recebeu 7 professores visitantes, notadamente na área de
Etnomusicologia.
Atualmente, 21 professores orientam 85 estudantes,
o que da uma média de 4 orientandos por professor. Essa
relação corpo docente/discente pode ser considerada
satisfatória.
A Comissão Visitadora ao destacar a excelência do
corpo docente, aponta duas questões que devem ser examinadas
pelo curso ou pela Universidade: tendência endogâmica do
colegiado e pouca diversidade de especialização. Essas são
duas questões estruturais de um curso considerado
consolidado e da mais alta expressão da Antropologia
brasileira.
É importante registrar que tais questões têm sido
assinaladas com relação a outros cursos que tivemos a
oportunidade de relatar. Seria, porém, muito oportuno que o
Programa revisse esses pontos em seu projeto de trabalho.
2. Atividades de Ensino
As disciplinas oferecidas correspondem a duas
grandes áreas de conhecimento da Antropologia, com suas
subdivisões: 1) A Etnologia do Brasil e 2) Antropologia da
Sociedade Complexa (urbana, rural, populações afro-
brasileira, religião popular e cultura).
A ênfase é dada à Etnologia do Brasil, o que é
facilmente explicável pela tradição do curso e pela própria
vocação histórica e lógica da Antropologia.
Além das disciplinas temáticas, o curso inclui
matérias teóricas obrigatórias para todos os alunos:
Teorias Antropológicas Clássicas e Teorias Antropológicas
Modernas -, a partir das quais os estudantes devem
frequentar disciplinas mais diretamente ligadas a seu campo
de pesquisa. A Comissão Verificadora considera esta "uma
estrutura curricular bastante ágil" que favorece o tempo
para pesquisa e para o trabalho do orientador, além de
corresponder às novas exigências das instituições
financidadoras, como a CAPES.
3. Atividades de Pesquisa
Segundo a Comissão Verificadora, "a produção do
Colegiado é alta, tendo os pesquisadores da USP uma presença
marcante, tanto no âmbito nacional quanto no internacional,