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INTERESSADO / MANTENEDORA
UF
CENTRO HISPANO-BRASILEIRO DE CULTURA
SP
ASSUNTO
Autorização (Projeto) de curso de Ciências Econômicas a ser mi
nistrado em São Paulo - Estado de São Paulo
,
p
ela Faculdade I-
bero-Americana de Letras e Ciências Humanas, com 80 (oitenta )
vagas totais anuais.
RELATOR: SR.CONS. SYDNEY LIMA SANTOS
PARECER NP 139-94
CAMARÁ OU COMISSÀO
SESU |*R0VADO EM 22-02-94
PROCESSO Nº 23001.00079 8/ 90- 8
I - RELATÓRIO
0 Centro Hispano-Brasileiro de Cultura obteve acolhimen
to, na fase de Carta-Consulta, de pedido de autorização para
fazer funcionar, na cidade de São Paulo, curso de Ciências Eco
nomicas, com 80 vagas totais anuais. Agora, a Instituição vem
de encaminhar, na forma do disposto no art. 16 da Resolução CFE -
01/93, o respectivo Projeto, objeto de exame deste parecer.
A Entidade Mantenedora, conforme ficou amplamente compro
vado na Carta-Consulta, é sociedade civil, fundada em 1971, de
vidamente registrada nos órgãos de natureza cartorial, fiscal
e previdenciaria, estando em dias com suas obrigações fiscais e
parafiscais.
Do Projeto
A proposta apresentada no Projeto atende ao disposto na
Resolução 01/93-CFE, consoante se assinala a seguir.
1. Bases legais, filosóficas e sócio-culturais
A fundamentação legal se encontra no art. 209 da Consti
tuiçao Brasileira, na já mencionada Resolução 01/93 CFE e, es-
pecificamente, na Resolução CFE 11/84 que dispões sobre o cur-
rículo minimo do Curso de Ciências Econômicas. Os aspectos fi-
losóficos, socio-economicos e culturais do pedido estão devida
mente justificados no processo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
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MEC/CFE PARECER Nº PROC.
2. Concepção e objetivos do curso.
O curso é concebido com fundamento nos conteúdos
pedagógicos, na integração da Economia com as ciências afins, na
racionalidade do planejamento e nas características da clientela
potencial.
O objetivo geral do curso é desenvolver nos alunos
a competência para o estudo da utilização de bens e mercadorias
entre os recursos disponíveis para a produção e distribuição de
bens e mercadorias entre os indivíduos e a sociedade, tendo como
referencial a internacionalização da economia.
Como objetivo específico, o curso visa
principalmente preparar profissionais com competência para o
domínio dos processos de importação e exportação, tendo por base
a internacionalização da economia, o livre comércio entre "blocos
regionais", o mercado comum e a união aduaneira.
Perfil Profissiográfico
No momento o mundo passa por transformações de
caráter político, econômico e social de forma acelerada. Com o
advento dos blocos integracionistas, da revisão de regimes
políticos e de quebra de fronteiras entre nações, torna-se
patente a necessidade de preparar profissionais para atuar neste
área.
O mercado de trabalho para o Economista de
Negócios Internacionais tem apresentado inúmeras oportunidades, o
que podemos constatar através da oferta de empregos e da
concorrência de mercado.
O nível de Brasil, o programa de capacitação
tecnológica com queda de barreiras alfandegárias, tem atraído
estrangeiros, criando espaço e tornando promissor o campo de,
trabalho para o profissional de Negócios Internacionais, o que
vai se acelerar com a implantação do MERCOSUL.
0 curso está estruturado com o objetivo de
preparar o profissional de Negócios Internacionais, para exercer
funções estratégicas, táticas e operacionais no ramo da economia
internacional. A preocupação principal do curso é habilitar um
economista com conhecimentos técnico-profissional; cultura
humanística e visão global, para atuar em cargos a nível
gerencial.
A formação proporcionada pelo curso, capacita o
Economista de Negócios Internacionais a desenvolver pesquisa e
análise de mercado, pesquisa e análise do consumidor, cotação e
determinação de preços, distribuição, promoção de vendas,
organização e realização de eventos internacionais, gestão de
vendas, gestão de marketing, câmbio de operações financeiras
internacionais, documentação para importação, lobby, negociação
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MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
internacional e outras atividades ligadas ao setor.
A formação e o desenvolvimento de política,
métodos e procedimentos para a efetivação dos negócios da empresa
no âmbito internacional, são preocupações evidentes na proposta
do curso.
3.1. Áreas de Atuação
Finanças das empresas, mercado financeiro, pesquisa e análise
econômica, planejamento econômico (micro e macro), projeto (viabilidade) ,
marketing ( estudo de mercado), comércio internacional (pesquisa, análise de
mercado, finanças, etc.), atuando principalmente como técnico, especialista
coordenador ou gerente de programas e projetos, assessor ou consultor.
3.2. Campo de Trabalho
Empresas e órgãos públicos (federais, estaduais e municipais),
empresas de economia mista, autarquias, empresas privadas nacionais e
multinacionais, centros de pesquisas, associações e entidades de classe, federações
e entidades patronais, universidades, empresas de assessoria ou consultoria
econômica e outros, tendo como ponto de referência, principalmente, a economia
internacional e o MERCOSUL.
4. Organização curricular e metodologias propostas
A organização curricular e as metodologias
propostas estão adequadamente formuladas no processo. Trata-se de Curso de
ciências econômicas a "funcionar no regime seriado anual, a ser integralizado
no mínimo em 05 (cinco) e máximo em 07 (sete) anos. Funcionará com
80 (oitenta) vagas totais anuais, no período noturno.
A organização curricular se fundamenta na legislação
vigente, em particular na Resolução CFE - 11/84, no perfil
profissiográfico e nas aspirações da clientela.
A seriação curricular, para quatro períodos é a seguinte
constante do Anexo I
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PARECER Nº
PROC. Nº
5. Ementário das disciplinas
O projeto contém os objetivos de cada disciplina, suas
ementas e correspondente bibliografia básica. As informações sobre esse item
estão amplamente detalhadas no corpo do processo.
6. Corpo Docente
É preocupação constante da Instituição estimular o corpo
docente com vistas ao seu crescimento acadêmico e intelectual, bem como
valorizar as potencialidades profissionais.
Considerando estes aspectos, a Faculdade Ibero-Americana
implantou a carreira docente em março de 1992, a partir de plano elaborado por
Comissão de professores, dentre eles chefes de departamento, coordenação e
diretoria. A proposta encontra-se em fase experimental, durante três anos, até nova
revisão.
Para avaliar e classificar o professor na carreira docente, é
constituída uma Banca Examinadora composta por colegiado específico, a saber:
Diretor, Chefes de Departamento e Professores com maior titulação na área. A esse
grupo cabe situar o professor dentro da regulamentação de pontos e avaliar seu
desempenho didático-pedagógico. Apresenta-se, a seguir, resumo do curriculum
dos professores e assinalam-se as disciplinas para as quais são indicados no
Anexo II
MEC/CFE
PARECER Nº PROC.
7. Organização administrativa e didático-pedagógica
A Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências
Humanas é reconhecida de utilidade pública federal e municipal.
Sua estrutura organizacional já foi devidamente apreciada e
aprovada pelo CFE em diversos momentos, desde sua instalação em
22 de dezembro de 1971, mediante o Decreto 69.818, até a Portaria
Ministerial nº 1073, de 14 de julho de 1992, que autorizem. o
funcionamento do curso Superior de Tecnologia em Processamento de
Dados. Nada há que acrescentar sobre o assunto.
8.Biblioteca
A biblioteca Ramón Menendez Pidal, está
localizadano prédio II da Faculdade, sob a responsabilidade de
Bibliotecária - Chefe e suas auxiliares.
Todo o material bibliográfico recebido através de
compra e doação, passa por um processo técnico de tombamento,
classificação, catalogação, indexação, preparo para circulação e
conservação.
Devido ao grande excedente de material que dá
entrada à Biblioteca durante o mês, é realizado um pré-
tombamento, sendo arquivado logo em seguida, para que não ocorra
casos de extravios e para que seja possível a realização do
processo técnico.
O sistema de classificação adotado é a CDD -
Classificação Decimal de Dewey. A notação do autor é retirada da
tabela CUTTER - SANBORN.
A catalogação é simplificada, seguindo normas do
A.L.A.
Os periódicos são registrados em fichas KARDEX.
O acervo encontra-se em estantes abertas, sem o
livre acesso ao público.
As obras de referência (Enciclopédias, manuais e
dicionários), encontra-se junto à sala de serviços técnicos, de
fácil acesso aos usuários.
A área física total é de 242,16m2 , dos quais
89,58m2 são destinados à sala de estudos, 28,llm2 para sala de
leitura e, o restante, abriga o acervo e serviços de atendimento.
O acervo geral compreende: 21.005 títulos de
livros e 33.865 volumes; 376 títulos de periódicos e 11.176
volumes. Já o acervo específico para o curso tem a seguinte
configuração:
Livros - 2.714 títulos e 3.926 exemplares;
Periódicos - 15 títulos e 733 volumes.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
9. Edificações e Instalações
A Faculdade dispõe para seu funcionamento de três
(3) prédios que possuem uma área de 3.125,70 m2 de terreno e
6.835,64 m2 de construção, situados em zona de excelente acesso
na capital de São Paulo.
As instalações, amplamente descritas no processo,
são quantitativa e qualitativamente satisfatórias. Destacam-se,
entre outros, dois (2) modernos laboratórios de Informática com 3
6 micros e 12 impressoras, ambos interligados em rede (LAN), um
Setor Audio Visual, sala de vídeo para 100 pessoas e Laboratórios
de Línguas com 70 cabines de aluno e dois consoles de comando.
Está prevista a ampliação da Biblioteca e do
Auditório da Instituição.
10. Pesquisa e Extensão
A pesquisa, entendida como busca de novos
conhecimentos e técnicas é indissociável do ensino e da extensão,
sendo incentivada na Instituição através de projetos e programas
específicos, dentre os quais se destacam a elaboração de
glossários específicos de áreas tecno-cintíficas, os da área de
turismo, administração e informática, cursos extra-curriculares,
seminários, feiras de artes, concursos de tradução e congressos.
A Instituição edita a Revista Brasileira de Tradutores, a Revista
da Faculdade Ibero-Americana, e vários livros.
11. Planejamento Econômico-Financeiro
O processo contém o planejamento econômico-
financeiro do curso para o quadriénio 1994/1997. Da análise do
mesmo pode-se concluir que são adequadamente contempladas as
rubricas de receitas e despesas, bem como há equilíbrio entre as
contas.
Voto do Relator
De todo o exposto, vota o Relator pela aprovação
do projeto do curso de Ciências Econômicas, a ser ministrado pela
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, mantida
pelo Centro Hispano Brasileiro de Cultura, em São Paulo - Estado
de São Paulo, com 80 (oitenta) vagas totais anuais.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
Relator.
A Câmara de Ensimo Superior acompanha o voto do
Sala das sessões de fevereiro de 1994.
MEC/CFE
PARECER NO
PROC.
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
1º Ano
Semanais
- Introdução à Economia
- Matemática
- Inst. Direito Públ. Privado
- Ciência Política
- Espanhol
- Introdução às Ciências Sociais
- Introdução à Estatística Econômica
Total
4
4
2
2
2
2
4
20
h
h
h
h
h
h
h
h
2º Ano
- Contabilidade e Análise de Balanço
- Teoria Microeconômica
- Estatística Econômica e Int. à Econometria
- Administração
- Formação Econômica do Brasil
Total
4
4
4
2
2
20
h
h
h
h
h
h
3 º Ano
- História Econômica Geral
- Economia Monetária
- Economia Internacional
- Contabilidade Social
- Desenvolvimento Sócio-Econômico
- Economia Brasileira Contemporânea
- Administração de Vendas (*)
Total
2
4
4
4
4
2
2
20
h
h
h
h
h
h
h
h
4º Ano
- Economia do Setor Público (*)
- Elaboração e Análise de Projetos
- História do Pensamento Econômico
- Técnica de Pesquisa em Economias
- Ecometria
- Processamento de Dados
Total
4
4
2
4
4
2
20
h
h
h
h
h
h
h
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
1. RICARDO DE ALMEIDA ALLEGRO - Introdução à Economia
Formação Econômica do Brasil
História do Pensamento Econômico
- Economia - PUC/SP - 1972
- Mestrado em Economia - Univ.Mackenzie - SP
2. GERSON CROCIATI - Matemática
- Tecnologia em Mecânica - Fac.Tec. de são Paulo - 1984
- Administração de Empresas - Univ. Mackenzie - 1987
- Mestrado em Administração - PUC/SP - 1992
3. TALMAN SUCUPIRA - Instituição de Direito Publico e Privado
- Direito - Universidade Mackenzie - SP
- Mestrado em Administração Mercadológica-Fundação Getúlio Var
gas - SP - 1976
4. FRANCISCO CÉSAR PINTO DA FONSECA - Ciências Política
- Ciências Sociais - PUC/SP - 1988
- Mestrado em Ciência Política - UNICAMP
5. MARIA TEODORA RODRIGUEZ MONZU FREIRE
- Espanhol
- Letras (Português, Francês e Espanhol) - USP.
6. MARIA GLECIA BENTO DE OLIVEIRA
- Introdução às Ciências Sociais
- Ciências Sociais - PUC/SP - 1973
- Mestrado em Comunicação Social - Instituto Metodista de En-
sino Superior - S.P.
7. SÉRGIO DE CARVALHO COSTA - Introdução à Estatística Econômica
Contabilidade e Analise de Balanço
- Engenharia Civil - USP/SP - 1979
- Mestrado em Administração de Empresas - Fundação Getulio Var
gas - SP.
8. TOMISLAV RODRIGUES FEMENICK - Teoria Microeconômica
- Ciências Contábeis - Faculdades da Zona Leste de São Paulo
1979
- Mestrado em Economia - PUC/SP - 1988
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
9. LUIZ PERRONE - Estatística Econômica e Int. a Econemetria
Econometria
- Ciências Econômicas - PUC/SP - 1983
- Mestrado em Economia - PUC/SP
10. WAGNER DE ANDRADE - Administração
- Administração - Fac. de Adm. e Ciências Contábeis Tibiriçá
São Paulo - 1980
- Mestrado em Administração - PUC/SP - 1990
11. MARIA SANTUCCI - História Econômica Geral
- História - PUC/SP
Mestrado em Historia da América - PUC/SP
12. CLÁUDIO QUIRINO FIEL - Economia Monetária
Ciências Contábeis - Fac. de Ciências Adm., Contábeis e Eco-
nômicas de Umuarama - PA - 1988
Mestrado em Contabilidade - Univ. Mackenzie - SP.
13. GLEDER MARICATO - Economia Internacional
Administração - Inst.Metodista de Ensino Superior - SP. 1989
Especialização em Administração - Universidade S.J.Tadeu SP-1991
14. SÉRGIO BORGES FELIPPE - Contabilidade Social
- Ciências Contábeis - Fac. da Zona Leste de São Paulo - 1981 ,
- Mestrado em Ciências Contábeis - PUC/SP - 1989
15. JORGE REIXACH BLANES - Desenvolvimento Sócio - Econômico
- Ciências Contábeis - Fac. da Zona Leste de são Paulo -
- Especialização em Economia - Univ. São Judas Tadeu - SP - 1991
16. EDUARDO DE MEDEIROS BORGES FILHO - Economia Brasileira Contempo-
rânea
Processamento de Dados
- Administração - Fund.Getulio Vargas - SP - 1980
- Doutorado - Fund. Getulio Vargas - SP
MEC/CFE
PARECER
PROC. Nº
17. EDMIR KUAZAQUI - Administração de Vendas
- Adm. de Empresas - Fac. de Adm. e Ciências Contábeis
Tibiriçá - SP -. 1988
- Especialização em Marketing - Escola Superior de Propa-
ganda e Marketing - SP - 1989
18. OLNEY QUEIROZ ASSIS - Economia do Setor Publico
- Direito - PUC/SP - 1982
- Mestrado em Filosofia do Direito - PUC/SP
19. MARIA TEREZA SARAIVA DE SOUZA - Elaboração e Análise de Pro
jetos.
Administração - Fac. de Ciências Administrativas da UNA-
Belo Horizonte - MG - 1987
- Mestrado em Administração - FGV/SP - 1992.
20. CATARINA CECÍLIA ODELUIS - Técnica de Pesquisa em Economia
- Administração de Empresas - FMU - SP - 1982
Mestrado em Psicologia da Educação - PUC/SP - 1992
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em 22 de 02 de 1994.
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