universidade Federal do Paraná que, ainda, ê formalmente responsável p e l a outorga
de doutoramentos.
7. Principais problemas e perspectivas do Curso
Sob o ponto de v i s t a do mérito o Curso atingiu um patamar da
produtividade que consideramos excelente em face dos objetivos propostos e de sua
dimensão. E impressionante observar que esse progresso, consolidado nos anos de 1988-
91, tem sido acompanhado de uma gradativa diminuição do aporte de verbas por parte
da FINEP, do CNPq e da FAPERGS. Se o curso for financiado adequadamen-
i
te, não temos dúvida de que e l e será dos mais destacados no concer- to dos cursos
brasileiros.
Conceito do Curso
0 Curso em relação aos programas congeneres de sua
área/subárea do conhecimento, pode ser assim conceituado :
Corpo Docente: A
Atividade de Ensino: A Atividade
de Pesquisa: A Produção
Docente: B Produção Discente :
B Fluxo de alunos: B
A conceituação global do Curso ficou - "A".
II - VOTO DO RELATOR
Em decorrência do exposto, este Relator vota pela Renovação do
Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Bioquímica, a nivel
de Mestrado, como requer a Univer_ sidade Federal do Rio Grande do Sul/RS.
Os efeitos deste novo Credenciamento retroagem,-ao término do
Credenciamento anterior.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator.
Sala das Sessões, em de
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em de de 1994
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