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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP
ASSUNTO:
Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação e Secretariado
Executivo(fase de Projeto).
RELATOR: SR. CONS. Layrton B.M.Vieira
PARECER Nº 256/94
CAMARA ou COMISSÃO
CESu
APROVADO EM: 16/03/94
PROCESSO Nº:
1.RELATÓRIO
23001.000206/90-37
1. INTRODUÇÃO
Pelos pareceres 615/93 e 739/93 a CAPLAN/CFE aprovou as cartas-consulta para
para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação e de Secretariado Executivo,respectivamente a
serem ministrados pelas Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI, mantidas pelo INSTITUTO
EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO-IESP, com sede na cidade de São Paulo.
A mantenedora submete a este Conselho, agora, os projetos dos cursos, de acordo com as
normas fixadas pela Resolução CFE no. 1/93.
Este Relator elaborou o seu parecer tendo presentes os projetos referidos e os demais
elementos e documentos constantes dos processos.
1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais e
institucionais 1.1. Curso de Ciências da Computação
0 curso proposto foi negado em primeira instância, nos termos do Parecer no. 615/93. A
requerente entrou com recurso, tendo o mesmo sido acolhido pelo Parecer 758/93- CFE.
O curso ainda não possui currículo mínimo aprovado pelo CFE. Foi concebido na
experiência de outras instituições, com base em pareceres de reconhecimento de cursos já instalados no
país e na legislação profissional.
A instituição que irá ministrar o curso possui tradição comprovada, com grau de
satisfação significativo. Apresenta todos os seus cursos superiores reconhecidos.
O cenário em que o curso vai ser implementado é a cidade de São Paulo, maior mercado
na absorção da mão-de-obra tecnológica do País. São Paulo avança na tecnologia e nas ciências, ao nível de
lo. mundo. Possui, portanto, acentuado desenvolvimento sócio-econômico e ambiente sócio-cultural
propício para implantação do curso de Ciências da Computação.
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1.2. Curso de Secretariado Executivo
O Plano de curso em Secretariado Executivo ainda não possui currículo mínimo
aprovado pelo CFE. Foi concebido na experiência de outras instituições, com base em pareceres de
reconhecimento de cursos já instalados no país e na legislação profissional.
O cenário em que o curso vai ser implementado é a cidade de São Paulo. A Instituão define com
clareza as bases do curso pretendido, caracterizando, inclusive, o perfil do profissional que presente
formar.
2. Organização Curricular e Metodologia Adotada
2.1. Curso de Ciências da Computação
Conforme definido nos autos, trata-se de curso para funcionar nos períodos diurno e
noturno , segundo regime seriado semestral , com duração mínima de 4 e máxima de 8 anos, com oferta
de 120 (cento e vinte) vagas totais anuais. O currículo pleno compreende uma carga-horária de 3.660 h/a.
Consta do processo a descrição das disciplinas incluindo ementas e bibliografia básica,
cuja avaliação revela coerência com os objetivos e concepção do curso. A intensidade anual é adequada e a
carga horária é distribuída regularmente de 2a. a 6a. feira, podendo ocorrer atividades aos sábados.
O Estágio Supervisionado está concebido na forma da lei e adequado ao perfil do
profissional proposto e Instituição já tem assegurados órgãos da área para a realização dos trabalhos dos
alunos.
O Currículo Pleno proposto pela Instituição compõe ANEXO I deste Parecer.
A metodologia adotada pela Instituição atende ao perfil de seu alunado. A IES utiliza-se
de técnicas modernas, auxiliadas por recursos audiovisuais, bem como aulas expositivas, seminários
integradores, etc.
2.3. Plano de Curso em Secretariado Executivo
O Plano de Curso de Secretariado Executivo funcionará nos períodos diurno e noturno,
segundo regime seriado semestral, com duração mínima de 4 e máxima de 8 anos, com 120 (cento e vinte)
vagas totais anuais, em dois turnos O currículo pleno compreende uma carga-horária de 3.200 h.a.
Pela análise dos autos constata-se que as disciplinas estão dispostas de modo a
possibilitar uma integração dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e
assegurando compatibilidade às necessidades locais, regionais e nacionais.
O Estágio Supervisionado está concebido na forma da lei e a Instituição já tem
assegurado convênios para a realização do mesmo.
O Currículo Pleno proposto pela Instituição compõe ANEXO I deste Parecer.
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3. Ementário das disciplinas e bibliografia básica
Encontram-se nos projetos dos cursos o conteúdo programático, bem como ementário
apropriado refletindo consistência no estabelecido pelo currículo pleno em confronto com as matérias do
mínimo estabelecido pelo CFE.
Os planos de curso mereceram tratamento especial, com base nos dados regionais e na
necessidade do mercado de trabalho da Grande São Paulo.
A bibliografia básica foi apresentada juntamente com o ementário de cada disciplina, com
apresentação de títulos atualizados, guardando coerência com o conteúdo do currículo pleno proposto.
4. Corpo Docente
O Corpo docente apresentado pela instituição, em sua totalidade já está contratado,
exercendo o magistério na IES. Nos termos da Resolução 1/93, foram apresentados os docentes do primeiro
ano dos cursos. O perfil dos mesmos está descrito no ANEXO II deste Parecer.
A Carreira do Corpo Docente na FAI comporta cinco níveis:Professor Titular, Professor
Adjunto, Professor Assistente, Auxiliar de Ensino.O Quadro de Docentes da Instituição está assim
constituído:
155 Professores titulares ou Adjuntos;
20 Professores Assistentes;
10 Auxiliares de Ensino.
O regime de trabalho apresenta professores em tempo integral hoje em número de 16,
professores em tempo parcial, num total de 23 e sessenta e dois professores horistas.
A Instituição já tem em funcionamento um plano de Aperfeiçoamento e Capacitação
Docente.
Este plano proporciona incentivo à produção científica e intelectual dos professores, como
forma de valorizar o trabalho da pesquisa e da extensão, através de uma escala de referências, com
incentivos financeiros próprios da IES.
5. Organização administrativa e didático-pedagógica
O regimento em vigor nas Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI , está anexado ao
processo, disciplinando sua organização administrativa e didático-científica.
As decisões são emandas dos órgãos colegiados, tais como a Congregação e o Conselho
Departamental, que funcionam em nível de administração superior. A Diretoria Geral integrada pelo
Diretor, um Vice-Diretor e uma Secretária Geral.
Na sua base a IES apresenta as Coordenações de Curso, os Departamentos e os Órgãos
de Apoio. A Instituição apresenta em funcionamento, 5 Departamentos que atendem a
todos os cursos em implantados e já adaptados aos novos cursos.
6. Biblioteca
A Biblioteca apresenta condições adequadas de funcionamento e
organização.A classificação adotada a Catalogação AACR2(Código de Catalogação Anglo-Americano) e o
acervo geral está hoje estimado em 511.745 títulos.
O acervo específico dos cursos solicitados já está adquirido, estando assim
estimado:para Secretariado: aproximadamente 30.000 títulos e para Ciências da Computação: 10.000 títulos.
O acervo de Periódicos é constituído de 251 títulos diversos, que atendem
plenamente aos cursos solicitados, bem como aos demais em funcionamento na IES.
A área total da Biblioteca é de 1.870 m2,apresentando local para o acervo e
consulta separadamente .
O funcionamento da Biblioteca é de segunda às sextas-feiras, das 15 às 21 horas
e aos sábados, das 7;30 às 1º horas.
A atualização do acervo é efetuado automaticamente através do contacto direto
com as editoras e pela indicação dos docentes.
7. Edificações e instalações
O Projeto contém informações sobre instalações e equipamentos destinados aos cursos.As
instalações são de boa qualidade, recentemente inauguradas.Apresentando amplas salas de aula, bem como
setor administrativo, cantina e área livre para lazer.
Resumindo os dados podemos citar:
a)Imóvel do Campus Ipiranga: 16.000 m2
b)Imóvel da Vila Mariana:4.480 m2
8. Laboratórios
As Faculdades Associadas do Ipiranga ,mantém instalado um prédio completo com vários
laboratórios de Informática, num total de 230 m2.Um dos laboratórios apresenta 40 computadores 486, de
última geração e a Instituição já está providenciando a aquisição de equipamentos mais modernos, em
disponibilidade no mercado.
A instituição é toda informatizada e os laboratórios são destinados ao ensino e à pesquisa.
9. Pesquisa
As linhas de ação referentes à Pesquisa estão explicitadas no Projeto.
A Instituição vem desenvolvendo um Projeto de Iniciação Científica com resultados
positivos, cujas bases estão nos departamentos.
A FAI apresenta em seu projeto uma relação de pesquisas já realizadas e as projeções
futuras.
A IES mantém a publicação de uma Revista de Cultura, bem como um banco de teses de
Mestrado e Doutorado.
10. Extensão
O programa de Extensão da IES apresenta-se intenso e alguns eventos se realizam
anualmente, com publicações específicas.
Com implantação dos novos cursos a extensão apresentará um programa mais
diversificado, atendendo às demandas da comunidade acadêmica e da região, onde a IES está inserida.
A FAI é hoje um espaço Cultural na Grande São Paulo.
11. Planejamento econômico-financeiro
O planejamento econômico-financeiro apresenta equilíbrio na previsão orçamentária das
fontes de receita, bem como nas categorias de despesas e previsão de investimentos. A situação econômico-
financeira da Instituição reflete uma boa administração.
Os valores considerados foram apresentados em UFIR, tendo como receita a anuidade e as
taxas escolares.
Há previsões de investimentos efetivos em biblioteca, equipamentos, melhorias e
sobretudo na capacitação docente.
Para a capacitação do pessoal técnico-administrativo também estão previstos recursos.
1º. Conclusões do Relator
Tendo presente os projetos dos Cursos C. Computação e do Plano de Curso em
Secretariado Executivo, este Relator conclui que: as bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais
são coerentes com a proposta da IES; o conteúdo programático das disciplinas, a metodologia e a
bibliografia básica atendem ao perfil profissional, ao currículo proposto e à legislação vigente; as
edificações e equipamentos são adequados atendendo plenamente aos cursos; o corpo docente indicado
atende ao disposto na Resolução CFE no. 20/77; a organização administrativa e didático-científica atendem
ao disposto por este Conselho; será competência da Comissão Verificadora analisar in loco as condições
reais para a instalação dos cursos; ficará sob a incumbência da DEMEC/SP apreciar a indicação dos
professores após o segundo ano dos cursos, nos termos da Resolução 20/77 - CFE e Portaria CFE no. 5/86.
II - VOTO DO RELATOR
Em função do atendimento das disposições constantes da legislação pertinente, em
especial na Resolução CFE no. 01/93, entendo este Relator que devem ser aprovados os projetos dos Cursos
de Ciências da Computação e Secretariado Executivo, ambos com 120 vagas(120) totais anuais em dois
turnos, para funcionar nas Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI, mantidas pelo Instituto Educacional
Seminário Paulopolitano.
Nos termos da legislação em vigor, o referido processo deverá ser encaminhado à
SESU/MEC para a devida designação de Comissão Verificadora que analisará as condições de
infraestrutura e para o funcionamento dos cursos.
III-CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior subscreve o voto do Relator.
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CURRÍCULO PROPOSTO
lo. Período Carga-Horária
Introdução à Administração 80
Introdução à Lógica I 40
Matemática Básica 80
Física Aplicada à Informática I 40
Sistema de computação I 80
Inglês Básico I 80
400
2o.Período
Introdução à Administração II 80
Introdução à Lógica II 40
Matemática Básica II 80
Física Aplicada à informática II 40
Sistema de computação II 80
Inglês Básico II 80
400
3o. Período
Noções de Contabilidade I 40
Matemática para Computação I 80
Estatística I 40
Eletrônica Básica para Computação I 80
Linguagens e Técnicas de Programação I 40
Inglês Técnico I 40
Arquitetura de Computadores I 80
400
4o. Período
Noções de contabilidade II 40
Matemática para Computação II 80
Estatística II 40
Eletrônica Básica para computação II 80
Linguagens e Técnicas de Programação II 40
Inglês Técnico II 40
Arquitetura de Computadores II 80
400
5o. Período
Gerência Planejada dos Recursos Empresariais I 40
Análise e Projetos de Sistemas de Processamento de Dados I 80
Noções de Direito I 40
Estudo de Aplicativos I 80
Linguagens e Técnicas de Programação III 80
Comunicação e Expressão I 40
Computador e Sociedade I 40
400
6o.Período
Gerência Planejada de Recursos Empresariais II 40
Análise e Projetos de Sistemas de processamento de Dados II 80
Noções de Direito II 40
Estudo de Aplicativos II 80
Linguagens e Técnicas de programação IV 80
Comunicação e Expressão II 40
Computador e Sociedade II 40
400
7o.Período
Economia e Finanças I 40
Computação Gráfica I 80
Laboratório de Treinamento e Pesquisas I 80
Informática e Comunicação I 40
Tópicos Avançados de programação I 80
Tópicos Avançados de Processamento de Dados I 80
400
8oPeríodo
Economia e Finanças II 40
Computação Gráfica II 80
Laboratório de Treinamento e Pesquisas II 80
Informática e Comunicação II 40
Tópicos Avançados de Programação II 80
Tópicos Avançados de Processamento de Dados II 80
400
Estágio Supervisionado 160
OPTATIVAS
.Inteligência Artificial
.Microprocessadores e Microcomputadores
.Banco de dados
.Rede de Computadores
Administração de CPD
.Sistemas Operacionais e Programação Únix"e "Xenix"
.Robótica e Industrialização
.Automação de Escritórios
.Informática Aplicada à Educação.
Nota: a IES se reserva o direito de somente oferecer as optativas, quando houver um
total de 35 alunos inscritos. _______________________________________ .________
SECRETARIADO EXECUTIVO
Grade Curricular
Disciplinas C/Horária
Matemática Financeira I 80
Inglês Básico I 80
Introdução à Administração I 40
Funções da Secretária Executiva I 40
Noções de Contabilidade I 80
Português Básico I 80
Matemática Financeira II 80
Inglês Básico II 80
Introdução à Administração II 40
Funções da Secretária Executiva II 40
Noções de Contabilidade II 80
Português Básico II 80
Estatística I 40
Inglês -Conversação I 80
Português-Comunicação e Expressão I 80
Organização & Métodos I 40
Arquivos e Documentos I 40
Noções de Direito e Legislação I 80
Psicologia I 40
Estatística II 40
Inglês -Conversação II 80
Português -Comunicação e Expressão II 80
Organização & Métodos II 40
Arquivos e Documentos II 40
Noções de Direito e Legislação II 80
Psicologia II 40
Espanhol I 80
Inglês -Comercial e Técnico I 40
Português -Redação Comercial e Oficial I 40
Estrutura das Empresas I 40
Informática I 80
Legislação Social I 40
Noções de Economia 80
Espanhol II 80
Inglês -Comercial e Técnico II 40
Português -Redação Comercial e Oficial II 40
Estrutura das Empresas II 40
Informática II 80
Legislação Social II 40
Análise da Situação Econ,Pol.e Soc. do Brasil 80
Ética Profissional I 40
Cerimonial e Etiqueta I 40
Comportamento organizacional 80
Organização e Automação de Escritórios I 40
Estágio de Escritórios-Laboratório I 80
História da Arte I 40
Sociologia I 40
Cultura Geral I 40
Ética Empresarial e Profissional II 40
Cerimonial e Etiqueta II 40
Relações Públicas e Humanas 80
Organização e Automação de Escritórios II 40
Estágio de Escritório-Laboratório II 80
História da Arte II 40
Sociologia II 40
Cultura Geral II 40
CORPO DOCENTE
Curso de Secretariado Executivo
DOCENTE: Francisco Granizo Lopes
DISCIPLINA: Introdução à Administração
QUALIFICAÇÃO:
Mestre em Administração Geral e Recursos Humanos, pela Fund. Getúlio
Vargas - SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fund. Getúlio Vargas,
Licenciado em Pedagogia - PUC/Campinas. Possui experiência como docente a nível
superior. Tem grande experiência profissional na área.
DOCENTE: Roberto Fecchio
DISCIPLINA: Matemática Financeira
QUALIFICAÇÃO:
Mestrado em Matemática Pura - pela PUC/SP, 1987. Possui
habilitação plena em Matemática, a nível de licenciatura, pela UNIFRAN, 1985.
Engenheiro Elétrico, pela Fac. Eng. Industrial, 1980. Tem experiência como docente a
nível de 3o. grau.
DOCENTE: Primo Falcini
DISCIPLINA: Noções de Contabilidade
QUALIFICAÇÃO:
Mestre em Administração de Empresas pela F.G.V. Bacharel em
Ciências Económicas, 1974. Participou de vários cursos e seminários no país e no exterior
relacionados à Administração de Empresas, Economia e Contabilidade. Possui experiência
como docente a nível superior.
DOCENTE: Everaldo José de Campos Pinheiro
DISCIPLINA: Português Básico
QUALIFICAÇÃO:
Mestre em Letras - Literatura Portuguesa pela USP - 1983.
Especialista em Literatura Portuguesa - pela Fund. Santo André - 1973. Licenciado em
Letras pela Fac. de F.C.L. de Mogi das Cruzes, 1971. Fez vários cursos de
aperfeiçoamento na área. Possui experiência como docente.
DOCENTE: Maria Fachin Soares
DISCIPLINA: Inglês Básico
QUALIFICAÇÃO:
Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua pela PUC-
SP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP - 1982.
Licenciada em Letras, pela Univ. Fed. do Rio Grande do Sul - 1977. Possui experiência
como docente a nível superior. Possui proficiência em inglês do English Institute da
Universidade de Michigan, USA, 1974. Possui certificado de aprovação no exame de
inglês da Universidade de Cambridge. Participou de vários seminários e encontros da
área.
CORPO DOCENTE
Curso de Ciências da Computação
DOCENTE: Enio José da Costa Brito
DISCIPLINA: Introdução à Lógica
QUALIFICAÇÃO:
Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma - Itália
- 1979. Licenciado em Filosofia pela Fac. Nossa Senhora Medianeira - RJ - 1966.
Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma - Itália - 1972.
Participou de vários seminários e encontros na área. Possui artigos publicados. Tem
experiência como docente a nível superior.
DOCENTE: Maria Fachin Soares
DISCIPLINA: Inglês Básico
QUALIFICAÇÃO:
Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua pela PUC-
SP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP - 1982.
Licenciada em Letras, pela Univ. Fed. do Rio Grande do Sul - 1977. Possui experiência
como docente a nível superior. Possui proficiência em inglês do English Institute da
Universidade de Michigan, USA, 1974. Possui certificado de aprovação no exame de
inglês da Universidade de Cambridge. Participou de vários seminários e encontros da
área.
DOCENTE: Francisco Granizo Lopes
DISCIPLINA: Introdução à Administração
QUALIFICAÇÃO:
Mestre em Administração Geral e Recursos Humanos, pela Fund.
Getúlio Vargas - SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fund. Getúlio
Vargas, Licenciado em Pedagogia - PUC/Campinas. Possui experiência como docente a
nível superior. Tem grande experiência profissional na área.
DOCENTE: Roberto Fecchio
DISCIPLINA: Matemática Básica
QUALIFICAÇÃO:
Mestrado em Matemática Pura - pela PUC/SP, 1987. Possui
habilitação plena em Matemática, a nível de licenciatura, pela UNIFRAN, 1985.
Engenheiro Elétrico, pela Fac. Eng. Industrial, 1980. Tem experiência como docente a
nível de 3o. grau.
DOCENTE: Wagner de Andrade
DISCIPLINA: Sistema de Computação
QUALIFICAÇÃO:
Mestre em Administração pela PUC/SP em Informática Gerencial -
1990. Pós-graduado em Análise de Sistemas pela FAAP, 1981. Pós-graduado em
Organização e métodos pela FAAP, 1979. Graduado em Administração pela Associação
Tibiriçá de Educação - 1979. Possui ampla experiência profissional na área. Atua como
docente a nível de 3o. grau.
DOCENTE: Antonio Eduardo Assis Amorim
DISCIPLINA: Física Aplicada à Informática
QUALIFICAÇÃO:
Doutorado em Física no Instituto de Física Teórica - São Paulo,
1990. Bacharel em Física pela Universidade Federal de São Carlos - 1986. Possui
experiência como docente da área. Participou de jornadas, seminários e congressos de
física.
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