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MINISTÉR I O DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FE D E R A L DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BARRA DO GARÇAS MT
ASSUNTO;
Autorização (Projeto) do Curso Superior de Tecnologia em
Processamento de Dados
r
a ser ministrado pela Faculdade de
Tecnologia do Vale do Araguaia
RELATOR, SR. CONS José Luitgard Moura de Figueiredo
PARECER Nº 259/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu ( º Grupo)
APROVADO EM: 16/03/94
PROCESSO 23.020.990189/90-18
1 - RELATÓRIO
0 Centro de Ensino Superior de Barre, do Garças/MT,
pelo Parecer CFE nº 617/93, teve aprovado seu pedido de autorização
(carta-consulta) do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de
Dados, para funcionar na Faculdade de Tecnologia do Vale do
Araguaia, estabelecimento de ensino superior isolado particular,
instalado em Barra do Garças/MT.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta foram
fixadas 60 (sessenta) vagas totais anuais. 0 turno de funcionamento
será noturno.
No prazo regulamentar* o interessado apresentou à
este Conselho, o projeto do referido curso elaborado nos termos da
Resolução CFE 01/93, para apreciação.
0 presente Parecer foi elaborado com base nos
dados constantes do processo,
BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS E SÓCIO-CULTURAIS
A Mantenedora ao propor a criação do Curso
Superior de Tecnologia em Processamento de Dados considerou o Planol
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Nacional de Informática - PLANIN, recentemente aprovado para o próximo triênio, que "reconhece
a necessidade urgente de um intenso esforço em P&D e em Formação e Desenvolvimento de
Recursos Humanos para que se atinja o objetivo de capacitação nacional na área de Informática.
Esta preparação é mister em vários niveis e campos, pois que surgem continuamente novos recursos
e técnicas, colocados ã disposição da sociedade."
Ressalta do PLANIN que "o desafio para que não ocorram maiores
"brechas" no processo de aquisição e apropriação de tão importante
tecnologia, está em dar continuidade a pesquisa e ê. preparação de recursos humanos para os
diversos campos."
CONCEPÇÃO E OBJETIVOS
Com base no perfil proposto pela Comissão nº 10 da SEI, nos diversos
perfis da área e na Resolução CFE 55/76 que fixa o currículo mínimo, permitiu a entidade a
concepção de um curso que atenda às atuais exigências do mercado, ao mesmo tempo em que
possibilitará uma. preocupação do aluno para promover o seu próprio desenvolvimento.
O Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados a ser
oferecido pretende preparar profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho com real
adaptabilidade à dinamica da tecnologia da informação.
X
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Do processo conste definição das características do profissional e seu
campo de atuação, descrevendo que o mesmo deverá "ser capaz de examinar a possibilidade e
verificar a conveniência da aplicação do processamento sistemático de informação, estimando os
custos decorrentes e assessorando na definição de recursos de "software e hardware "."
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ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O curso está programado para ser integralizável em 03
(três) anos letivos, no regime seriado anual, devendo observar uma grade curricular
preestabelecida, onde figuram para cada série, as disciplinas que a compõe e a carga horária
correspondente (Anexo I), No processo encontra-se as ementas e bibliografias básicas de cada
disciplina.
O currículo pleno do curso apresenta uma carga horária de 1.944 horas-
aulas, acrescida de 72ha de Educação Fisica e 180ha de Estágio Supervisionado, totalizando
2.196ha.
Quanto ao Estágio Supervisionado consta dos autos o que
segue:
"O Aluno elabora um projeto e implanta um programa de porte. O aluno
faz a apresentação e defesa perante uma Banca. O Estágio Supervisionado é condição básica para
obtenção do titulo e poderá ocorrer
sob duas formas:
a) - O aluno preferencialmente, fará o estágio na Faculdade, que
manterá as condições neeessárias ao atendimento de seus alunos;
b) - O aluno poderá fazer o estágio em Empresas da comunidade,
devendo contudo, atender ás especificações;
b.1 O aluno apresentará ao Departamento comp>rovante da vaga numa
empresa, com o nome do orientador por parte da mesma;
b,2. O Departamento designará um professor para acompanhar o estágio;
b.3. Aluno, professor-orientador e orientador-empresa, ajustam e aprovam
um cronograma de trabalho;
b.4. O aluno apresenta relatório mensal ao professor-oríentador, relativo
ao desenvolvimento do programa;
b.5. O aluno apresenta e defende seu Projeto perante a
Banca."
CORPO DOCENTE
O corpo docente indicado para responder pelo curso será Integrado por 12
professores graduados nas respectivas áreas e portadores de curso de especialização,
aperfeiçoamento técnico e experiência profissional e docente,
Informa o processo, que os docentes serão contratados pela. mantenedora,
segundo as leis trabalhistas, observados os critérios e normas regimentais.
Quanto a capacitação docente, a entidade tem como programa, de
desenvolvimento:
- "A implantação de um plano de carreira, de maneira a
melhor explicitar o sistema de acesso, permanência e promoção de
professores;
Promoção de pos-graduação, em sentido "lato" e "stricto", visando
enfatizar a qualidade docente e contando com a ajuda dos órgãos de fomento e apoio e iniciativas
dessa natureza, de maneira a alcançar um quadro docente compativel com as exigências de
qualidade;
- Promoção de treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos
docentes, objetivando oferecer-lhes técnicas adequadas de otimização do processo ensino-
aprendizagem em sala de aula;
- Aplicação de percentual dos recursos de contribuição escolar para a
capacitação de docentes e para o treinamento e desenvolvimento gerencial."
O Anexo II deste Parecer demonstra o corpo docente com a qualificação
acadêmico-profissional e as disciplinas para as quais foi
indicado.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E SETORES
COMPLEMENTARES
A Faculdade tem sua organização administrativa e didático-pedagógica
regida por disposições legais e regimentais
A Faculdade em sua estrutura tem os seguintes órgãos:
Congregação, Conselho Departamental, Diretoria e Departamentos,
Consta do processo a descrição das competências e atribuições
dos órgãos da futura Faculdade.
A Faculdade contará com os seguintes órgãos de apoio
administrativo: Secretaria, Biblioteca, Tesouraria e Contabilidade.
ESPAÇO FÍSICO E RECURSOS MATERIAIS
Para fazer funcionar o Curso Superior de Tecnologia de
Processamento de Dados, a Mantenedora utilizará em regime de comodato, prédio
localizado à rua Moreira Cabral, 1000, no Município de Barra do Garças, Estado do Mato
Grosso.
O comodato com prazo de 10 (des) anos, tem vigência estabelecida
entre 01/07/1992 a 30/06/2002.
O prédio construído especialmente para abrigar estabelecimento de
ensino, apresenta uma área construída de 5.004,86m2, em terreno de 96.800m2, e de
acordo com as plantas físicas, está distribuída em três blocos, apresentando salas de
aulas, sala de reuniões, diretoria,
secretaria, tesouraria, sala dos professores, laboratório, biblioteca, auditório,
sanitários, processamento de dados e quadra poliesportiva..
A Instituição conta com móveis e utensílios, tais como: mesas,
cadeiras, carteiras universitárias e armários, bem como material e equipamentos
necessários ao desenvolvimento didático-pedagógico, cedidos para uso através do
instrumento próprio.
LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE DADOS
O atual Laboratório de Processamento de Dados conta com
os seguintes equipamentos:
01 - 386 DX 40MHz HD 120 MB com placa de rede e placa de som;
01 - Monitor VGA Mono;
01 - Teclado 101 teclas;
01 - Impressora Epson LK-810;
10 - PO XT c/monitor teclado, placa de rede e placa de som;
10 -Alto Falantes;
10 - Microfones;
01 - Placa FAX Modem;
01 - Mouse;
01 - Lousa Eletrônica.
A expansão do Laboratório de Processamento de Dados, em espaço físico e
equipamentos, se dará de acordo com o desenvolvimento do curso e as turmas.
BIBLIOTECA
A Biblioteca da Faculdade tem por finalidade proporcionar condições de
desenvolvimento profissional ao corpo docente, discente, ao pessoal de apoio administrativo e à
comunidade em geral e ocupa uma área de 251,44m2 para abrigar a sala de leitura e sala do
acervo.
O funcionamento da Biblioteca é de segunda à sexta-feira das 8:00 às
12:00 horas e das 13:00 às 22:00 horas.
Os livros e periódicos estão classificados segundo o Sistema de
Classificação Decimal de Dewey, divididos em grandes assuntos, de acordo com as normas da
ABNT.
O acervo bibliográfico atual apresenta 1.122 titulos de livros, além do
acervo especifico que disporá inicialmente de aproximadamente 350 titulos de livros para atender
as discipli/ias dos dois primeiros anos letivos, e a expansão deste acervo se fará
segundo
desenvolvimento do currículo pleno. Será adquirido um exemplar de cada título e os
indicados como bibliografia básica terão pelo menos 3 (três) exemplares.
O acervo de periódicos será constituido, inicialmente, pela assinatura
corrente dos seguintes titulos: Boletim Informativo - SEI; Byte; Data News; Nova
Eletrônica; Informática; Revista Brasileira de Telecomunicações; Micro-mundo; Microbits.
A Biblioteca dispõe de profissional legalmente habilitada, inscrita no
Conselho Regional de Biblioteconomia, além de auxiliares.
PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
A Instituição apresenta uma politica de atividades de Pesquisa nos
seguintes termos:
- "Implantação de um programa institucional de iniciação científica
destinado à orientação de professores e alunos;
- Celebração de convênios com empresas que atuam nas áreas afins
ao curso da Instituição para o desenvolvimento em conjunto de
programas de pesquisa;
- Envolvimento da comunidade universitária da Instituiçao
e da sociedade na. pesquisa, de soluções alternativas para os problemas
sócio-econômicos da região."
Quanto às atividades de extensão, entende que as mesmas poderão ser
desenvolvidas em diferentes campos de abrangência, tais como: cursos extracurriculares;
semanas de estudos; eventos culturais,
compreendendo palestras, seminários, debates e exposições, contemplando temas relevantes
e emergentes que permitem á comunidade, integração á Instituição, a oportunidade de
atualização; serviço de Bolsa de Emprego, um programa que atenderá as empresas na
divulgação de suas demandas de mão-de-obra, recrutando, selecionando e encaminhando
alunos.
PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
Integra o processo, o planejamento economico- financeiro
destacando-se as fontes de receitas, as categorias de despesas e a previsão de investimentos,
que será objeto de análise da Comissão Verificadora.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, atendidas as exigências da Resolução CFE 01/93,
vota o Relator favoravelmente a. aprovação do Projeto para o funcionamento do Curso
Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, a ser ministrado pela Faculdade de
Tecnologia do Vale do Araguaia, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Barra do
Garças, no Município de Barra do Garças, Estado do Mato Grosso, com 60 (sessenta)
vagas totais anuais, no turno noturno.
Aprovado o presente Parecer o referido proces-, so deverá
ser encaminhado a SESu/MEC, para os procedimentos relativos ã designação da
Comissão Verificadora nos termos da Resolu-ção n° 1/93 -
CFE.
III - CONCURSO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior -
O Grupo acompanha o
voto do Relator.
ANEXO I
CURRICULO PLENO CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
CARGA
DISCIPLINAS/SÉRIES HORÁRIA
1º ANO
Comunicação e Expressão ....................... 144 ha.
Administração ... ............. .. ............ 144 ha,
Matemática (para Computação} . ............. 144 ha.
Introdução ao Processamento de Pados . ... 144 ha.
Inglês Técnico
.........................
144 ha.
Educação Fisica........................................................... 72 ha.
792 ha.
29 ANO
Estatística
.............................
144 ha.
Linguagens e Técnicas de Programação I .- 72 ha.
Contabilidade Geral e de Custos............... 72 ha
Sistemas de Computação .................. 144 ha.
Economía e Finanças....................... 144 ha.
Fundamentos e Aplicações de Pesquisa
Operacional
..........................
144 ha.
720 ha.
30 ANO
Linguagens e Técnicas de Programação II.. 72 ha.
Análise e Projeto de Sistemas de
Processamento de Dados .................... 144 ha.
Tópicos Avançados em Processamento
de Dados
......... . ..................
144 ha.
Administração de CP.D........................ ........................... 72 ha.
Computador e Sociedade................................................... 72 ha.
Estágio Supervisionado.................................................... 180 ha.
684 ha.
Carga Horária...................... 1944 ha.
Educação Fisica
......
....
72
ha.
..........
Estágio Supervisionado
..............
180 ha.
TOTAL .......................... 2.196 ha.
ANEXO II - CORPO DOCENTE
CURSO SUPERIOR PE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
01. ARACY MARIA ANDRADE SALES
Comunicação e Expressão
Licenciada em Letras, habilitação Português/Inglês pela Fundação de Ensino Otávio Bastos
r
(1980). Curso de Especialização "lato sensu" em Língua Portuguesa (720ha-1987). Curso de
Atualização em Comunicação e Expressão em Lingua Portuguesa (40ha), Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados a disciplina para a qual é indicada. Possui
experiência docente no magistério do ensino superior lecionando Lingua Portuguesa desde
1990* Aprovado pelo Parecer CFE nº 218/93 para lecionar Lingua Portuguêsa,
02. CARMEN LÚCIA VIANNA BAZAN
Introdução do Processamento de Dados
Linguagens e Técnicas de Programação
Bacharel em Matemática Aplicada ã Informática pela F,F,C,L, de Itajubá (1992), Curso
Técnico em Processamento de Dados (1985), Cursos de Banco de Dados; Noção da
Linguagem C; Aplicações com Pascal Avançado; Linguagem BASIC; Clipper Summer 86.
Experiência profissional em desenvolvimento de sistemas.
03. HAMILTON HENRIQUE DUARTE
Administração
Bacharel em Administração pela Faculdade ANHANGUERA de Ciéncias Humanas (1978).
Curso de Administração de Material e Almoxarifado (200ha). Realizou cursos de extensão
universitária. Experiência docente no ensino superior, lecionando Administração nas
Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.
04. JORGE ÁUREO PAES DE BARROS
Contabilidade Geral e de Custos
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Mato Grosso (1983), Realizou
curso de Custos Industrial; Análise de Custos; Desenvolvimento Gerencial. Experiência
profissional atuando como Analista de Custos na SUDANISA Cia Industrial de Alimentos.
Possui experiência no magistério do ensino superior, lecionando Contabilidade Geral e
Contabilidade de Custos nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.
05. JOSÉ SALVADOR DE ARAÚJO
Economia e Finanças
Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo
Mineiro. Curso Superior de Administração Postal pe-la. Escola. Superior de Administração
Postal (1981). Curso de Especialização em Contabilidade (1990). Reali sou vários cursos de
extensão universitária. Experiência profissional como Administrador Postal e Fiscal de
Tributos Estaduais na Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso. Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando na Faculdade de Ciências Econômicas
do Triângulo Mineiro a disciplina Estatística Econômica e Introdução à Econometria; e
Economia nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia*
06. JULIO CESAR PIPPI DA ROSA
Administração
Bacharel em Administração, habilitação Comércio Exterior Universidade do Vale do Rio dos
Sinos (1988), Bacharel em Administração de Empresas (1990). Realizou cursos de extensão
universitária. Experiência profissional como Técnico em Administração em empresas de
médio porte. Possui experiência docente no ensino superior, lecionando Administração nas
Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.
07. KAREN DEL CLARO RIGO
Educação Fisica
Licenciada em Educação Fisica pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de
Santa Catarina (1990). Realizou cursos de; Treinamento de Natação; Ginástica Corretiva}
Dança Escola e Dança
Aerôbica. Participou de diversas atividades desportivas. Possui experiência no ensino
superior lecionando Educação Fisica nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.
08, MAGDA TONELLO PEDRO LEMOS
Inglês Técnico
Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras "Teresa
Martin" (1975), Licenciada em Pedagogia, habilitação em Magistério das Matérias
Pedagógicas do SS Grau e Administração Escolar (1982). Curse de Especialização em
Fundamentação Didática-Metodologia de Formação Docente ã nivel superior (375ha).
Realizou vários cursos de extensão universitária. Experiência como Supervisora Escolar.
Possui experiência docente lecionando desde 1978.
09. MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA ZOCCOLI
Matemática
Estatística
Licenciatura Plena em Matemática pela F.F.C.L, de Ituiutaba (1973). Curso de
Especialização em Matemática (7S0ha). Experiência docente lecionando Matemática no
Centro Pedagógico de Barra do Garças desde 1984 e na Rede Estadual de Ensino do Mato
Grosso desde 1979.
10. MIRIAN ELZA ZILIO SPHOR
Economia e Finanças
Bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1976).
Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas na área do 2º Grau-Hab,
Economía e Mercado e Administração e Controle. Curso de Especialização em Didática
Geral (360ha) Curso de Especialização em Saúde Pública (600ha). Curso de Administração
de Empresas (170ha-1977). Aprovada em concurso público para o cardo de Agente
Administrativo Junto ao Instituto Nacional de Previdência e Assistência Social do Estado do
Mato Grosso. Experiência docente no magistério do ensino superior lecionando desde 1989
nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, as disciplinas Teoria Geral da Administração e
Teoria Econômica.
11. ROBERTO LUIZ MACHADO
Contabilidade Geral e de Castos
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967)
Curso de Estrutura e Análise de Balanços (1976). Curso de Matemática Financeiro (1978).
Experiência profissional como Assessor de Planejamento do Banco de Desenvolvimento do
Estado do Goiás. Possui experiência docente no ensino superior, lecionando Administração
Geral na Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas de 1977 a
1981; e a partir de 1993 nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.
1º. ULISSES JOSÉ PIFFI DA ROSA
Linguagens e Técnicas de Programação Sistema
de Computação
Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio
dos Sinos (1988). Realizou cursos técnicos de Programação em Cobol; Curso de Analise de
Sistemas; curso de Estrutura de Dados. Experiência profissional na área de desenvolvimento
de sistemas e analista de sistemas Junto a Cooperativa Agropecuária Mista Canarana.
CESB — CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BARRA DO GARÇAS
CGC(MF) 00.965.079/0001-95 Mantenedor da
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DE BARRA DO GARÇAS
Rua Moreira Cabral, s/nº — Bairro São Sebastião
78300-000 BARRA DO GARÇAS MT
- CURRÍCULO PLENO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
CARGA
DISCIPLINAS/SÉRIES HORÁRIA
ANO
Comunicação e Expressão ................ 144 ha.
Administração .......................... 144 ha.
Matemática (para Computação) ........... 144 ha.
Introdução ao Processamento de Dados .... 144 ha.
Inglês Técnico ......................... 144 ha.
Educação Fisica ........................ ha.72
792 ha.
2º ANO
Estatística ............................ 144 ha.
Linguagens e Técnicas de Programação I .. 72 ha.
Contabilidade Geral e de Custos ........ 72 ha
Sistemas de Computação ................. 144 ha.
Economia e Finanças .................... 144 ha.
Fundamentos e Aplicações de Pesquisa
Operacional ............................ ha144 .
720 ha.
ANO
Linguagens e Técnicas de Programação II.. 72 ha.
Análise e Projeto de Sistemas de
Processamento de Dados ................. 144 ha.
Tópicos Avançados em Processamento
de Dados ............................... 144 ha.
Administração de C.P.D .................. 72 ha.
Computador e Sociedade .................. 72 ha.
Estágio Supervisionado ................. ha.180
684 ha.
Carga Horária ..................... 1944 ha.
Educação Física ................... 72 ha.
Estágio Supervisionado ............ 180 ha.
TOTAL............................. 2.196 ha.
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