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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTEEESSADO/MANTENEDORA UF
Sociedade A ss i s t e n c i a l de Ed u caç ão e C u l t u r a ( S A E C ) . SP
ASSUNTO
Autorização para funcionamento dos cursos de Administração, Ciências
Contábeis, e Comunicação Social ( fase de projeto
de ciências sociais aplicadas)
RELATOR: SR. CONS. RAULINO TR A MON TIN.
PARECER N.º 257/94
CAMARÁ OU COMISSÃO APROVADO EM 16/03/94
CESu
PROCESSO N.º
23001.000466/90-58
I - RELATÓRIO
A Sociedade Assistencial de Educação e Cultura (SAEC), com sede na cidade
de São José do Rio Preto (SP), teve sua Carta-Consulta, para criação da Universidade do
Norte Paulista (UNORP), pela via da autorização, aceita pelo Parecer n. 620/93.
Os Pareceres 908/93 e 909/93, por outro lado, aprovaram a necessidade social
para os cursos de Comunicação Social, Administração e Ciências Contábeis, constantes da
proposta da universidade.
A interessada submete a este Conselho, agora, os projetos pedagógicos dos
cursos referidos, nos termos da Resolução 1/93.
Este parecer analisa, em conjunto, os três projetos.
1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais
As bases legais dos cursos são os atos normativos deste Conselho que fixaram
os mínimos de conteúdo e duração para os mesmos: para o curso de Comunicação Social,
habilitações Jornalismo e Radialismo - o Parecer n. 480/83 e a Resolução n. 2/84; para o
curso de Administração, habilitações Geral e Comércio Exterior - o Parecer n. 433/93 e a
Resolu
ç
ão n. 2/93
;
e
p
ara o curso de Ciências Contábeis - o Parecer 267/92 e a Resolu
ç
ão
MOD 5 - CFE
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3/92, além das normas contidas na Resolução n. 1/93, que disciplinou a autorização de cursos de
graduação.
As bases filosóficas dos três cursos foram elaboradas em consonância com a concepção e
objetivos da Universidade e estão acordes com o projeto político-institucional da instituição.
As bases sócio-culturais estão na cidade de São José do Rio Preto e sua área de influência, a
Região Norte do Estado de São Paulo, no DGE-28.Somente São José do Rio Preto abriga uma população
de 300 mil habitantes, com equipamentos culturais e urbanos inerentes às cidades de médio porte do
Estado de São Paulo. O ambiente sócio-cultural em que vão se instalar os cursos pretendidos é
compatível com o projeto pedagógico e o objetivo dos mesmos.
Os cursos serão ministrados pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, nova unidade de
ensino, pesquisa e extensão, a ser mantida pela SAEC, como parte integrante de seu projeto de
transformação em universidade. A SAEC é uma sociedade civil sem fins lucrativos, instituída sob a
forma de Associação, na forma prevista no Código Civil, atendendo às exigências da Lei n. 5540/68 e da
Resolução n. 1/93.
2. Perfil profissiográfico
O perfil profissiográfico para os bacharéis em Comunicação Social (Jornalismo e
Radialismo), Administração (Geral e Comércio Exterior) e Ciências Contábeis foi levantado a partir dos
atos deste Colegiado, que fixaram os mínimos de conteúdo e duração para esses cursos, da legislação
que regulamentou o exercício das profissões correspondentes e das necessidades locais e regionais,
guardando estreita relação com o projeto da universidade pretendida, sua concepção, sua missão, suas
linhas gerais de ação e suas metas.
2.1. Do curso de Administração
O bacharel em Administração que se pretende formar na habilitação
Administração Gera, estará apto a:
I - planejar, organizar, acompanhar, controlar, avaliar e gerenciar a
máquina administrativa - pública (federal, estadual ou municipal) e privada (grandes,
pequenas, médias e micro-empresas), visando alcançar resultados;
II - determinar métodos gerais de organização e utilização eficaz e eficiente
dos recursos humanos, materiais e demais funções da Administração;
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III - exercer funções de consultoria e assessoria em organização, métodos e
sistemas;
IV - elaborar laudos, perícias, projetos, pareceres, relatórios, arbitragens na
área das Ciências Administrativas, bem como as demais funções privativas
do bacharel em Administração;
V - atuar como consultor ou analista de sistema, na esfera administrativa.
VI - exercer, também, as funções de Analista de Sistemas;
VII - realizar serviços de consultoria, assessoria e auditoria na área de
Sistemas.
IX - exercer funções de Analista de Sistemas;
X - realizar serviços de consultoria, assessoria e auditoria na área de
Sistemas.
Na habilitação Comércio Exterior, além das funções privativas do Administrador, o graduado
estará em condições de:
I - gerenciar as operações de importação e exportação, participando de
todas as etapas da transação, inclusive câmbio, transporte e seguro;
II - avaliar as oportunidades do mercado internacional e estudar os
costumes mercantis, fiscais e alfandegários de cada país;
III - elaborar os objetivos e metas de importação/exportação da empresa,
formalizando a política de comércio exterior da mesma;
IV - realizar serviços de consultoria e assessoria na área do Comércio
Exterior, para organizações públicas ou privadas.
2.2. Do curso de Ciências Contábeis
O Parecer CFE 267/92 (Documenta (377) : 210/224), que aprovou a proposta de currículo
mínimo do curso de graduação em Ciências Contábeis, explícita que o perfil do profissional a ser
graduado no curso de Ciências Contábeis deverá ser delineado, em seus aspectos gerais, por meio da
identificação de atributos que poderão ser considerados alguns indispensáveis e outros desejáveis, na
pessoa do futuro profissional . Diz mais que tais atributos contribuirão para que, uma vez formado , o
profissional de Contabilidade possa exercer, com competência e responsabilidade, a função social que
corresponda ao que dele a comunidade espera e que a cada instituição de ensino superior caberá,
contudo, identificar, neste perfil, o acabamento específico que seja mais adequado à sua própria realidade
institucional .
Esta instituição, partindo das sugestões contidas no referido parecer, identificou atributos de
natureza humana, social e profissional necessários ao profissional por ela graduado.
Os atributos de natureza humana, a serem desenvolvidos ao longo do curso, deverão
despertar, no educando, senso de responsabilidade, capacidade de discernimento e de desenvolver
pensamento crítico, agilidade de raciocínio e criatividade, capacidade de vincular suas ações às
exigências de qualidades e de identificar suas próprias potencialidades e limitações.
A profissão de Contador exige, ainda, o domínio de atributos de natureza social, pois esse
profissional lida com seres humanos, em todas as etapas de sua atividade profissional: realizará trabalhos
com e para pessoas. Assim, as disciplinas e atividades do curso deverão trabalhar as potencialidades do
educando para desenvolver-lhe o espírito de equipe, a capacidade de envolvimento e de participação em
iniciativas de interesse comum, a disponibilidade para cooperar no equacionamento de problemas e na
busca de soluções que satisfaçam objetivos profissionais comuns e capacidade de gerenciar pessoas e
relacionamento humano harmonioso.
O conjunto de disciplinas e atividades, programado para a implementação dó curso, deverá,
por outro lado, preparar o profissional da Contabilidade para o exercício de sua profissão, em um
ambiente tecnológico e sócio-econômico em constante evolução e sofisticação. Neste sentido, os
atributos de natureza profissional serão desenvolvidos, ao longo do processo ensino-aprendizagem, com
vistas a proporcionar ao educando uma visão de conjunto da área de conhecimento abrangida pela
profissão, o domínio de algum campo específico, o conhecimento de práticas contábeis de uso
internacional, o conhecimento de aspectos pertinentes aos países sul-americanos, com ênfase nos do
Mercosul, dentro de uma perspectiva de educação continuada. O projeto pedagógico do curso dará
ênfase ao ensino/pesquisa/extensão em Auditoria, Análise de Balanços, Contabilidade de Custos e
Informática Aplicada.
Ao final do curso, o graduado estará apto ao exercício de todas as funções da Contabilidade
e, em particular, as de Auditor e de Perito Contábil, além do domínio da Contabilidade de Custos e da
Informática Aplicada.
2.3. Do curso de Comunicação Social
O curso terá como filosofia formar profissionais compromissados com a tarefa de
"aperfeiçoar as práticas democráticas nas relações de produção de mensagens e nas relações
entre os produtores de mensagens com as fontes de informação e o público usuário;
desenvolver e ampliar a pesquisa e a reflexão sobre a Comunicação e seu impacto sobre a
sociedade; explorar e criar novas possibilidades de expressão artística e cultural, através de
técnicas e linguagens de comunicação; e explorar novos usos para a comunicação na
sociedade".
Esses profissionais deverão dominar um conjunto de conhecimentos, que podem ser
agrupados em três grandes áreas, definidas no Parecer nº 480/83:
a) Ciências Sociais - englobando um conjunto de matérias que permitam o conhecimento
da realidade social em que vai operar e, ao mesmo tempo, forneçam modelos teóricos e metodológicos
para analisar o sistema de produção e os processos de mudança social;
b) Ciências da Comunicação e Linguagem - que permitam conhecer os sistemas de
comunicação existentes ou necessários à sociedade, os métodos e modelos teóricos para sua
interpretação e as técnicas e linguagem para operá-las;
c) Filosofia e Arte - que permitam compreender os aspectos existenciais e estéticos dos
fenómenos, além de levá-lo a uma reflexão ética sobre os problemas da ação humana diante dos valores
sócio-culturais.
Toda essa formação abrangente, conduzirá o profissional ao exercício consciente das
seguintes atividades, que lhe são privativas:
I - Bacharel em Jornalismo:
a) redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser
divulgada;
b) comentário ou crónica por meio de quaisquer veículos de comunicação;
c) entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada;
d) planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de
jornalismo, como o de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica da matéria a ser divulgada;
2.3. Do curso de Comunicação Social
O curso terá como filosofia formar profissionais compromissados com a tarefa de
"aperfeiçoar as práticas democráticas nas relações de produção de mensagens e nas relações
entre os produtores de mensagens com as fontes de informação e o público usuário;
desenvolver e ampliar a pesquisa e a reflexão sobre a Comunicação e seu impacto sobre a
sociedade; explorar e criar novas possibilidades de expressão artística e cultural, através de
técnicas e linguagens de comunicação; e explorar novos usos para a comunicação na
sociedade".
Esses profissionais deverão dominar um conjunto de conhecimentos, que podem ser
agrupados em três grandes áreas, definidas no Parecer nº 480/83:
a) Ciências Sociais - englobando um conjunto de matérias que permitam o conhecimento
da realidade social em que vai operar e, ao mesmo tempo, forneçam modelos teóricos e metodológicos
para analisar o sistema de produção e os processos de mudança social;
b) Ciências da Comunicação e Linguagem - que permitam conhecer os sistemas de
comunicação existentes ou necessários à sociedade, os métodos e modelos teóricos para sua
interpretação e as técnicas e linguagem para operá-las;
c) Filosofia e Arte - que permitam compreender os aspectos existenciais e estéticos dos
fenómenos, além de levá-lo a uma reflexão ética sobre os problemas da ação humana diante dos valores
sócio-culturais.
Toda essa formação abrangente, conduzirá o profissional ao exercício consciente das
seguintes atividades, que lhe são privativas:
I - Bacharel em Jornalismo:
a) redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser
divulgada;
b) comentário ou crónica por meio de quaisquer veículos de comunicação;
c) entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada;
d) planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de
jornalismo, como o de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica da matéria a ser divulgada;
e) planejamento, organização e administração técnica de toda atividade jornalística;
0 ensino de técnicas de jornalismo;
g) coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação;
h) revisão de originais de matéria jornalística, com vistas à correção redacional e à adequação
da linguagem;
i) organização e conservação de arquivo jornalístico e pesquisa de dados para elaboração de
notícias;
j) execução da distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico,
para fins de divulgação;
1) execução de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico, para fins de divulgação.
II - Bacharel em Radialismo (Rádio e TV):
a) executar as tarefas necessárias à elaboração de programas jornalísticos, esportivos ou
de variedades, exceto as privativas do jornalista;
b) organizar o material necessário à realização dos programas, orientando e supervisionando
o trabalho do pessoal auxiliar;
c) criar argumentos originais, redigir textos, fazer comentários, narração,
programação e seleção de material de som ou de imagem;
d) comandar equipes de gravação e assegurar a infra-estrutura para aprodução de programas
externos;
e) preparar vinhetas e efeitos especiais, com a utilização da computação gráfica;
f) na área da administração, gerenciar os recursos técnicos e humanos de uma emissora, de
um programa ou de centros de produção especializada;
g) na área da produção, gerenciar todas as atividades de infra-estrutura e suporte para a
gravação e realização de programas, podendo atuar como roteirista, diretor e produtor;
h) na parte técnica, supervisionar ou executar operações técnicas necessárias à gravação e à
emissão de programas, podendo operar câmaras de vídeo, trabalhar em ilhas de edição e em estúdios de
gravação, responsabilizando-se pelo bom funcionamento dos equipamentos.
3. Organização e conteúdo curricular
3.1. Dados gerais dos curso
O regime adotado é o seriado anual, com trinta e seis semanas letivas. Os cursos serão
oferecidos no período noturno.
3.2. Organização curricular
3.2.1. Currículo pleno do curso de Comunicação Social
O currículo pleno do curso de Comunicação Social atende aos mínimos de conteúdo e
duração fixados por este Conselho, para as habilitações Jornalismo e Radialismo, especialmente quanto
às recomendações para o ensino da Língua Portuguesa.
O projeto curricular contempla disciplinas não constantes do currículo mínimo, como
Metodologia da Pesquisa, Editoração Eletrônica e Computação Gráfica para TV, indispensáveis à
formação do moderno profissional para essa área.
O curso terá a duração de 3.600 h/a, para compensar a duração da hora-aula, estabelecida,
em dissídio coletivo, em 40 minutos.
O currículo pleno do curso de Comunicação Social está anexo a este parecer.
3.2.2. Currículo pleno do curso de Administração
O currículo pleno do curso de Administração cumpre o currículo mínimo, estabelecido por
este Colegiado. As disciplinas de formação básica e instrumental foram programadas, no regime seriado
anual, de modo a permitir uma execução curricular coerente e dinâmica.
As disciplinas de formação profissional têm por objetivo dar ao estudante uma forte base
teórica e prática em todas as funções que interferem no fato administrativo, ao
lado da ênfase em disciplinas e práticas para a utilização do computador, indispensável ao
administrador moderno.
Ao lado da formação geral, o currículo pleno terá disciplinas complementares,
destinadas à habilitação em Comércio Exterior.
O curso terá a duração de 3.870 h/a, a fim de atender ao dissídio coletivo, que fixou
em 40 minutos a duração da hora-aula.
O currículo pleno do curso de Administração (habilitações Geral e Comércio
Exterior) vai anexo a este parecer.
3.2.3. Currículo pleno do curso de Ciências Contábeis
O currículo pleno do curso de Ciências Contábeis está conforme o currículo mínimo
fixado por este Conselho.
O currículo pleno será desenvolvido em três etapas: a primeira, abrangendo
conhecimentos de formação geral de natureza humana e social; a segunda, abarcando
conhecimentos de formação profissional básica e específica; e a terceira, englobando
conhecimentos ou atividades de formação profissional complementar.
Como trabalho final de curso, o estudante terá a opção por uma dessas atividades
práticas: jogos de empresas, laboratório contábil (escritório-modelo), estudo de casos (com
simulação da realidade empresarial), monografia ou estágio supervisionado, realizado em
condições reais de trabalho.
O currículo pleno do curso de Ciências Contábeis está anexo a este parecer.
3.3. Metodologias
O projeto prevê as metodologias tradicionais (aulas expositivas e teórico-práticas),
ao lado de dinâmicas de grupo, seminários, painéis e de metodologias específicas para cada
curso. Para o de Comunicação Social, estudos (em grupo) da programação nacional e regional
de rádio e tv, da análise (em grupo) dos jornais locais e regionais e da elaboração, como
trabalho final de curso de projetos específicos para jornal, rádio e televisão; para o de
Administração e de Ciências Contábeis, jogos de empresas, estudos de casos e seminários com a
participação de empresários e administradores e contadores locais e da região.
4. Ementário e bibliografia básica
O ementário das disciplinas do currículo pleno dos cursos e a bibliografia básica, indicada
pelos docentes selecionados, mantêm coerência com a organização e a estrutura curricular, em
consonância com os objetivos de cada curso.
5. Corpo docente
São indicados onze professores para as disciplinas da primeira série do curso de
Comunicação Social, dos quais três são doutores, quatro mestres e quatro especialistas, formados em
nível de pós-graduação.
Para o curso de Administração, também para a primeira série, são indicados oito
professores, sendo um doutor, quatro mestres e três especialistas, em nível de pós-graduação.
Os indicados para a primeira série do curso de Ciências Contábeis são sete professores, dos
quais um doutor, um mestre e cinco especialistas, em nível de pós-graduação, sendo que quatro já foram
aceitos por este Conselho.
Acompanha o projeto os planos de carreira e de aperfeiçoamento docente, disciplinando o
ingresso, a progressão funcional, o regime de trabalho, a forma de remuneração e de capacitação. A
instituição prevê a existência do regime de 40, 30, 20 e 10 h/a semanais, eliminando, progressivamente,
a figura do professor-horista.
A relação dos professores indicados para a primeira série dos cursos, com a disciplina e o
resumo da qualificação constituem anexo deste parecer.
6. Organização administrativa e didático-científica
Os cursos serão ministrados pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, com estrutura
fundada em departamentos e tendo como órgão executivo superior a Diretoria e como colegiado o
Conselho Departamental. Esta faculdade estará integrada, em regimento unificado, às demais unidades
de ensino, pesquisa e extensão mantidas pela SAEC, enquanto não for constituída a universidade.
A organização administrativa e didático-científica atende à legislação pertinente e às
normas emanadas deste colegiado e estão corretamente disciplinadas no Regimento da Faculdade.
7. Biblioteca
A Biblioteca está passando por reformas e ampliações. O seu espaço físico atual é de
459m2. Ao final das obras, esse espaço será superior a 1.500m2.
A Biblioteca está organizada segundo o sistema CDU, sendo a catalogação obediente ao
Anglo-Americano.
É dirigida por profissional legalmente habilitado, auxiliado por pessoal com prática de
biblioteconomia.
O seu horário de funcionamento é das 8 às 2º h, de 2a. à 6a. feira; aos sábados, das 8 às
12h.
O acervo específico para o curso de Comunicação Social será de 1.050 títulos e 1.200
volumes, ao final do quarto ano de funcionamento, dos quais 250 títulos e 300 volumes estão disponíveis
para a primeira série. Serão assinados 16 periódicos, destes, dez já estão disponíveis.
Para o curso de Administração existem 200 títulos e 280 exemplares, além de dez
periódicos (assinaturas correntes). Ao final do quarto ano de implantação do curso, o acervo específico
será de 1.100 títulos e 1.460 volumes, além de dezesseis periódicos, com assinaturas correntes.
O acervo, específico para o curso de Ciências Contábeis, será de 1.250 títulos e 1.500
volumes, ao final do quinto ano, além de dezoito periódicos (assinaturas correntes). Para o início de
funcionamento do curso já existem 250 títulos e 300 volumes, com dez assinaturas correntes de
periódicos.
Os projetos dispõem de cronograma para a aquisição do acervo específico, para cada curso
(livros e periódicos).
8. Instalações físicas
A Faculdade funcionará na Rua Ipiranga, 3460, na cidade de São José do Rio Preto, em
instalações próprias da SAEC.
As plantas baixas, juntadas aos projetos, comprovam a existência de espaço físico para o
alunado previsto, contando, ainda, com ampliações, em fase de execução.
O curso de Comunicação Social disporá de instalações específicas para os laboratórios de
Redação, Planejamento Gráfico, Fotográfico, Radiojornalismo (com estúdio de rádio), telejornalismo
(com estúdio de tv).
Os cursos de Administração e de Ciências Contábeis poderão contar com escritório-modelo,
onde os alunos poderão desenvolver os seus projetos e os estudos de casos e jogos de empresas.
Para a utilização de disciplinas da área da computação eletrônica de dados, estará à
disposição de todos os cursos o Laboratório de Informática, dotado de recursos e equipamentos
necessários ao desenvolvimento de atividades práticas operacionais.
O projeto registra os cronogramas para a instalação desses laboratórios, sempre no semestre
anterior à sua utilização.
As instalações físicas (atuais e em execução) são apropriadas para os cursos, comportando
o alunado previsto, para os próximos cinco anos.
9. Pesquisa e extensão
As atividades de pesquisa e extensão foram projetadas para cada curso, ao longo da
execução curricular prevista para a diplomação da primeira turma.
Linhas de pesquisa foram levantadas, bem como programas de extensão. Aos
departamentos caberá planejar,. organizar e executar os projetos de pesquisa e os programas de extensão;
cabendo aos órgãos superiores (executivos e colegiados), deliberarem em instância final, de acordo com
o Regimento da Faculdade.
O planejamento econômico-financeiro da SAEC contempla recursos para essas atividades.
10. Planejamento econômico-financeiro
O planejamento econômico-financeiro dos cursos está integrado ao planejamento
econômico-financeiro da instituição, como um todo, dentro do seu projeto de transformação em
universidade. Os dados disponíveis são convincentes e apontam para a viabilidade econômico-financeira
de cada curso pretendido. A instituição deverá, no ato da verificação, apresentar detalhamento do projeto
econômico-financeiro dos cursos.
11. Conclusão
Entende este Relator que os projetos dos cursos de Comunicação Social, Administração e
de Ciências Contábeis, apresentados pela SAEC e parte integrante de seu Projeto de Universidade, estão
em condições de ser aprovados, atendendo ao disposto na Resolução CFE n. 1/93, que fixa normas para
autorização de cursos superiores.
II
VOTO DO RELATOR
Voto pela aprovação dos projetos dos cursos de Comunicação Social -habilitações
Jornalismo e Radialismo-, Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior -, com oitenta vagas
anuais para cada habilitação, e Ciências Contábeis, com oitenta vagas anuais, a serem ministrados pela
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, da Sociedade Assistencial de Educação e Cultura (SAEC),
com sede na cidade de São José do Rio Preto (SP).
Os projetos serão remetidos à SESu/MEC para a verificação prevista nos artigos 10 e 11 da
Resolução CFE n. 1/93, devendo ser requerida no prazo máximo de noventa dias.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1. Grupo, acompanha o Voto do Relator.
Sala das Sessões, 16 de março de 1994.
Presidente
Relator .
Proc. nº 23001.000466/90-58
ANEXO I AO PARECER N
2
CURRÍCULOS PLENOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Ano
Letivo
Denominação da Disciplina
Carga
Horária
Língua Portuguesa
180
Metodologia Científica
90
Matemática, incluindo Matemática
Financeira
90
Teoria da Contabilidade
90
Administração Geral
90
Contabilidade Geral I
135
Práticas Desportivas
90
- Total do 1º ano Letivo 765
Noções de Direito
135
Ética Geral e Profissional
90
Metodologia da Pesquisa em Ciências
Contábeis
45
Estatística
90
Noções de Ciências Sociais
90
Contabilidade Geral II
135
Introdução a Informática
45
Economia
45
2
o
- Total do 2
o
ano letívo
675
Sistemas Contábeis
90
Administração Financeira e Orçamento
Empresarial
135
Análise das Demonstrações Contábeis
135
Contabilidade e Análise de Custos
135
Noções de Psicologia
90
Introdução ao Software Básico
90
3
o
- Total do 3
o
ano letivo
675
Direito Financeiro e Tributário
90
Contabilidade de Seguros
45
Contabilidade Gerencial
90
Direito Comercial e Societário
90
Contabilidade Pública
90
Auditoria
135
Projeto de Sistemas Contábeis
90
40
- Total do 4
o
ano letivo
675
Perícia Contábil
135
Legislação Trabalhista
45
Contabilidade Bancária
45
Contabilidade Fiscal
45
Laboratório Contábil
135
Estágio Supervisionado
270
5
o
- Total do 5
o
Ano letivo
675
Carga horária total do Curso 3.465
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
- ADMINISTRAÇÃO GERAL
- COMÉRCIO EXTERIOR
Série Anual/Disciplina
Carga
Horária
Anual
1* SÉRIE:
1. Economia. 135
2. Instituições de Direito Público e
Privado.
90
3. Filosofia. 45
4. Metodologia da Pesquisa. 45
5. Comunicação e Expressão. 90
6. Sociologia. 90
7. Ética, Cidadania e Realidade
Brasileira.
45
8. Teorias da Administração. 180
9. Matemática (Financeira,
inclusive).
135
10. Direito Administrativo. 90
11. Práticas Desportivas. 90=1.035
2
a
SÉRIE:
1º. Contabilidade (Geral). 135
13. Linguagens e Técnicas de
Programação.
90
14. Ética e Legislação Profissional. 45
15. Psicologia (Geral e Aplicada). 90
16. Direito do Trabalho. 90
17. Administração de Recursos
Humanos.
135
18. Estatística 90
19. Administração de Recursos
Materiais e Patrimoniais.
135
20. Administração Mercadológica. 135=945
3
a
SÉRIE:
21. Administração de Produção. 180
2º. Organização, Sistemas e Métodos. 180
23. Inglês Instrumental. 90
24. Administração Financeira e
Orçamentária.
180
25. Direito Previdenciário. 90
26. Sistemas Operacionais 90
27. Administração de Sistemas de
Informação.
135=945
4" SÉRIE:
- Habilitação Geral:
28. Fundamentos e Aplicações de
Pesquisa Operacional.
90
29. Administração Municipal. 135
30. Organização e Administração de
Pequenas e Micro-empresas.
90
31. Organização e Administração de
Cooperativas.
135
3º. Legislação e Organização Sindical
Brasileira.
45
33. Direito Comercial 90
34. Estágio Supervisionado. 360=945
5
a
SÉRIE:
- Habilitação Comércio Exterior:
35. Economia Internacional. 90
36. Teoria e Prática Cambial. 90
37. Direito de Navegação. 45
38. Direito Comercial. 90
39. Transportes e Seguros. 45
40. Legislação Aduaneira Comparada. 45
41. Sistemática do Comércio Exterior. 90
4º. Organização e Administração de
Empresas de Comércio Exterior.
90
43. Estágio Supervisionado. 360-945
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
- JORNALISMO e
- RADIALISMO (Rádio e TV)
Série/Disciplina Carga Horária
1 - Tronco comum:
1ª Série:
1. Filosofia. 90
2. Sociologia Geral. 90
3. Redação e Expressão Oral I. 180
4. História da Comunicação. 90
5. Realidade Sócio-econômica e Política Brasileira. 135
6. Teoria da Comunicação. 90
7. Metodologia da Pesquisa. 45
8. Comunicação Comparada. 90
9. Práticas Desportivas. 90=900
III - Habilitações em JORNALISMO:
2* Série:
10. Sociologia da Comunicação. 90
11. Psicologia da Comunicação. 90
1º. Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação. 90
13. Redação e Expressão Oral II. 180
14. Fotojornalismo. 90
15. Planejamento Gráfico em Jornalismo. 180
16. Radiojornalismo 1. 180=900
3* Série:
17. Legislação e Ética em Jornalismo. 90
18. Radiojornalismo 1. 180
19. Técnica de Reportagem. 90
20. Técnica de Entrevista. 90
21. Técnica de Pesquisa Jornalística. 90
22. Telejornalismo. 180
23. Edição. 90
24. Preparação e Revisão de Originais, Provas e
Videotextos.
90=900
Série:
25. Sistemas Internacionais de Comunicação. 90
26. Comunicação Comunitária. 180
27. Comunicação em Tecnologia Educacional. 90
28. Editoração Eletrônica. 180
29. Projeto Jornalístico. 360=900
Duração total da habilitação Jornalismo:
3.600
II - Habilitação em RAD1ALISMO (Radio e TV)
2ª Série:
10. Sociologia da Comunicação. 90
11. Psicologia da Comunicação. 90
1º. Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação. 90
13. Redação. 180
14. Fotografia e Iluminação. 90
15. Técnica de Produção e Interpretação para Rádio.
180
16. Mercadologia. 90
17. Elementos de Linguagem Musical. 90=900
3ª Série:
18. Legislação e Ética em Radialismo. 90
19. Comentários e Narração em Rádio. 180
20. Comentários e Narração em TV. 180
21. Técnica de Produção para TV. 90
2º. Técnica de Interpretação para TV. 90
23. Técnica de Seleção de Imagens para TV. 90
24. Editoração Eletrônica para TV. 90
25. Computação Gráfica para TV. 90=900
4* Série:
26. Direção de Programas. 135
27. Organização de Produção. 135
28. Tecnologia em Rádio e TV. 90
29. Sistemas Internacionais de Comunicação. 90
30. Comunicação Comunitária. 90
31. Comunicação em Tecnologia Educacional. 90
32. Projeto de Som e Imagem. 360=900
Duração da habilitação em RADIALISMO:
3.600
Proc. 23001.000466/90-58
ANEXO II AO PARECER N
2
CORPO DOCENTE
Foram aceitos, como responsáveis pelas disciplinas da 1
a
Série dos cursos, os
professores a seguir selecionados:
CURSO: Ciências Contábeis
01. Idevaldo Castanholi
Disc.: Administração Geral
Bacharel em Ciêndas Económicas pela Faculdade de Ciências Económicas de
São José do Rio Preto, 1969. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de
Direito Riopretense, 1974. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação,
Ciências e Letras Urubupungá, 1976. Especialização em Administração Financeira pela
Universidade Metodista de Piracicaba, 1976. Aprovado pelo Parecer CFE nº 964/89 para
as disciplinas Administração e Economia e Finanças.
02. José Ferraz Bruno
Disc: Práticas Desportivas
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Paulo,
1972. Especialização em Técnicas Desportivas em Atletismo (248 h) pela Escola de
Educação Física de São Carlos, 1973. Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 79/80 e 466/84
para a mesma disciplina.
03. Roberto Ney Longo
Disc: Contabilidade Geral
Teoria de Contabilidade
Bacharel em Ciências Jurídicas Sociais pela Faculdade de Direito
Riopretense, 1974. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de
Administração de Empresas Riopretense, 1980. Especialização em
Contabilidade Financeira (360 h), nos termos da Res. 14/77 - CFE, pela UNAERP,
1982. Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 105/89, 106/89 e 390/87 para as disciplinas
Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Técnica Comercial.
04. Sebastião Dutra de Moraes
Disc.: Língua Portuguesa
Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São José
do Rio Preto, 1973. Cursos de Especialização em Português - Teoria Aplicada às
Literaturas (600 h) pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras, 1975 e
em Comunicação e Expressão Linguística e Artes (274 h) pelo mesmo estabelecimento
de ensino, 1976. Possui experiência de magistério desde 1978.
05. Valter Brighetti
Disc: Práticas Desportivas
Licenciado em Educação Física pela UNESP, 1987. Mestrado em Educação
Física - área de concentração em Atividade Física e Adaptação pela UNESP, 1993.
Possui experiência docente desde 1989.
06. Vera Lúcia Schianetto Zanchlni
Disc: Matemática, incluindo Matemática Financeira.
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
'Barão de Mauá", 1974. Cursos de Especialização em Matemática - área de
Combinatório e Otimização (360 h) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
"Barão de Mauá", 1974, em Cálculo Numérico e Normógrafo (450 h) pela mesma
Faculdade, em Matemática Aplicada (360 h) pelas Faculdades Integradas de Marília,
1984 e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (370 h) pelas Faculdades
Integradas Riopretense, 1991. Aprovada pelos Pareceres CFE nºs 7.120/78 e 964/89 para
as disciplinas Matemática e Matemática Aplicada.
07. Jorge Paulete Vanrell
Disc: Metodologia da Pesquisa.
Títul.: Médico pela Faculdade de Medicina de Montividéo, Uruguai, 1964.
(Diploma revalidado pela Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto,
1977). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e
Letras, 1981. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Riopretense de
Direito, 1983. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
São Leopoldo, 1967. Possui experiência de magistério desde 1973.
Curso: Administração
01. Celso Porto de Melo
Disc.: Instituições de Direito Público e Privado
Direito Administrativo
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela
Faculdade de Direito Riopretense, 1985.
Especialização em Direito Processual Civil (390h)
pela PUCCAMP/SP, 1987. Possui experiência docente
desde 1989.
02. Celso Volpe
Disc.: Matemática (inclusive, Financeira)
Licenciado em Matemática pela USP, 1960.
Engenheiro Elétrico pela Faculdade de Engenharia de
Barretos. 1982. Doutorado em Ciências Matemáticas pela
UNESP, 1967. Possui experiência docente desde 1967.
03. Elisabeth Suhão
Disc: Sociologia
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual
de Londrina, Pr, 1979. Mestrado em Sociologia - área de
Pesquisa em Desenvolvimento, pela UNESP. Possui
experiência profissional.
04. Idevaldo Castanholi
Disc.: Economia
Teorias da Administração
Bacharel em Ciências Económicas pela Faculdade
de Ciências Económicas de São José do Rio Preto, 1969.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de
Direito Riopretense, 1974. Licenciado em Pedagogia pela
Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá,
1976. Especialização em Administração Financeira pela
Universidade Metodista de Piracicaba, 1976.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 964/89 para as disciplinas Administração e Economia e
Finanças.
05. José Ferraz Bueno
Disc: Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Paulo,
1972. Especialização em Técnicas Desportivas em Atletismo (248 h) pela Escola de
Educação Física de São Carlos, 1973. Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 79/80 e 466/84
para a mesma disciplina.
06. Reinidolch Caffagui
Disc: Metodologia da Pesquisa
Fisolofia
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São
José do Rio Preto, 1965. Licenciada em Letras pela mesma Faculdade, 1969. Doutorado
em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré -SP, 1975. Doutorado em
Ciências pela mesma Faculdade, 1977. Aprovada pelos Pareceres CFE nºs 1.048/77 e
3.547/76 para a mesma disciplina.
07. Valdecir Poligelli
Disc: Matemática (inclusive Financeira)
Licenciado em Matemática pela UNESP, 1977. Mestrado em Matemática
Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, 1980. Aprovado pelo Parecer CFE nº
964/69 para a mesma disciplina.
08. Célia Maria Rodrigues da Rocha Reis
Disc: Comunicação e Expressão
Licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga,
1985. Mestrado em Letras - áreas de Teoria da Literatura - pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho" - Campus de São José do Rio Preto -, 1992. Possui
experiência de magistério e trabalho publicado.
Curso: Comunicação Social
01. Carlos da Fonseca Brandão
Disc: Práticas Desportivas
Titul.: Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio
de Mesquita Filho', 1988. Mestrado em História e Filosofia da Educação
pela PUC/SP, 1993. Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do
Esporte. Auta no Projeto Curumin/Mini Esporte SESC: futebol de salão;
basquetebol; ginástica; etc.
02. Célia Maria Domingues da Rocha Reis
Disc: Teoria da Comunicação
Titul.: Licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de
Votuporanga, 1985. Mestrado em Letras - áreas de Teoria da Literatura -
pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho'" - Campus
de São José do Rio Preto -, 1992. Possui experiência de magistério e
trabalho publicado.
03. Jorge Paulete Vaureli
Disc: Metodologia da Pesquisa
Titul.: Médico pela Faculdade de Medicina da Montivideo, Uruguai, 1964.
(Diploma revalidado pela Faculdade Regional de Medicina de São José
do Rio Preto, 1977). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade
Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras, 1981. Bacharel em Ciências
Jurídicas e Sociais pela Faculdade Riopretense de Direito, 1983.
Doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
São Leopoldo, 1967. Possui experiência de magistério desde 1973.
04. José Domingos
Disc: Filosofia
Titul.: Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Mogi das Cruzes, 1972. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade
Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras, 1981. Especialização em
Princípios Teóricos e Metodológicos que Fundamentam a Prática de
Ensino - área de Didática (182h) pela Faculdade de Educação Física da
Alta Araraguarense, SP, 1979. Mestrado em Filosofia pela
PUCCAMP/SP, 1991. Possui experiência de magistério no ensino
superior.
05. José Ferraz Bueno
Disc: Práticas Desportivas
Titul.: Licenciado em Educação Física de São Carlos, SP, 1972. Especialização
em Técnica Desportiva em Atletismo (248h) pela Escola de Educação
Física de São Carlos, 1973. Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 79/80 e
466/84 para a mesma disciplina.
06. Laércio Tavarez
Disc: Teoria da Comunicação
Redação e Experessão Oral
Titul.: Licenciado em Letras pelas Faculdades "Auxilium' de Filosofia, Ciências e
Letras de Lins, 1968. Curso de Especialização na Área de Comunicação e
Expressão - Linguística Aplicada ao Ensino de Português (45Ih) pela
UNAERP, SP, 1975. Especialização em Literatura Brasileira (310h) pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de Mauá", 1974.
Especialização em Didática - área de Didática Especial em Português
(300h) pela UNAERP, SP, 1973. Possui experiência de magistério há
vinte e cinco anos.
07. Marilene Tavarez Angelottí
Disc: História da Comunicação
Realidade Sócio-Económica e Política Brasileira
Titul.: Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
"Sedes Sapientiae", 1968. Mestrado (não concluído) em História Social
pela USP. Possui experiência docente há vinte e cinco anos.
08. Raquel dos Santos Sant'Ana
Disc: Realidade sócio-econômico e Política Brasileira
Titul.: Graduado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Lins,
1987. Mestrado em Ciências Sociais - área de Sociologia -pela
UNESP/Araraquara, 1993. Possui experiência de magistério desde 1991.
09. Reinedoleh Caffagui
Disc: Sociologia Geral
Titul.: Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
de São José do Rio Preto, 1965. Licenciada em Letras pela mesma
Faculdade, 1969. Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências e
Letras de Avaré - SP, 1975. Doutorado em Ciências pela mesma
Faculdade, 1977. Aprovada pelos Pareceres CFE nºs 1.048/77 e 3.547/76
para a mesma disciplina.
10. Sebastião Dutra de Moraes
Disc: Redação e Expressão Oral
Titul.: Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
São José do Rio Preto, 1973. Cursos de Especialização em Português -
Teoria Aplicada as Literaturas (600h) pela Faculdade Riopretense de
Filosofia, Ciências e Letras, 1975 e em Comunicação e Expressão
Linguística e Arte (274h) pelo mesmo estabelecimento de ensino, 1976.
Possui experiência de magistério desde 1978.
11. Zêqui Elias
Disc: Relação e Expressão Oral
Comunicação Comparada
Titul.: Licenciado em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de São José do Rio Preto, 1962. Doutorado em Letras pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva, 1979
(Equivalência aprovada conforme despacho nº 2.378/80 -UNESP).
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