modelo com uso e apoio da informática, nos estágios
supervisionados na exigência de trabalho de final de curso
(monografia), em jogos de empresas e em simulações, com base
na realidade da economia brasileira. A utilização da
computação eletrônica de dados é outro componente forte para
uma boa formação do profissional em Ciências Contábeis, que
altera substancialmente a rotina de suas atividades
profissionais.
Por outro lado, como está acontecendo em todo
mundo, a tendência, no Brasil, é caminhar para a
tercerização da economia, liberando a mão de obra dos
setores primário e secundário. Na atualidade, os serviços já
dominam a economia mundial, gerando 70% do P.N.B. e das
oportunidades de emprego nas nações industrializadas. Os
países em desenvolvimento já possuem 48% do P.N.B. e 18% dos
empregos gerados nesse setor. Enquanto nos E.U.A., em 1985,
79% da PEA estava no setor terciário, no brasil, no mesmo
ano, o percentual atingia 59%.
Por outro lado, a evolução da população
economicamente ativa no Brasil, com nivel superior, mostra
os avanços alcançados nas últimas décadas. Enquanto, em
1970, apenas 540.000 pessoas da PEA possuíam nível superior,
em 1990, êste número subiu para 3.400.000, significando um
crescimento de 246% no período.
Finalmente, cabe mencionar que a diversificação
do mercado de trabalho ocorre em função das transformações
porque está passando o processo de trabalho, assim como a
qualificação real exigida pelo setor produtivo.
Este fenômeno ocorre também no caso do
profissional de Ciências Contábeis, a partir da introdução
dos controles eletrônicos computadorizados. O profissional,
neste cenário, ao tempo em que encontra limitações nos
empregos diretos, tem perspectivas de atuação em
consultorias especializadas de auditagem contábeis,
contratadas cada vez com mais frequência pelas empresas,
tanto de grande como de pequeno e médio porte, além de
estudos específicos em áreas correlatas. 0 surgimento de
escritórios especializados em auditorias e consultorias
técnica no Brasil, é um fato desta última parte do século
XX.
Não cabe neste parecer, todavia, a análise de conteúdo dos
projetos de cada curso, que é da competência da Câmara de
Ensino Superior. Cabe-nos somente, compatibilizar os pleitos
apresentados a demanda/oferta de vagas, por região geo-
educacional ou área de influência de cada curso. Não se
pode, porém, perder de vista, que a nossa economia não é uma