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INTERESSADO/MANTENEDORA
FACULDADES SALVADOR - FACS
UF
BA
ASSUNTO;
Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de MATEMÁTICA,
a ser ministrado pelas Faculdades Salvador - Bahia.
RELATOR:SR
.
CONS
DALVA
ASSUMPÇÃO SOUTO MAYOR
PARECER Nº 221/94
CAMARA OU COMISSÃO
CESu
1. RELATORIO
APROVADO EM 17/03/94
PROCESSO Nº23001.001948/9387
A Diretoria das Faculdades Salvador - FACS submete à
apreciação deste Conselho o projeto do curso de Matemática, a
ser ministrado pelas Faculdades Salvador, na cidade de Salvador,
Estado da Bahia.
Nos termos do Parecer CFE n° 086/93, a FACS teve aco-
lhida sua Carta-Consulta, visando a criação da Universidade Sal-
vador - UNIFACS, pela via da autorização. 0 presente projeto de
curso acompanha o Projeto de Universidade,visando comprovar a uni
versalidade de campo, exigida pelo art., da Resolução CFE n°
03/91 e pelo art.11, da Lei nº 5.540/68.
0 presente Parecer se fundamenta no Relatório da Co-
missão de Acompanhamento designada pela Portaria CFE nº 01, de
03 de março de 1993, a qual, exercendo as funções de comissão
verificadora "ad hoc", com base na Portaria CFE Nº 54/87 verifi-
cou as condições de funcionamento do curso em avaliação, para
fins de autorização.
A comissão é cons
tituída pelos professores
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
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02
Dircêo Torrecillas Ramos, da Fundação Getúlio Vargas, Ignácio Ricken,
da Universidade do Estado de Santa Catarina e Vicente Borelli,da Uni-
versidade deo Paulo. Considerando-se que nenhum deles é especiali-
zado na área do Curso em foco, solicitou a mesma laudo técnico de es-
pecialista, com o objetivo de fornecer subsídios necessários à veri-
ficação.
Registre-se, ainda, que a Instituição se encontra em fase
de acompanhamento para transformação em universidade, e que, nessa
condição, foi a mesma submetida, em duas visitas, a formas variadas
de análise e avaliação, conforme registrado nas atas respectivas. Em
decorrência, a Comissão concentrou-se nos aspectos específicos do Cur-
so em causa e em alguns outros mais diretamente relacionados com o
mesmo.
II - ANÁLISE
As condições jurídicas e fiscais da Entidade Mantenedora,
bem como a capacidade patrimonial e a sua situação econômico-financei-
ra, foram objeto de análise quando da apreciação da Carta-Consulta da
UNIFACS. Os consultores do Conselho Federal de Educação consideram re-
gular o funcionamento da FACS. Seu patrimônio em julho último, foi ava
liado em CR$ 138.071.498,36 (cento e trinta e oito milhões, setenta e
um mil, quatrocentos e noventa e oito cruzeiros reais e trinta e seis
centavos) . Os laudos de avaliação do patrimônio e de análise econômi- -
co-financeira da Instituição constam do processo. Na análise dos ba-
lanços ficam evidenciadas as fontes de receitas e despesas por cate-
goria econômica.
O processo detalha a especificação e a destinação da área
construída, destacando-se: salas de aula, laboratórios,salas especiais,
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Biblioteca, NPD (dois laboratórios de ensino), sala de professores,sa-
nitários, área administrativa, dentre outros. A Instituição dispõe ain
da de recursos audio-visuais, que permitem que a comunidade acadêmica
desfrute de uma melhor qualidade de ensino, tais como: retroprojetores
projetores de slides, videocassetes, televisores e coleções de slides
e de transparências. A infra-estrutura específica do curso de MATEMÁTI-
CA, bem como os recursos materiais, encontram-se devidamente programa-
dos e atendem satisfatoriamente as necessidades do mesmo.
A Biblioteca é organizada e administrada nos termos do seu
regimento interno. O acervo bibliográfico é constituído de 7.393 títu-
los e 12.847 volumes, e por 176 periódicos e 10.846 fascículos.O acer-
vo específico do curso de MATEMÁTICA já disponível é de 1.885 títulos
e 3.813 volumes. A bibliografia básica prevista para o curso é detalhado
no projeto e foi considerada satisfatória pela Comissão e pelo espe-
cialista. As instalações atuais da Biblioteca serão ampliadas sob a
orientação de especialista indicada pela Comissão de Acompanhamento.
As Faculdades Salvador oferecem os seguintes cursos de gra-
duação, todos reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação: Adminis-
tração, Técnico em Processamento de Dados, Ciências Contábeis, Comuni-
cação Social/Relações Públicas e Ciência da Computação.o regidas por
Regimento Unificado, sendo que a estrutura básica sofrerá alterações
com a adoção do Regimento de transição, em fase de estudos.
As vagas oferecidas anualmente somam 530 vagas, com demanda
média do Concurso Vestibular superior a 3 (três) candidatos por vaga
No ano letivo de 1993 estão matriculados 1.790 alunos.
A Instituição, visando atender o disposto no art.5° da Re-.
solução CFE n° 03/91, propõe a criação do curso de MATEMÁTICA - Licen-
ciatura Plena e Bacharelado, com ênfase em Informática, apoiando-se no
no Parecer CFE nº 295/62 e na Resolução CFE s/Nº, de 14 de novembro
de 1962. A Instituição propõe 100 (cem) vagas totais anuais em 2 (duas)
turmas de 50 (cinquenta) alunos cada; para funcionamento no
período noturno. O tempo de integralização curricular é de 4 (qua
tro) anos, em regime seriado anual, compreendendo o currículo pleno
da Licenciatura Plena 2.874 horas/aula, e o Bacharelado com 2.894 ho-
ras/aula. As bases filosóficas, sócio-culturais, institucionais, a
demanda no vestibular e o mercado de trabalho justificam plenamente a
criação do curso em foco. O perfil profissiográfico, os objetivos do
curso, a organização curricular e as respectivas ementas apresentam
coerência e atendem a legislação vigente. A grade curricular consti-
tui-se no ANEXO I deste Parecer.
Conforme já referido acima, a Instituição está organizada
nos termos do seu Regimento Unificado, descrito na Carta-Consulta e
no Parecer CFE nº 086/93, que acolheu a Carta-Consulta para criação
da Universidade Salvador - UNIFACS, pela via da autorização.
O corpo docente do curso de MATEMÁTICA é composto de 18
professores, atendendo ao disposto na Resolução CFE nº 20/77. A sínte-
se da qualificação acadêmico-profissional do corpo docente apresenta
o seguinte perfil: 02 (11,11%)o doutores; 11 (61,11%)o mestres; 01
( 5,56%) é mestrando; e 06 (33,33%) possuem curso de Especialização e/
ou ostentam outras formas de qualificação, sendo profissionais com
larga experiência na área da docência na UFBA, UNEB ou UCSal.
O corpo docente do Curso de MATEMÁTICA constitui-se no
ANEXO II deste Parecer.
Ao encerrar o seu Relatório, a Comissão de Acompanhamento
conclui que:
1. A organização curricular, o regime acadêmico, duração e
sistema de avaliação do Curso de MATEMÁTICA atendem as normas legais;
2. A análise individual dos docentes propostos como respon-
sáveis das disciplinas que integram o Currículo Pleno do Curso de MA-
TEMÁTICA, indica que todos atendem a Resolução CFE nº 20/77;
3. A politica de recursos humanos adotada pela Instituição
prevê programas de treinamento e aperfeiçoamento dos quadros docente e
técnico-administrativo;
4. A oferta de 100 (cem) vagas totais anuais, em duas tur-
mas de 50 (cinquenta) alunos cada, atende as necessidades e o perfil
da clientela do curso;
5. A organização departamental e administrativa e a coorde-
nação didática do cursoo compatíveis e adequadas à realidade da
Instituição;
6- As instalações físicas destinadas ao Curso, o material
instrucional, o acervo bibliográfico e as condições de uso da Biblio-
teca, o material didático existente e aquele a ser adquiridoo ade-
quados e atendem as necessidades do Curso, garantindo a qualidade do
ensino;
7. O Planejamento Econômico-Financeiro registra a aplicação
de recursos financeiros específicos para a implantação e o funcionamen
to do curso em foco, notadamente, previsão de receitas através de anui
dades escolares e despesas com pessoal, além dos investimentos neces-
sários para a infra-estrutura física e recursos materiais do mesmo;
8. Nos aspectos específicos do Curso em análise, a Comis-
o de Acompanhamento contou com a assessoria da Professora Jolândia
Serra Vila - Mestre - Professora Adjunta da UFBA.
9. A Comissão de Acompanhamento incorpora ãs suas conclu-
sões a Conclusão do consultor referido no item 8 acima;
10. Pelo que foi dado analisar e verificar "in loco", a
Instituição está dotada da infra-estrutura e dos recursos materiais
exigidos para o desenvolvimento das atividades académicas e adminis_
trativas do Curso em análise;
11. A Instituição desenvolve satisfatoriamente ativida-
des de pesquisa, extensão e pós-graduação "lato sensu";
12. É plenamente regular o funcionamento da Entidade Man-
tenedora e da Instituição de Ensino Superior.
Os consultores do Conselho Federal de Educação concluem
nos seguintes termos:
n
À vista do exposto, a Comissão de Acompanhamento do pro-
cesso de criação da Universidade Salvador - UNIFACS, pela via da au-
torização, na condição de comissão verificadora "ad hoc", nos termos
da Portaria CFE n° 54/87, entende que a Instituição apresenta condi-
ções satisfatórias para ter acolhido o pleito de autorização para fun
cionamento do Curso de MATEMÁTICA pelo Egrégio Conselho Federal de
Educação".
III - PARECER E VOTO DA RELATORA
Considerando todo o exposto e a condição de Relatora do
Processo de Universidade e, portanto, Presidente da Comissão de Acom
panhamento, junto às Faculdades Salvador, levam esta Relatora a ra-
tificar os aspectos evidenciados por ocasião da verificação"in loco"
e assumir como suas as conclusões da citada Comissão.
Nestes termos, vota a Relatora favoravelmente pela autori-
zação para funcionamento do Curso de MATEMÁTICA - Licenciatura Plena
e Bacharelado, com ênfase em Informática, com 100 (cem) vagas totais
anuais, a ser ministrado pelas Faculdades Salvador, mantidas estas
pela FACS Faculdades Salvador S/C, com sede na cidade de Salvador- Bahia.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões,
1ª SÉRIE
Fundamentos de Matemática Elementar .. . 128
Calculo Diferencial e Integral I 128
Calculo Vetarial e Geometria Analítica 128
Indrução à Informática 120
Comunicaçao e Expressão 64
Historia da Matematica . 64
Subtotal 640
educação Física : 64
2ª SÉRIE
Linguagens e Técnicas de Programação I 128
Calculo Diferencial e Integral II 128
Algebra Linear 128
Fisica Geral e Experimental 128
Desenho Geométrico e Geometria Descritiva 128
Subtotal 640
3ã SÉRIE
Álgebra 128
Calculo numérico e Programação Matemática .............. 128
Estatistica ............................................ 128
Teoria dos Sistemas e Organização 128
Mecanica Geral e Teórica 64
Linguagens e Técnicas de Programação II 64
Subtotal 640
4ª SERIE
Didática 128
Psicologia da Educação 128
Estrutura e Funcionamento de Ensino do 1º e 2º Graus -. 128
Sistemas de Informação e Banco de Dados 128
Analise Matemática 128
Subtotal 640
Prática de Ensino/Estágio Supervisionado 250
CARGA HORÁRIA 2.560 H/A
EDUCAÇÃO FÍSICA 64 H/A
PRATICA DE ENSINO/ESTAGIO SUPERVISIONADO 250 H/A
CARGA HORÁRIA TOTAL , 2.874 H/A
*
GRADE CURRICULAR .
CURSO DE MATEMÁTICA
A) LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINAS C/H
DISCIPLINAS
n/H
1ª SERIE
Fundamentos de Matemática Elementar 128
Calculo Diferencial e Integral I 128
Calculo vetorial e Geometria Analítica 128
Introdução à Informática 128
Comunicação e Expressão ................................. 64
História da Matemática 64
Subtotal 640
Educação Fisica . 64
2ª SÉRIE
Linguagens e Técnicas de Programação I 128
Calcula Diferencial e Integral II 128
Álgebra Linear 128
Física Geral e Experimental ........ 128
Desenha Geométrico e Geometria Descritiva 128
Subtotal 640
3ª SÉRIE
Álgebra 128
Cálculo Numérico e Programação Matematica 128
Estatística 128
Teoria dos Sistemas e Organização 128
Mecanica Geral e Teórica 64
Linguagens e Técnicas de Programação II 64
Subtotal . 640
4ª SÉRIE
Sistemas de Informação e Banco de Dados 128
Aplicada Matematica/Computacionais
a Problemas Empresariais 128
Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica 128
Análise Matemática 128
Funções Analística 64
Geometria Diferencial 64
Subtotal . 640
Projeto Específicos 270
CARGA HORÁRIA 2.560 H/A
EDUCAÇÃO FÍSICA 64 H/A
PROJETOS ESPECÍFICOS 270 H/A
CARGA HORÁRIA TOTAL 2.894 H/A
B) BACHARELADO (Com ênfase em
Informáticos)
01. CÁSSIA DOLORES COSTA LOPES
Disciplina: Comunicação e Expressão
Titulação: Licenciada em Letras Vernáculas - UFBa, 1989.
Mestranda em Letras, com concentração em Estudos
Literários, UFBa.
02. INÊS DIAS MALHEIROS
Disciplinas: cálculo Vetorial e Geometria Analítica
Álgebra Linear
Titulação: Licenciada em Matemática - UFBa, 1976.
Graduada em Engenharia Civil, UFBa, 1978.
Mestre em Matemática - UFBa, 1979.
03. JOSÉ MOTA PEREIRA
Disciplina: Educação Física
Titulação: Licenciado em Educação Física - UCSAL, 1982,
Especialista em Educação Brasileira - UFBa, 1993.
04. KÁTIA CALMON DE AMORIM
Disciplina: fundamentos de Matemática Elementar
Titulação: Licenciada em Matemática - UFBa, 1971.
Mestre em Matemática - UFBa, 1980.
05. MÔNICA VALÉRIA CALDAS AGUIAR
Disciplinas: Introdução à Informática
Linguagem e Técnicas de Programação
Titulação: Bacharel em Engenharia Elétrica pela UFBa, 1988.
Mestre em Engenharia Elétrica, com área de concen
tração em Processamento de Informação - UFPb, 1992.
ANEXO II
CORPO DOCENTE
CURSO DE MATEMÁTICA
A) PROFESSORES PARA 0 PRIMEIRO ANO LETIVO-
03. ADELAIDE ROGÉRIO DE REZENDE
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º a 2º Grau
Titulação: Licenciada em Pedagogia - UFBa, 1969.
Bacharel em Pedagogia - UFBa, 1969.
Especialista em Administração de Ensino Superior, a
nível de Mestrado - UFMG, 1974-76, com complementação
de créditos na UFBa, 1977.
Participante do Grupo de Estudos de Estrutura e Fun-
cionamento de Ensino da Faculdade de Educação da UFBa,
1973-74, Professora Assistente do Departamento de
Educação I da Faculdade de Educação da UFBa, a partir
de 1981.
Ok. ÂNGELA MARIA GROSSI
Disciplina: Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
Titulação: Licenciada em Desenho e Artes Plásticas - UFBa, 1977.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela
Faculdade de Educação da Bahia, 1993. Professora Assis_
tente IV do Departamento I das Geometrias de Represen-
tação da Faculdade de Arquitetura da UFBa, de 1980 até
a presente data.
05. CÉLIA GUIMARÃES NETTO DIAS
Disciplina: Estatística
Titulação: Bacharel em Estatística pela Escola de Estatística da
Bahia da Fundação Visconde de Cairú, 196l. Bacharel
em Ciências Econômicas pela Universidade da Bahia,
1964. Curso de Estatística Aplicada às Ciências Médicas
- USP, 1961-62. Curso de Introdução à Teoria da Proba-
bilidade - USP, 1962. Professora do Instituto de Mate-
mática da UFBa, 1971-88. Professora de Bioestatística
do Mestrado em Enfermagem da UFBa, 1979 - 89,
06. CELINA BITTENCOURT MARQUES
Disciplinas: Calculo Numérico e Programação Matemática
Funções Analíticas
Titulação: Licenciada em Matemática pela Universidade da Bahia,
1958.
Bacharel em Matemática pela Universidade da Bahia, 1959.
Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Compu-
tação do Instituto de Matemática da UFBa, 1971-89. Chefe"
do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de
Matemática da UFBa, 1978-80. Coordenadora do Colegiado
do Curso de Matemática da UFBa, 1972-83.
06. SÔNIA MARIA GALRÃO COUTO ROCHA
Disciplinas: Cálculo Diferencial e Integrel
Álgebra
Titulação: Licenciada em Matemática - UFBa, 1971,
Mestre em Matemática - UFBa, 1981.
07. VERA LÚCIA BAQUEIRO
Disciplinas: História da Matemática
Calculo Diferencial e Integral
Titulação: Bacharel em Matemática - UFBa, 1967.
Mestre em Matemática - UFBa, 1975.
B) PROFESSORES PARA OS DEMAIS ANOS LETIVOS
01. ADARCY MARIA PENNA COSTA
Disciplinas: Prática de Ensino/Estágio Supervisionado
Projetos Específicos
Titulação: Licenciada em Matemática - UFBa, 1956.
Bacharel em Matemática - UFBa, 1959.
Mestre em Matemática - UFBa, 1978.
02. ADARY OLIVEIRA
Disciplinas: Teoria dos Sistemas e Organização
Aplicações Matemático-Computacionais à Problemas
Empresariais,
Titulação: Engenheiro Químico - UFBa, 1966.
Especialização, a Nível de Mestrado em Administração,
com área de concentração em Administração da Produção
e de Operações Industriais, pela Escola de Adminis-
tração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, 1977-78.
Professor de Matemática da Escola de Administração de
Empresas da UCSAL, 1970-71. Professor Assistente do
Instituto de Química da UFBa, 1969-71. Professor da
disciplina Seminário de Administração da Produção I
da Escola de Administração de Empresas da FGV -o
Paulo, 1978.
Experiência Profissional na área específica.
07. EGLÊ VIEIRA SANTOS PINHEIRO
Disciplinas: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Psicologia da Educação
Titulação; Licenciada em Filosofia - UFBa, 1964.
Bacharel em Psicologia - UFBa, 1973.
Mestre era Psicologia - UnB, 1931.
08. ELIZABETE CONCEIÇÃO SANTANA
Disciplina: Didática
Titulação: Licenciada em Pedagogia - UFBa, 1963,
Mestre em Educação - UFBa, 1979,
09. JOLÂNDIA SERRA VILA
Disciplinas: Análise Matemática
Geometria Diferencial
Titulação: Licenciada em Matemática - UFBa, 1963.
Bacharel em Matemática - UFBa, 1964.
Mestre em Ciências em Matemática - PUC - RJ, 1973.
10. JOSÉ VICENTE CARDOSO SANTOS
Disciplinas: Física Cerai e Experimental
Mecânica Geral e Teórica
Titulação: Bacharel em Física - UFBa, 1977.
Especialista, a nível de mestrado, em Física do Estado
Solído - UFBa, 1990.
Professor concursado de Matemática e Física II e III
pela UNEB, 1989.
11. VICENTE MANUEL MOREIRA JÚNIOR
Disciplina: Sistema de Informação e Banco de Dados
Titulação: Bacharel em Ciência da Computação - UFPb, 1990.
Mestre em Informática - UFPb, 1992.
PARECER
Instituição: FACS - Faculdades Salvador S/C
Objeto: Projeto do Curso de Matemática:
Licenciatura Plena
Bacharelado com ênfase em Informática
Após analisar detalhadamente o presente projeto concluímos que:
1 - Apesar da apresentação das disciplinas que compõem a grade
curricular, numa sequência adequada, sugerimos que no momento
da elaboração dos Planos de Ensino, sejam as disciplinas
Funções Analíticas e Análise Matemática lecionadas num período
anterior ao de Geometria Diferencial de modo que estao seja
ensinada em paralelo com aquelas.
2 - A carga horária total está adequada ao que se propõe cada um
dos cursos.
3 - Dos dezoito professores que constituem o corpo docente dos dois
cursos, dezo mestres e alguns dos demaism cursos de
especialização. Emborao haja nenhum doutor, uma parte
considerável deste corpo docente é composta de professores
recentemente aposentados da UFBa, por tempo de serviço; assim
sendo,o portadores de larga experiência e de sólido
conhecimento de suas respectivas áreas.
.4 - A bibliografia básica está adequada, sendo os números de
títulos e de volumes suficientes para iniciar o curso, devendo
entretanto ter constante atualização e permanente revisão para
que novas aquisições sejam feitas.
Tendo em vista o exposto acima somos favoráveis a implantação dos
dois cursos.
Este é o nosso parecer Salvo Melhor Juízo.
Finalidade: Parecer Técnico sobre o Projeto a ser apresentado ao
CFE.
Autor: Nome : Jolândia Serra Villa
Titulação: Mestre em Ciências em Matemática.
Instituição onde trabalha: Universidade Federal da Bahia
(aposentada). , .
Universidade Católica do Salvador
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, a conclusão da-
mara com abstenção do Conselheiro Fábio Prado.
Sala Barreto Filho, em 17 de março de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 17/3/94, REALIZADA ÁS 9:00h
REUNIÃO ORDINÁRIA DE MARÇO/1994
ENCARREGADO DOS TRABALHOS DO PLENÁRIO DO CFE
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