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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE RIOPRETENSE DE ENSINO SUPERIOR
UF
SP
ASSUNTO
PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE ARQUITETURA
E URBANISMO
t
RELATOR: SR. CONS. LEDA MARIA CHAVES NAPOLEÃO DO REGO
PARECER N.°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
I - RELATÓRIO
APROVADO EM 22/02/94
PROCESSO
Nº23001.001597/93-12
0 Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de
o José do Rio Preto, mantida pela Sociedade Riopretense de En-
sino Superior, com sede emo José do Rio Preto, do Estado de
o Paulo, submete à aprovação deste Conselho proposta de altera
ção do currículo pleno do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do
Regimento da citada Faculdade.
0 Curso de Arquitetura e Urbanismo, foi autorizado a
funcionar pelo Decreto de 5 de fevereiro de 1993, com 60 (sessen
ta vagas) anuais.
0 citado curso, conforme Parecer CFE nº .1.143/88, é
ministrado no período noturno pelo regime seriado semestral.
A Instituição, alegando, principalmente, o ofereci-
mento do vestibular anual e o fluxo de conteúdo que, em ritmo
semestral se mostra reduzido e, freqüentemente inibidor de uma
recuperação mais abrangente do aprendizado, está propondo alte-
rar o regime escolar adotado, ou seja, o regime seriado semes-
tral para regime de matrícula por disciplina anual, compatibili-
zado pelo sistema de créditos.
0 Currículo pleno proposto para o curso está detalha
do na forma do regime p
leiteado.
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1. ESTRUTURA DISCIPLINAR
Em primeiro lugar, foi observado que o projeto encaminhado ao
MEC, que recebeu parecer de aprovação, contava com um numero muito grande de
disciplinas, quiçá excessivo. Considerando uma carga total do curso de 4350 ho_
ras, número que pode ser considerado correto para um curso de Arquitetura e Ur
banismo em tempo integral, deve se notar que sua divisão em um numero muito
grande de disciplinas pulveriza as cargas e os conteúdos impedin"do o fluxo e a
integração do aprendizado.
Outro fator de multiplicação disciplinar prende-se ao fato de
que o projeto se apresentava estruturado de forma semestralizada. Quanto a isto
observa-se dois problemas fundamentais. 0 primeiro quanto ao ritmo dos vestibu
lares anuais contraposto a uma estrutura semestral, o que vem a gerar turmas
anuais em que os repetentes por disciplinao freqüentemente prejudicados pelo
nao oferecimento de disciplinas em semestres consecutivos. 0 segundo problema
se refere ao fluxo de conteúdos, que em estruturas de aprendizado que privile
giam o processo projetual como operador dos conhecimentos, o ritmo semestral se
mostra reduzido e, freqüentemente inibidor de uma recuperação mais abrangente
do aprendizado.
Foi proposto, portanto, uma estrutura prioritariamente anual
(se bem que comportando determinados conteúdos semestrais) o que levou a uma
nova caracterização da estrutura disciplinar. A anualização somada a um reagru
pamento dos conteúdos disciplinares cujo caráter consta do ementário, passou a
ter uma configuração tal como é mostrada no Quadro de Correspondências ( Anexos
Il e ll-A). Neste anexo se mostra ano a ano, a correspondência e equivalência -
das disciplinas conforme aparecem no parecer encaminhado ao MEC e na nova estru_
tura a ser posta em prática. Ao mesmo tempo, sao indicadas as cargas anuais, e
as correspondentes a cada semestre por disciplina e por termo.
0 objetivo desta reestruturação disciplinar tende, por um
lado, a diminuir o número de disciplinas ao mesmo tempo em que se amplia seu
tempo de amadurecimento (e, por conseguinte, de recuperação), e por outro Ia
do, tal como é mostrado pelo ementário anexo, a fixar conteúdos condizentes
com a estrutura curricular revesta.
2. ESTRUTURA DOS DEPARTAMENTOS
A analise da estrutura departamental enquanto organização de
disciplinas por departamentos, apresentada no projeto original encaminhado ao
MEC mostrou que determinadas disciplinas se encontravam manifestamente deslo
cadas, caso se considerasse uma lógica de áreas de conhecimento e produção de
ensino-aprendizado. Como exemplo podemos apontar disciplinas como Metodologia
Científica e Teoria da Arquitetura comparecendo no Departamento de Projeto ,
quando sua lógica as integra ao de Teoria e Historia. Da mesma forma, obser_
vamos que a seqüência de Plástica, ao invés de comparecer no Departamento de
Expressão, aparece integrada ao de Projeto. Outro exemplo está na seqüência
de Projeto de Edificação e Urbanismo alocada pelo projeto original no Depar
tamento de Expressão quando, por sua natureza deveria integrar-se ao Departa
mento de Projeto. Ainda, verificamos que Conforto Ambiental, de conteúdo emi-
nentemente tecnológico, comparecia no Departamento de Expressão quando deve
ria estar no de Tecnologia.
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A partir dessas constatações, aliada à reorganização disci
plinar resultante da anualização e do reagrupamento de conteúdos, foi propôs
ta uma reestruturação dos departamentos, tendo como critério uma lógica por
áreas de conhecimento, acompanhando as indicadas no projeto original ( Teoria
e História, Projeto, Tecnologia e Expressão). 0 Anexo I e o Anexo II, o pri
meiro por Departamentos e o segundo por Departamentos/Ano, mostram a reloca
ção das disciplinas em seus Departamentos pelos critérios expostos.
Em vista dos conteúdos estabelecidos para determinadas dis
ciplinas sua inserção departamental passa a ser distinta da ordem convencio -
nal. Ê o caso das disciplinas de Matemática, Física e Informática ( com con
teudos exclusivos para Arquitetura como pode observar-se pelas ementas) cujo
escopo se situa na área de Linguagem, passam a integrar-se ao Departamento de
Linguagem e Expressão, ao invés do de Tecnologia, como habitual. As demais
disciplinas se agrupam nos Departamentos por uma lógica convencional de áreas
de conhecimento.
3. ESTRUTURA SEQÜENCIAL DO CURRÍCULO
0 trabalho foi concentrado na procura de uma estrutura cur
ricular e e esta, com certeza, que deu as linhas para as questões comentadas
anteriormente.
Os critérios que orientaram basicamente a concepção do cur-
rículo sao:
- A universalidade do conhecimento em Arquitetura e Urbanis
mo;
- 0 fluxo conceituai dos conteúdos no processo de ensino-apren
dizado;
- A desejável integração vertical e horizontal dos conteúdos;
- A natureza do projeto como operador de três áreas de conhe_
cimento, estética, social e tecnológica.
Estes pressupostos encaminham um currículo onde coexistem des_
de o início do curso, conteúdos projetuais do edifício e da cidade, sendo que,
em seu início a ênfase recai sobre o edifício e, progressivamente," avança na
direção do Desenho Urbano que culmina com os conteúdos do quarto ano.
Por outro lado estes conteúdos temáticos progressivos procu
ram estabelecer um caráter de integração disciplinar que encontra sua expre_s_
são, de forma operativa, na atividade multidisciplinar do Atelier de Projeto .
Mesmo sabendo que o cursoo tem caráter seriado e sim estruturado em credi_
tos, os conteúdos do currículo tendem a ser recomendados na posição, tempo e
nivel em que sao apresentados na Estrutura Curricular.
0 Anexo IIImostra a distribuição e o encadeamento dos con-
teúdos curriculares. Podemos notar pelo ementário que nos dois.primeiros anos
cuja ênfase recai sobre o edifício (mesmo que ja se introduzam as noções do
urbano) o primeiro ano destina-se a uma ampliação do repertório do estudante,
pela introdução de linguagens e conhecimentos fundantes do pensamento arqui_
tetónico. Já o caráter temático do segundo ano gira em torno do problema da
habitação em todas as suas escalas, da unifamiliar à coletiva.
O terceiro e o quarto anos priorizam o pensamento e ativida
des projetuais sobre programas mais amplos de demandas sociais. 0 terceiro ano
introduz e desenvolve programas que operam sobre redes de serviços (de saúde,
educação, culturais e de lazer), enfocando desde as tipologias individualiza-
das até as questões de arquiteturas seriais e racionalizadas. 0 quarto ano ,
de forma a configurar o fecho formativo do curso, procura a síntese do apren-
dizado sobre programas enfaticamente encaminhados ao Desenho Urbano.
0 quinto ano é integralmente destinado a elaboração do Proje_
to de Graduação, intitulado TGI - Trabalho de Graduação Integrado, onde o ob-
jetivo é reunir de forma exemplar os conteúdos, propostas e tendências que
através do curso se consolidaram no aluno.
A hipótese de integração vertical, aliada ao conceito de
fluxo de conhecimentos nos faz reconhecer na estrutura do curso um conjunto -
de seqüências de conteúdos que originam os critérios de pré-requisitos que
lheo consistência. Sob essa ótica os pré-requisitos (Anexo IV) somente a_
tuam dentro das seqüências. A posição em que se indicam os conteúdos no Anexo
IV sao as recomendadas pedagògicamente, e os pré-requisitos se destinam a dar
estrutura aos conteúdos seqüenciais.
Note-se que as seqüências de conteúdos que se evidenciam no
cursoo as seguintes:
- História e Teoria da Arquitetura/Estética
- Teoria do Urbanismo
- Estudo e Desenvolvimento dos Sistemas Construtivos
- Linguagem (Elementos, Arquitetônica e Ambiental)
- Projeto
- Paisagismo
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO I
DEPARTAMENTO PE LINGUAGEM E EXPRESSÃO
Elementos de Linguagem e Plástica
Matemática para Arquitetura
Desenho
Física para Arquitetura
Informática para Arquitetura I
Informática para Arquitetura II
Informática para Arquitetura III
Linguagem Arquitetônica
Leituras Topográficas
Linguagem Ambiental Urbana
Desenho do Objeto
DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA
História da Arte e Arquitetura I
História da Arte e Arquitetura II
Estudos Sociais
Teoria do Urbanismo I
Teoria do Urbanismo II
Teoria do Urbanismo III
Teoria da Arquitetura I
Teoria da Arquitetura II
Legislação Profissional
Estética
Metodologia Científica
DEPARTAMENTO PE TECNOLOGIA
Estudo de Sistemas Construtivos
Sistemas Estruturais
Infra-Estrutura Predial
Conforto Ambiental I
Conforto Ambiental II
Racionalização das Construções
Infra-Estrutura Urbana
Saneamento e Ecologia
Luminotécnica Predial e Urbana
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO I
DEPARTAMENTO DE PROJETO
Projeto I
Projeto II
Projeto III
Projeto IV
Paisagismo I
Paisagismo II
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
%
TOTAIS
CH H/A
5º Ano
CH H/A
4º Ano
CH H/A
3º Ano
CH H/A
2º Ano
CH H/A
1º Ano
CH H/A
DEPARTAMENTOS
30,2 90 1350
10 150
20 300
24 360
36 540
LINGUAGEM E
EXPRESSÃO
18,8
56 840
10 150
20 300
i
10 150
8 120 8 120
TEORIA E
HISTORIA
20,8
62 930 10 150
12 180
12 180
20 300
8 120
TECNOLOGIA
30,2
90 1350
10 150
24 360
24 360
16 240
16 240
PROJETO
298 4470
40 600
56 840
66 990
66 990
68 1020
TOTA1S
ANEXO I I
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SAO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO II
PLANEJAMENTO BÁSICO - 1º ANO LETIVO
2ºSEMESTRE
1º SEMESTRE
CRÉDITOS
PROJETO
PARECER
APARTAMENTOS
8
8 16
Elementos de Linguagem e Plástica
Desenho
de
Observação
I e II
Plástica I e II
2
2
4
Matemática para Arquitetura
Cálculo Diferencial e Integral I e II
5
5
10
Desenho
Desenho Técnico A e B
Geometria Descritiva I e II
EXPRESSÃO
2 2
4
Física para Arquitetura
Física e Laboratório I e II
Mecânica Geral
1
1
2
Informática para Arquitetura I
Estatística I
2 2
4
História da Arte e Arquitetura I
Estética e História das Artes I e II
TEORIA E
2
2
4
Estudos Sociais
Introdução às Ciências Humanas e Sociais I e II
HISTORIA
4
4
8
Estudo de Sistemas Construtivos
TECNOLOGIA
8 8
16
Projeto I (Atelier)
Planejamento Arquitetônico I e II
PROJETO
34
34
68
TOTAIS
2º SEMESTRE
1º SEMESTRE
CRÉDITOS
PROJETO
PARECER
DEPARTAMENTOS
6
6
12
Linguagem Arquitetônica
Expressão e Representação de Projetos I e II
2
2
4
Leituras Topográficas
EXPRESSÃO
4
4
8
Informática para Arquitetura II
Estatística
2
2
4
História da Arte e Arquitetura II
História da Arquitetura e Urbanismo I e II
Arquitetura Brasileira
TEORIA E
4
2
4
Teoria do Urbanismo I
Estudo Sócio Econômico I
História da Arquitetura e Urbanismo III
historia
4
4
8
Sistemas Estruturais
Estática das Estruturas
Mecânica dos Solos I
2
2
4
Infra-Estrutura Predial
Instalações e Equipamentos Elétricos I
TECNOLOGIA
4
4
8
Conforto Ambiental I
8
8
16
Projeto II (Atelier)
Planejamento Arquitetônico III e IV
PROJETO
34
34
68
TOTAIS
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO I I
PLANEJAMENTO BÁSICO 2º ANO LETIVO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SAO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO I I
PLANEJAMENTO BÁSICO 3? ANO LETIVO
2º SEMESTRE
1º SEMESTRE
CRÉDITOS
PROJETO
PARECER
DEPARTAMENTOS
4 4
8
Linguagem Ambiental e Urbana
Plástica V e VI
4
4
8
Desenho do Objeto
Plástica III e IV
EXPRESSÃO
2 2 4
Informática para Arquitetura III
2 4
Teoria da Arquitetura 1
Teoria da Arquitetura I e II
2 2 4
Teoria do Urbanismo II
Estudos Sócio Econômicos II
Legislação Urbanística
TEORIA E
1
1
2
Legislação Profissional
Ética Profissional
2
2 4
Racionalização das Construções
2
2
4
Infra-Estrutura Urbana
Mecanica dos Solos II
TECNOLOGIA
2 2
4
Conforto Ambiental II
8
8
16
Projeto III (Atelier)
Projeto de Edificação e Urbanismo I e II
PROJETO
4 4
8
Paisagismo I (Atelier)
Paisagismo e Conforto Ambiental I e II
33
33
66
TOTAIS
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
4º ANO LETIVO
ANEXO -II
PLANEJAMENTO BÁSICO
2º SEMESTRE
1º SEMESTRE
CRÉDITOS
PROJETO
PARECER
DEPARTAMENTOS
Teoria da Arquitetura II
Estética
Teoria do Urbanismo III
Metodologia Científica
Saneamento e Ecologia
Luminotécnica Predial e Urbana
Paisagismo II
Projeto IV (Atelier)
TOTAIS
Teoria da Arquitetura III e IV
Estética I e II
História da Arquitetura e Urbanismo IV
Estudos Especiais de Urbanismo
Metodologia Científica (Semestral)
Saneamento Básico I e II
Instalações e Equipamentos Elétricos II
Projeto de Edificação e Urbanismo III e IV
TEORIA E
HISTORIA
TECNOLOGIA
PROJETO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO I I
PLANEJAMENTO BÁSICO 5º ANO LETIVO
2º SEMESTRE
1º SEMESTRE
CRÉDITOS
PROJETO
PARECER
DEPARTAMENTOS
20
20
40
Trabalho de Graduação Integrado
(Anual)
PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO V
TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTEGRADO (Semestral)
TODOS OS
DEPARTAMENTOS
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO II-A
PLANEJAMENTO BÁSICO
QUADRO DE CORRESPONDÊNCIAS
1º ANO
PARECER
DESENHO DE OBSERVAÇÃO I E II
PLÁSTICA I E II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I E II
DESENHO TÉCNICO A E B
GEOMETRIA DESCRITIVA I E II
FÍSICA E LABORATÓRIO I E II
MECÂNICA GERAL
ESTATÍSTICA I
ESTÉTICA E HISTORIA DAS ARTES I E II
INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS I E II
PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO I E II
PROJETO
Elementos de Linguagem e Plástica
Matemática para Arquitetura
Desenho
Física para Arquitetura
Informática para Arquitetura I
História da Arte e Arquitetura I
Estudos Sociais
Projeto I (Atelier)
Estudo de Sistemas Construtivos
2? ANO
EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS I E II
ESTATÍSTICA II
HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO I E II
ARQUITETURA BRASILEIRA
ESTUDO SÓCIO ECONÔMICO I
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO III
ESTÁTICA DAS ESTRUTURAS
MECÂNICA DOS SOLOS A
INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS I
PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO III E IV
Linguagem Arquitetônica
Leituras Topográficas
Informática para Arquitetura II
História da Arte e Arquitetura II
Teoria do Urbanismo I
Sistemas Estruturais
Infra Estrutura Predial
Conforto Ambiental
Projeto II(Atelier)
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO II-A
3º ANO
PARECER
PROJETO
PLÁSTICA V E VI
PLÁSTICA III E IV
TEORIA DA ARQUITETURA I E II
ESTUDO SOCIO ECONÔMICO II
LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA
ÉTICA PROFISSIONAL
MECÂNICA DOS SOLOS B
PROJETO DE EDIFICAÇÃO E URBANISMO I E II
PAISAGISMO E CONTROLE AMBIENTAL I E II
Linguagem Ambiental e Urbana
Desenho do Objeto
Informática para Arquitetura III
Teoria da Arquitetura I
Teoria do Urbanismo II
Legislação Profissional
Racionalização das Construções
Infra Estrutura Urbana
Conforto Ambiental II
Projeto III (Atelier)
Paisagismo I (Ateiier)
ANO
5º ANO
PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO V
TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Trabalho de Graduação Integrado
TEORIA DA ARQUITETURA III E IV
ESTÉTICA I E II
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV
ESTUDOS ESPECIAIS DE URBANISMO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
SANEAMENTO BÁSICO A E B
INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS II
PROJETO DE EDIFICAÇÃO E URBANISMO III E IV
Teoria da Arquitetura II
Estética
Teoria do Urbanismo III
Metodologia Científica
Saneamento e Ecologia
Luminotécnica Predial Urbana
Paisagismo II (Atelier)
Projeto IV (Atelier)
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
5º ANO
TGI
PROJETO
ANO
S/PROJETO
D URBANO
3º ANO
PROGRAMAS SÓCIA
DESENHo
. ANO.
JETO
EDIFÍCIO
1º ANO
HABITAÇAO/PRO
REPERTÓRIO
TEMAS
TRABALHO
Estetica
Teoria da
Arquitetura II
Metodologia
Científica
Teoria do
Urbannismo III
Teoria da
Arquitetura I
Legislação
Profissional
Teoria do Urbanismo
II
História da Arte e
Arquitetura II
Teoria do Urbanismo I
História da Arte e
Arquitetura I
Estudos Sociais
TEORIA E
HISTORIA
DE
GRADUAÇÃO
Saneamento e
Ecologia
Luminotecnica
Predial Urbana *
Racionalização das
Construções
Infra-Estrutura
Urbana
Conforto Ambiental
II
Sistemas
Estruturais
Infra-Estrutura Predial
Conforto Ambiental I *
Estudo de Sistemas
Construtivos -
TECNOLOGIA
INTEGRADO
'
Linguagem Ambiental
e Urbana *
Desenho do Objeto -
Informática para
Arquitetura III
Linguagem Arquitetônica*
Leituras Topográficas
Informática para
Arquitetura *
Elementos de Linguagem
Plástica
Desenho
Matemática para
Arquitetura -
Física para Arquitetura
Informática para
Arquitetura I
EXPRESSÃO
(Atelier)
Projeto IV
PaisagismoII
(Atelier)
Projeto III
Paisagismo I
(Atelier)
Projeto II
(Atelier)
Projeto I
PROJETO
ANEXO III
PLANEJAMENTO BÁSICO
Praticas Desportivas
* Disciplinas que participam do Atelier
ANEXO IV
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DÔ RIO PRETO
ANEXO V
QUADRO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE 0 CURRÍCULO PLENO E O CURRÍCULO MÍNIMO
CURRÍCULO PLENO
Elementos de Linguagem e Plástica
Desenho
Linguagem Arquitetônica
Leituras Topográficas
Linguagem Ambiental Urbana
Desenho do Objeto
Matemática para Arquitetura
Física para Arquitetura
Informática para Arquitetura I
Informática para Arquitetura II
Informática para Arquitetura III
História da Arte e da Arquitetura I
História da Arte e da Arquitetura II
Estudos Sociais
Teoria do Urbanismo I
Teoria do Urbanismo II
Teoria do Urbanismo III
Teoria da Arquitetura I
Teoria da Arquitetura II
Estética
Metodologia Científica
Legislação Profissional
Projeto I
Projeto II
Projeto III
Projeto IV
Paisagismo I
Paisagismo II
Trabalho de Graduação Integrado
Estudo de Sistemas Construtivos
Sistemas Estruturais
CURRÍCULO MÍNIMO
Plástica
Desenho e Outros meios de expressão
Desenho e Outros meios de expressão
(Enriquecimento)
Desenho e outros meios de expressão
Detalhes Técnicos da Construção
Matematica
Fisica
(Enriquecimento)
(Enriquecimento)
(Enriquecimento)
História da Arte
História da Arquitetura
História da Arte
História da Arquitetura
Estudos Sóciais
Teoria da Arquitetura e
Arquitetura Brasileira
História da Arquitetura
Planejamento Arquitetônico
Teoria da Arquitetura
Arquitetura Brasileira
Teoria da Arquitetura
Arquitetura Brasileira
Estética
(Enriquecimento)
Legislação Profissional
Planejamento Arquitetônico
Planejamento Arquitetônico
Planejamento Arquitetônico
Planejamento Arquitetônico
Planejamento Arquitetônico
Planejamento Arquitetônico
Resistência dos Materiais e Estabili
dade das Construções
Materiais de Construção e Detalhes
Técnicos
Resistência dos Materiais e Estabili
dade das Construções
Sistemas Estruturais
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEO JOSÉ DO RIO PRETO
ANEXO V
CURRÍCULO PLENO CURRÍCULO MÍNIMO
Infra-Estrutura Predial
Infra-Estrutura Urbana
Conforto Ambiental 1
Conforto Ambiental II
Racionalização das Construções
Saneamento e Ecologia ,
Luminotécnica Predial e Urbana
Instalações e Equipamentos
Materiais de Construção e Detalhes
Tecnicos
Instalações e Equipamentos
Materiais de Construção e Detalhes
Técnicos
Higiene da Habitação
Higiene da Habitação
Materiais de Construção e Detalhes
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