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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
CENTRO HISPANO-BRASILEIRO DE CULTURA SP
ASSUNTO
Autorização (Projeto) de curso de Ciências Contábeis com
ênfase em Análise de Sistemas a ser ministrado em São Paulo
- Estado de São Paulo, pela Faculdade Ibero-Americana de
Letras e Ciências Humanas, com 80 (oitenta) vagas totais
anuais.
RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
PARECER Nº 248/94
CÂMARA OU COMISSÃO
PROVADO EM 17/03/94
PROCESSO Nº
23.001-000795/90-90
1. RELATÓRIO
0 Centro Hispano-Brasileiro de Cultura obteve acolhimento,
na fase de Carta Consulta, de pedido de autorização para
fazer funcionar, na cidade de São Paulo, curso de Ciências
Contábeis com ênfase em Análise de Sistemas. Agora, a
Instituição vem de encaminhar, na forma do disposto no
art. 16 da Resolução CFE 01/93, o respectivo Projeto, objeto
de exame deste parecer.
A Entidade Mantenedora, conforme ficou amplamente comprovado
na Carta-Consulta, é sociedade civil, fundada em 1971,
devidamente registrada nos órgãos de natureza cartorial,
fiscal e previdenciária, estando em dia com suas obrigações
fiscais e parafíscais.
DO PROJETO
A proposta apresentada no Projeto atende ao disposto na
Resolução 01/93 - CFE, consoante se assinala a seguir.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS E SÓCIO-CULTURAIS
A fundamentação legal se encontra no art. 209 da
Constituição Brasileira, na já mencionada Resolução 01/93
CFE e, especificamente, no Parecer 267/92 de 05.05.92 e
Resolução nº 03/93 CFE, que dispõe sobre o Curriculo mínimo
do curso de Ciências Contábeis. Os aspectos filosóficos,
sócio-econômicos e culturais do pedido estão devidamente
justificados no processo.
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2. CONCEPÇÃO E OBJETIVOS
O curso é concebido com fundamento nos conteúdos pedagógicos,
na integração das bases teóricas das Ciências Contábeis com
áreas afins, na qualidade dos recursos didático-pedagógicos
disponíveis, na racionalidade da gestão das organizações e
nas características do alunado.
O objetivo geral do curso é desenvolver nos alunos a
competência do gerenciamento da contabilidade de uma
empresa, através do registro e do controle de suas contas,
objetivando o conhecimento de fatos e condições
institucionais, através de métodos e técnicas contábeis.
0 objetivo especifico do curso visa preparar profissionais
habilitados para desenvolver suas atividades, através de
sólida formação técnica, voltada aos aspectos fiscais,
legais e, principalmente, contábeis.
3. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
0 profissional formado deverá ter habilidade para lidar com
dados empresariais e contábeis, registrando atos e fatos
administrativos. A estrutura curricular a ser adotada
fornecerá conhecimentos amplos que possibilitem ao aluno
o desenvolvimento de suas potencialidades tais como
liderança, sociabilidade e concentração. Estas
características, uma vez desenvolvidas, darão ao futuro
profissional o equilíbrio para o ato de controlar a "saúde
gerencial" das empresas.
0 profissional diplomado por este curso terá como modelo
de formação, um perfil com as características abaixo:
3.1. REQUISITOS PESSOAIS
São indispensáveis ao Contador certas aptidões pessoais
para que execute suas atividades com eficiência.
As principais características de um contador são: habilidade
numérica, atenção concentrada, raciocínio abstrato, exatidão
e memória.
É necessário que o contador analise, compreenda e demonstre
o que se apresenta por trás de valores contabilizados; para
que isto se realize com perfeição, é imprescindível a
combinação de aptidões pessoais do profissional, tais como:
habilidade numérica, que é a capacidade de lidar com
números, solicitada quando, por exemplo, efetua os cálculos
em balanços. Raciocínio abstrato, ou seja, capacidade de
compreender símbolos, através de estímulos verbais,
exigida, por exemplo, quando orienta a empresa quanto à
fiscalização legal. Memória, que é a capacidade de reter
idéias, imagens e conceitos com facilidade. Esta
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característica deve ser bem desenvolvida, pois facilita o
desempenho de tarefas Contábeis; a memorização de métodos
a serem utilizados, por exemplo, poupa tempo ao profissional.
A Atenção concentrada e a exatidão são aptidões pessoais
obrigatórias ao Contador na execução de trabalhos, como por
exemplo, relatórios e cálculos que requeiram precisão e
fidelidade.
Nas funções mais elevadas de administração surgem os mais
variados problemas referentes à contabilidade, que abrangem
todos os setores da atividade económica.
A meticulosidade e a sociabilidade são traços que não podem
faltar a um profissional que tem como atividade o
planejamento, a coordenação e o controle das funções
Contábeis.
3.2. FORMAS DE ATUAÇÃO
O profissional egresso do curso ora proposto poderá, em sua
atuação:
- planejar, coordenar e controlar funções Contábeis;
- exercer funções privativas nos setores Público e Privado,
regulamentadas pela Resol. nº 107, de 13-1º-58, do Conselho
Federal de Contabilidade;
- registrar atos e fatos administrativos que demonstrem a
situação da empresa, por meio de levantamento de balanços;
- proceder a conferência de registros Contábeis, com o fim
de observar a fidedignidade dos balanços que apresentam a
situação econômico-financeira da empresa;
- tratar do relacionamento da empresa com os setores
públicos, quando cuida da aplicação e fiscalização de
impostos.
Diante da realidade próxima do MERCOSUL, o contabilista
formado pela Faculdade Ibero-Americana estará preparado
para os desafios dela decorrentes.
3.3. ÁREA DE ATUAÇÃO
Gerenciamento e organização contábil, auditoria,
fiscalização, registro contábil, consultoria e análise de
balanço.
3.4. CAMPO DE TRABALHO
Instituições Públicas e privadas tais como bancos,
comércio, entidades governamentais de fiscalização,
escritórios autónomos, prestação de serviços; empresas de
seguros, agrícolas e industriais.
4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS PROPOSTAS
A organização curricular e as metodologias propostas estão
adequadamente formuladas no processo. Trata-se de Curso de
Ciências Contábeis com ênfase em Analise de Sistemas, a
funcionar no regime seriado anual, a ser integralizado no
minimo em 05 (cinco) e máximo 07 (sete) anos. Funcionará
com 80 (oitenta) vagas totais anuais, no periodo noturno.
A organização curricular se fundamenta na legislação
vigente no perfil profissiográfico e nas aspirações da
clientela.
A estrutura curricular comtempla as exigências da norma
especifica no concernente à Resolução nº
A seriação curricular, para os cinco anos, constam do
Anexo I.
5. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS
O projeto contém os objetivos de cada disciplina, suas
ementas e correspondente bibliografia básica. O conjunto
dessas informações está amplamente detalhado no corpo do
processo.
6. CORPO DOCENTE
É preocupação constante da Instituição estimular o corpo
docente com vistas ao seu crescimento acadêmico e
intelectual, bem como valorizar as pontencialidades
profissionais.
Considerando estes aspectos, a Faculdade Ibero-Americana
implantou a carreira docente em março de 1992.
Para a elaboração do plano de carreira, a mantenedora
constituiu uma comissão de professores, dentre eles chefes
de departamento, coordenação e diretoria.
Encontrando-se em fase experimental, durante três anos, até
nova revisão, corresponde a 06 (seis) faixas devidamente
apresentadas no processo.
Para avaliar e classificar o professor na carreira docente,
é constituída uma Banca Examinadora composta por colegiado
especifico, a saber: Diretor, Chefes de Departamento e
Professores com maior titulação na área. A esse grupo cabe
classificar o professor dentro da regulamentação de pontos
e avaliar seu desempenho didático-pedagógico.
A distribuição do corpo docente pelas diversas disciplinas
do Curriculo pleno, constam do anexo II.
7. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
A Faculdade Ibero-Americana é reconhecida de utilidade
pública federal e municipal. Sua estrutura organizacional
já foi devidamente apreciada e aprovada pelo CFE em diversos
momentos, desde sua instalação em 2º de dezembro de 1971,
mediante o Decreto Federal 69.818, até a Portaria 1073, de
14 de julho de 1992, que autorizou o funcionamento do curso
Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. Nada há
a acrescentar sobre sua adequação.
8. BIBLIOTECA
A biblioteca Ramón Menendez Pidal, está localizada no
prédio II da Faculdade, sob a responsabilidade de
Bibliotecária - Chefe e suas auxiliares.
Todo o material bibliotecário recebido através de compra
e doação, passa por um processo técnico de tombamento,
classificação, catalogação, indexação, preparo para cir-
culação e conservação.
Devido ao grande excedente de material que dá entrada à
Biblioteca durante o mês, é realizado um pré-tombamento,
sendo arquivado logo em seguida, para que não ocorra casos
de extravios e para que seja possível a realização do
processo técnico.
O sistema de classificação adotado é a CDD - Classificação
Decimal de Dewey. A notação do autor é retirada da tabela
CUTTER - SANBORN.
A catalogação é simplificada, seguindo normas do A.L.A.
Os periódicos são registrados em fichas KARDEX.
O acervo encontra-se em estantes abertas, sem o livre acesso
ao público.
As obras de referência (Enciclopédia, manuais e dicioná-
rios) , encontram-se junto à sala de serviços técnicos, de
fácil acesso aos usuários.
A área fisica total é de 242,16 m
2
, dos quais 89,58 m
2
são
destinados à sala de estudos, 28,11 m
2
para sala de leitura
e, o restante, abriga o acervo e serviços de atendimento.
O acervo geral compreende: 21. 005 titulos de livros e 33 . 865
volumes; 37 6 titulos de periódicos e 11.17 6 volumes. Já o
acervo especifico para o curso tem a seguinte configuração:
Livros - 2.714 titulos e 3.926 exemplares;
Periódicos - 15 titulos e 733 volumes.
9. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
A Faculdade dispõe para seu funcionamento de três (3)
prédios que possuem uma área de 3.125,70 m
2
de terreno e
6.835,64 m
2
de construção, situados em zona de excelente
acesso na capital de São Paulo.
As instalações, amplamente descritas no processo, são
quantitativa e qualitativamente satisfatórias. Destacam-
se, entre outros, dois (2) modernos laboratórios de
Informática com 36 micros e 1º impressoras, ambos
interligados em rede (LAN), um Setor Audio Visual, sala de
video para 100 pessoas e Laboratórios de Lingua com 70
cabines de aluno e dois consoles de comando.
Está prevista a ampliação da Biblioteca e do Auditório da
Instituição.
10. PESQUISA E EXTENSÃO
A pesquisa , entendida como busca de novos conhecimentos
e técnicas é indissociável do ensino e da extensão, sendo
incentivada na Instituição através de projetos e programas
específicos, dentre os quais se destacam a elaboração de
glossários específicos de áreas tecno-cientificas, os da
área de turismo, administração e informática, cursos extra-
curriculares, seminários, feiras de artes, concursos de
tradução e congressos. A Instituição edita a Revista de
Tradutores, a Revista da Faculdade Ibero-Americana, e vário
livros.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
0 processo contém o planejamento econômico-financeiro do
curso para o quadriênio 1994/1998. Da análise do mesmo pode-
se concluir que são adequadamente contempladas as rubricas
de receitas e despesas, bem como há equilíbrio entre as
contas.
VOTO DO RELATOR
De todo o exposto, vota o Relator pela aprovação do projeto
do curso de Ciências Contábeis com ênfase em Análise de
Sistemas, a ser ministrado pela Faculdade Ibero-Americana
de Letras e Ciências Humanas, mantida pelo Centro Hispano
Brasileiro de Cultura, em São Paulo - Estado de São Paulo,
com 80 (oitenta) vagas totais anuais.
II. Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
Sala das sessões,
de
Presidente
R
elato
r
de 1994
Anexo I
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS com ênfase em Análise de Sistemas
I Semanais Anuais
- Introdução à Economia 2h 68h
- Matemática I 4h 136h
- Estatística Introdutória 4h 136h
- Inst. Dir. Público e Privado 2h 68h
- Contabilidade Geral 4h 136h -
Português (*) 2h 68h
- Introdução ao Processamento de Dados 2h 68h
- Educação Física 2h 68h
II
- Matemática II 4h 136h
- Organização, Sistemas e Métodos 2h 68h
- Introdução à Administração 4h 136h
- Arquivos e Bancos de Dados 2h 68h
- Matemática Financeira 2h 68h
- Contabilidade Comercial 4h 136h
- Pesquisa Operacional 2h 68h
III
- Contabilidade de Custos 4h 136h
- Direito Comercial (*) 2h 68h
- Direito Tributário 2h 68h
- Adm. Financeira (*) 2h 68h
- Técnica Comercial 2h 68h
- Estrutura e Análise de Balanço 2h 68h
- Contabilidade Gerencial 2h 68h
- Linguagem de Programação 4h 136h
IV
- Contabilidade das Instituições Financeiras 4h 136h
- Auditoria 4h 136h
- Orçamentos 4h 136h
- Contabilidade Pública 2h 68h
- Contabilidade de Seguros 2h 68h
- Análise de Sistemas 4h 136h
V Semanais Anuais
- Administração de Recursos Humanos 4h 136h
- Legislação Trabalhista e Previdenciária 2h 68h
- Economia Brasileira 2h 68h
- Engenharia Econômica 2h 68h
- Adm. de Recursos Materiais e Patrimoniais 2h 68h
- Projeto de Sistemas 4h 136h
- Administração Mercadológica 4h 136h
Estágio Supervisionado 270
TOTAL 3.738h
ANEXO II
CORPO DOCENTE
1.
RICARDO DE ALMEIDA ALLEGRO
Ciéncias Econômicas - PUC - SP
/ 1972 Mestrado em Economia -
Universidade Mackenzie São
Paulo
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA
2.
GERSON CROCIATI
Administração - Universidade
Mackenzie / 1987
Tecnologia em Mecânica -
Faculdade de Tecnologia
de São Paulo / 1984
Mestrado em Administração - PUC -
São Paulo
MATEMÁTICA I
MATEMÁTICA II
MATEMÁTICA FINANCEIRA
ENGENHARIA ECONÔMICA
3.
JORGE REIXACH BLANES
Ciências Contábeis -
Faculdade da Zona Leste de
São Paulo
Especialização em Economia -
Universidade São Judas Tadeu
SP / 1991
ESTATÍSTICA
INTRODUTÓRIA
CONTABILIDADE DE
SEGUROS
CONTABILIDADE
COMERCIAL
CONTABILIDADE
GERENCIAL
4.
ROBERTO RESENDE
Direito - FMU - SP / 1983
Especialização em Administração
de Empresas
Faculdade de Ciências Econômicas
de São Paulo
SP / 1987
INSTITUIÇÃO DIREITO
PÚBLICO E PRIVADO
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS
E MÉTODOS - TÉCNICA
COMERCIAL
CONTABILIDADE DAS INS-
TITUIÇÕES FINANCEIRAS
5.
SÉRGIO CARVALHO COSTA Engenharia
Civil - USP - SP / 1979
Especialização em Administração -
FGV - SP / 1985
CONTABILIDADE GERAL
CONTABILIDADE DE
CUSTOS
6.
TALMAN SUCUPIRA Direito -
Universidade Mackenzie -
SP Mestrado em
Administração
Mercadológica FGV - SP /
197 6
PORTUGUÊS DIREITO
COMERCIAL
LEGISLAÇÃO
TRABALHISTA E
PREVIDENCIÁRIA
7.
SÉRGIO BORGES FELIPE
Ciências Contábeis -
Faculdade da Zona Leste de
INTRODUÇÃO AO
PROCESSAMENTO DE
DADOS
ARQUIVOS E BANCOS DE
São Paulo - 1981 DADOS
Mestrado em Ciências Contábeis e
Atuariais PUC - SP / 1985
8. WAGNER DE ANDRADE INTRODUÇÃO Á
Administração - Faculdade de ADMINISTRAÇÃO
Administração e Ciências ADMINISTRAÇÃO DE
Contábeis Tibiriçá - SP / 1.980 RECURSOS MATERIAIS E
Mestrado em Administração - PUC PATRIMONIAIS
- SP / 1.990
9. CLÁUDIO QUIRINO FIEL CONTABILIDADE
Ciéncias Contábeis - Faculdade COMERCIAL
Cienc. Administração
Contabilidade e Economia de
Umuarama / 1988 Especialização
em Auditoria e Controladoria -
Universidade São Judas Tadeu -
SP / 1992
10. JORGE SHIGEAKI TANOUE PESQUISA OPERACIONAL
Economia - PUC - SP / 1987 ADMINISTRAÇÃO
Mestrado em Economia - PUC - SP FINANCEIRA
ORÇAMENTOS
11. OLNEY QUEIROZ ASSIS DIREITO TRIBUTÁRIO
Direito - PUC - SP / 1982
Mestrado em Filosofia do Direito
PUC - São Paulo
1º. LUIZ PERRONE ESTRUTURA E ANÁLISE
Ciéncias Econômicas - PUC - DE BALANÇO
SP / 1983 AUDITORIA
Mestrado em Economia - PUC - SP
13. VICENTE LENTINI PLANTULHO LINGUAGEM DE
Administração - FGV - SP / 1984 PROGRAMAÇÃO
Especialização em Administração
- FGV - SP / 1985 Pós-
Graduado: Finanças - CEAG da
Eaesp/ FGV
14. TOMISLAV RODRIGUES FEMINICK CONTABILIDADE PÚBLICA
Ciéncias Contábeis - Fac. ECONOMIA BRASILEIRA
Zona Leste
de São Paulo / 1979 Mestrado
em Economia - PUC São Paulo
/ 1988
15. MARIA TEREZA SARAIVA DE SOUZA ANÁLISE DE SISTEMAS
Administração - Fundação
Getúlio Vargas - SP / 1992
Especialização em Análise
Organizacional
Getúlio Vargas do Núcleo de
Brasilia / 1988
Sociologia de Comunicação -
Universidade de Brasilia
1987
Administração de Empresas
com habilitação em Comércio
Exterior - UNA / 1985
Cursei disciplinas na área de
Recursos Humanos e
Estratégia - HEC - FRANÇA / 1991
16. MARIA CLECIA BENTO DE OLIVEIRA ADMINISTRAÇÃO DE
Ciências Sociais - PUC - SP RECURSOS HUMANOS
/ 1973
Mestrado em Comunicação Social
Instituto Metodista de Ensino
Superior - SP
17. GLEDER MARICATO
Administração com habilitação PROJETO DE SISTEMAS
Comércio Exterior
Instituto Metodista de Ensino
Superior - SP
Pós-Graduação - Universidade São
Judas Tadeu - SP / 1991
18. EDMIR KUAZAKI ADMINISTRAÇÃO
Administração de Empresas - MERCADOLÓGICA
Faculdade de Administração
e Ciências Contábeis Tibiriçá -
SP /1988
Especialização em Marketing -
Escola Superior de
Propaganda e Marketing - SP/1989
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