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INTERESSADO/MANTENEDORA U
F
CENTRO HISPANO-BRASILEIRO DE CULTURA SP
ASSUNTO
Autorização (Projeto) de curso de Administração a ser ministrado em
São Paulo - Estado de Sao Paulo, pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas,
com 80 (oitenta) vagas totais anuais»
RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
CAMARÁ OU COMISSÃO ,
PARECER NP
138-94
APROVADO EM 22/02/94
PROCESSO Nº
23001.000796-90-52
I - RELATÓRIO
0 Centro Hispano-Brasileiro de Cultura obteve acolhimen
to, na fase de Carta Consulta, de pedido de autorização para
fazer funcionar, na cidade de Sao Paulo, curso de Administra-
ção com ênfase Financeira e Bancária.Agora, a Instituição vem
de encaminhar, na forma do disposto no art.16 da Resolução CFE-
01/93, o respectivo Projeto, objeto de exame deste parecer.
A Entidade Mantenedora, conforme ficou amplamente compro
vado na Carta-Consulta,é sociedade civil,fundada em 1971, devi
damente registrada nos orgaos de natureza cartorial, fiscal e
previdenciaria, estando em dias com suas obrigações fiscais e
parafiscais.
Do Projeto
A proposta apresentada no Projeto atende ao disposto na Resolução 01/93 - CFE, consoante
se assinala a seguir.
1. Bases legais, filosóficas e sócio-culturais
A fundamentação legal se encontra no art. 209 da Consti
tuição Brasileira,na já mencionada Resolução 01/93 CFE e, espe
cificamente, na Resolução CFE - 02/93 que dispões sobre o currí-
culo minimo do curso de Administração. Os aspectos filosóficos,
sócio-econômicos e culturais do pedido estão devidamente justi
ficados no processo.
2. Concepção e objetivo do curso
0 curso é concebido com fundamento nos conteúdos pedagó gicos, na integração das bases
teóricas da Administração com à- reas afins, na qualidade dos recursos didático-pedagógicos
-
1
-
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MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
disponíveis, na racionalidade da gestão das organizações financeiras e nas
características do alunado.
O objetivo geral do curso é desenvolver nos alunos a competência para
coordenar, controlar e dirigir instituições financeiras e bancárias, além de ocupar cargos
gerenciais ou de direção na área financeira de empresas industriais, comerciais e outras,
buscando os melhores resultados em termos de produtividade e lucratividade.
Como objetivo específico, o curso visa fornecer aos alunos conhecimentos
de análises, estudos, interpretações, planejamento, implantação, coordenação, pesquisa e controle
de atividades financeiras, no seu campo de atuação, bem como em outros campos com os quais
tenha conexão, com ênfase em instituições financeiras.
3. Perfil Profissiográfico
O curso Superior de Administração da Faculdade Ibero-
Americana se propõe preparar profissionais que prevêem, planejam, organizam,
comandam e controlam o funcionamento da estrutura de Administração privada ou
pública, visando aumentar a produtividade, rentabilidade e controle dos resultados,
especialmente em instituições financeiras.
Os profissionais formados pela Instituição deverão ter adquirido
a competência para determinar os métodos gerais de organização e planejar a
utilização eficaz de mão-de-obra, equipamentos, material, serviços e capitais;
orientar e controlar as atividades de organização, conforme os planos estabelecidos
e a política adotada, bem como as normas prescritas nos regulamentos da
empresa; efetuar comparações entre as metas programadas e os resultados
atingidos, a fim de corrigir distorções, avaliar desempenho e replanejar o serviço
administrativo de acordo com estes dados.
Deverão ser também competentes para prestar serviços de
assessoria e/ou consultoria, orientar e controlar as atividades financeiras da
organização e exercer funções de chefia ou de direção intermediária ou superior;
elaborar laudos, projetos, pareceres, relatórios, arbitração, nas áreas de Produção,
Finanças, Vendas e Pessoal, a fim de manter uma estrutura administrativa que
permita a exploração e o controle eficazes da empresa.
Deverão ter adquirido a competência para cuidar da análise de
métodos e programas, de orçamentos, da administração financeira e de relações
públicas e industriais; elaborar rotinas de trabalho, tendo em vista a implantação de
sistemas que conduzam a melhores resultados com menores custos, o que demanda
a utilização de organogramas, fluxogramas e outros instrumentos de trabalho.
Finalmente, deverá ser competente para acompanhar a
evolução das legislações sociais e tributárias, que se relacionam
diretamente com as atividades empresariais, principalmente de
empreedimentos financeiros.
O profissional diplomado por este curso terá como modelo
de formação um perfil profissional com as características seguintes:
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MEC/CFE PARECER Nº
3.1. Requisitos Pessoais
O profissional deve estar capacitado para realizar operações
mentais de análise, seleção, ou seja, ele deve ter facilidade para estabelecer
relações e compreender símbolos, a partir de estímulos verbais (raciocínio
abstrato), sem contudo desprezar a visão de conjunto dos problemas da empresa.
Tendo em vista o constante contato com dados numéricos e
quantitativos no desenvolver de suas atividades, seja quando fixa uma política
financeira e elabora orçamentos, seja quando controla a rentabilidade e a produção
de um produto, a habilidade numérica, que pode ser caracterizada como a
capacidade para lidar com símbolos que representam quantidades e para raciocinar
com números, é de vital importância. A capacidade de emitir respostas corretas e
de precisão na execução das tarefas, que caracteriza a exatidão, também é um
aspecto relevante dentre as aptidões de natureza intelectual requeridas. Ao elaborar
pareceres, análises, projetos, pesquisas, etc, os mesmos deverão conter dados
precisos e concretos. Cada um dos aspectos mincionados poderá assumir maior ou
menor grau de importância, dependendo da especialização em que o
Administrador atua.
Na direção do seu departamento, divisão, gerência etc, ou em
consultoria, o administrador deverá, frequentemente, interagir com indivíduos, seja
quando tiver que transmitir instruções e dirigir sua equipe e seu comando, seja
quando necessitar de dados e resultados para o desenvolvimento de relatórios e
pareceres, para também defender suas ideias perante terceiros, ou em contatos com
direção da empresa, ou ainda em contatos com firmas e clientes. São importantes
também, a facilidade para relacionar-se com as pessoas e para adaptação ambiental,
que caracterizam a sociabilidade e o desembaraço; a facilidade para enfrentar
situações novas e a espontaneidade das reações. A iniciativa, que se caracteriza
pela capacidade que um indivíduo tem de procurar novas soluções acertadas, sem
para isto necessitar de orientação de terceiros, também é um traço de personalidade
que deve ser predominante em um Administrador. Isto porque ele; sempre dever ter
em vista o aproveitamento de oportunidades que porventura surjam no decorrer de
suas atividades. A liderança perante seus comandos, baseada no prestígio pessoal e
na aceitação pelos seus subalternos, é um aspecto que o profissional deverá
também dominar, pois deverá utilizar da melhor forma possível, os recursos
humanos e materiais de que dispõe.
3.2. Formas de atuação
0 Administrador:
- prevê, planeja, organiza, comanda e controla o funcionamento da máquina
administrativa, visando aumentar a produtividade, rentabilidade e controle dos
resultados, submentendo-se-à alta direção da empresa;
- determina os métodos gerais de organização e planeja a utilização de mão-de-
obra, equipamentos, material, serviços e capitais;
- orienta e controla as atividades de organização, conforme os planos
estabelecidos e a política adotada, bem como as normas
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
prescritas nos regulamentos da empresa;
- presta serviços de assessoria e/ou consultoria, orienta e controla as atividades de
um ou vários departamentos da organização e exerce funções de chefia ou de
direção intermediária ou superior. Elabora laudos, projetos, pareceres, relatórios,
arbitragens, em situações que requeiram conhecimentos de técnicas de
Administração, nas áreas de Produção, Finanças, Vendas e Pessoal, a fim de
manter uma estrutura administrativa que permita a exploração e o controle da
empresa;
- cuida da análise de métodos e programas, de orçamentos, da administração
financeira e de relações públicas e industriais;
- elabora rotinas de trabalho, tendo em vista a implantação de sistemas que
conduzam a melhores resultados com menores custos, o que demanda a utilização de
organogramas, fluxogramas e outros instrumentos de trabalho. Acompanha a
evolução das legislações sociais e tributárias, que se relacionam diretamente com as,
atividades empresariais.
3.3. Área de Atuação
Planejamento e organização de instituições financeiras, em
níveis micro e macro; administração financeira em empresas industriais, comerciais
e agrícolas, tanto nas áreas operacionais como de planejamento; consultoria e
assessoria para análise de projetos de investimento nas citadas áreas; docência no
ensino regular ou no treinamento de pessoal a área financeira.
3.4. Campo de Trabalho
Instituições financeiras, tais como bancos, sociedades
corretoras e de financiamento; empresas industriais, comerciais, de serviços,
agrícolas, seguros; empresas e entidades governamentais.
4. Organização curricular e metodologias propostas
A organização curricular e as metodologias propostas estão
adequadamente formuladas no processo. Trata-se de Curso de Administração a
funcionar no regime seriado anual, a ser integralizado no mínimo em 04(quatro) e
máximo em 07 (sete) anos. Funcionará com 80 (oitenta) vagas totais anuais, no
período noturno.
A organização curricular se fundamenta na legislação
vigente, em particular na Resolução CFE - 02/93, no perfil
profissiográfico e nas aspirações da clientela.
A seriação curricular, para quatro períodos,é a seguinte
constante do Anexo I
MEC/CFE ________ PARECER Nº PROC N
A estrutura curricular contempla as exigências da
norma especifica no concernente aos percentuais das disciplinas
assim distribuidos: disciplinas básicas - 720 MS, 24%;
disciplinas profissionalizantes - 1080 MS, 34%; e complementares
1008 MS, 32%. 0 estágio representa 10% do total.
5. Ementário das disciplinas
O projeto contém os objetivos de cada disciplina, suas
ementas e correspondente bibliografia básica. O conjunto dessas informações
está amplamente detalhado no corpo do processo.
6. Corpo Docente
É preocupação constante da Instituição estimular o corpo
docente com vistas ao seu crescimento acadêmico e intelectual, bem como
valorizar as potencialidades profissionais.
Considerando estes aspectos, a Faculdade Ibero-Americana
implantou a carreira docente em março de 1992.
Para a elaboração do plano de carreira, a mantenedora
constituiu uma comissão de professores, dentre eles chefes de departamento,
coordenação e diretoria.
Encontrando-se em fase experimental, durante três anos,
até nova revisão, corresponde a 06 (seis) faixas devidamente
apresentadas no processo.
Para avaliar e classificar o professor na carreira docente, é
constituída uma Banca Examinadora composta por colegiado específico, a saber:
Diretor, Chefes de Departamento e Professores com maior titulação na área. A esse
grupo cabe classificar o professor dentro da regulamentação de pontos e avaliar
seu desempenho didático-pedagógico.
Reproduz-se, a seguir, a distribuição do corpo docente
pelas diversas disciplinas do currículo pleno.
7. Organização Administrativa e didático-pedagógica
A Faculdade Ibero-Americana é reconhecida de utilidade pública
federal e municipal. Sua estrutura organizacional já foi devidamente apreciada e aprovada
pelo CFE em diversos momentos, desde sua instalação em 22 de dezembro de 1971,
mediante o Decreto Federal 69.818, até a Portaria 1073, de 14 de julho de 1992, que
autorizou o funcionamento do curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados.
Nada há a acrescentar sobre sua adequação.
8.Biblioteca
A biblioteca Ramón Menendez Pidal, está localizadano
prédio II da Faculdade, sob a responsabilidade de Bibliotecária - Chefe e suas
auxiliares.
Todo o material bibliográfico recebido através de compra e
doação, passa por um processo técnico de tombamento, classificação,
catalogação, indexação, preparo para circulação e conservação.
Devido ao grande excedente de material que dá entrada à
Biblioteca durante o mês, é realizado um pré-tombamento, sendo
arquivado logo em seguida, para que não ocorra casos de extravios e para que
seja possível a realização do processo técnico.
O sistema de classificação adotado é a CDD -Classificação
Decimal de Dewey. A notação do autor é retirada da tabela CUTTER -
SANBORN.
MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
A catalogação é simplificada, seguindo normas do
A.L.A.
Os periódicos são registrados em fichas KARDEX.
0 acervo encontra-se em estantes abertas, sem o
livre acesso ao público.
As obras de referência (Enciclopédias, manuais e
dicionários), encontra-se junto à sala de serviços técnicos, de
fácil acesso aos usuários.
A área física total é de 242,16m2 , dos quais
89,58m2 são destinados à sala de estudos, 28,llm2 para sala de
leitura e, o restante, abriga o acervo e serviços de atendimento.
0 acervo geral compreende:'21.005 títulos de
livros e 33.865 volumes; 376 títulos de periódicos e 11.176
volumes. Já o acervo específico para o curso tem a seguinte
configuração:
Livros - 2.714 títulos e 3.926 exemplares;
Periódicos - 15 títulos e 733 volumes.
9. Edificações e Instalações
A Faculdade dispõe para seu funcionamento de três
(3) prédios que possuem uma área de 3.125,70 m2 de terreno e
6.835,64 m2 de construção, situados em zona de excelente acesso
na capital de São Paulo.
As instalações, amplamente descritas no processo,
são quantitativa e qualitativamente satisfatórias. Destacam-se,
entre outros, dois (2) modernos laboratórios de Informática com
36 micros e 12 impressoras, ambos interligados em rede (LAN), um
Setor Audio Visual, sala de vídeo para 100 pessoas e Laboratórios
de Línguas com 70 cabines de aluno e dois consoles de comando.
Está prevista a ampliação da Biblioteca e do
Auditório da Instituição.
10. Pesquisa e Extensão
A pesquisa, entendida como busca de novos
conhecimentos e técnicas é indissociável do ensino e da extensão,
sendo incentivada na Instituição através de projetos e programas
específicos, dentre os quais se destacam a elaboração de
glossários específicos de áreas tecno-cintíficas, os da área de
turismo, administração e informática, cursos extra-curriculares,
seminários, feiras de artes, concursos de tradução e congressos.
A Instituição edita a Revista Brasileira de Tradutores, a Revista
da Faculdade Ibero-Americana, e vários livros.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
11. Planejamento Econômico-Financeiro
0 processo contém o planejamento econômico-
financeiro do curso para o quadriênio 1994/1997. Da análise do
mesmo pode-se concluir que são adequadamente contempladas as
rubricas de receitas e despesas, bem como há equilíbrio entre as
contas.
Voto do Relator
De todo o exposto, vota o Relator pela aprovação
do projeto do curso de Administração , a ser
ministrado pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências
Humanas, mantida pelo Centro Hispano Brasileiro de Cultura, em
São Paulo - Estado de São Paulo, com 80 (oitenta) vagas totais
anuais.
II- Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do
Relator.
Sala das sessões / de fevereiro de 1994.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. N
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO com Ênfase Financeira e Bancária
- Filosofia
- Matemática
- Teorias de Administração
- Direito
- Economia
- Contabilidade
- Sociologia
- Informática
- Educação Física
Total
Semanais
2h
2h
4h
2h
2h
4h
2h
2h
2h
22h
II
- Estrutura e Análise de Balanço
- Contabilidade Gerencial
- Contabilidade de Custos
- Adm. de Produção
- Matemática Financeira
- Administração de Sistemas de Informação
I
- Psicologia
- Análise Micro-Econômica
- Marketing de Serviços
Total
2h
2h
2h
4h
2h
2h
2h
2h
2h
2Oh
III
- Administração de Recursos Materiais Patrimoniais
- Administração de Recursos Humanos
- Estatística
- Legislação Tributária
- Administração Financeira e Orçamento I
- Administração de Sistemas de Informação II
- Administração Mercadológica
- Organização, Sistemas e métodos
Total
2h
4h
2h
2h
4h
2h
2h
2h
20h
IV
- Administração Financeira e Orçamento
II
- Macroeconomia
- Mercado Financeiro e de Capitais
- Câmbio e Comércio Exterior
- Elaboração e Análise de Projetos
- Planejamento Estratégico
- Administração de risco
Total
4h
2h
4h
2h
2h
4h
2h
20h
MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
01. João Augusto Mattar Neto - Filosofia
- Filosofia - PUC/SP - 1987
- Letras (Inglês, Francês e Português) - USP/SP
- Doutorando em Literatura Portuguesa - USP/SP
02. Gerson Crociatti - Matemática e
- Matemática Financeira
- Administração - Univ. Mackenzie - SP - 1987
- Tecnologia em Mecânica - Fac. de Tecnologia de São Paulo - 1984
- Mestrado em Administração - PUC/SP
03. Wagner de Andrade - Teorias da Administração
- Administração - Fac. de Administração e Ciências Contábeis
Tibiriçá - SP - 1980
- Mestrado em Administração - PUC/SP - 1990
04. Roberto Resende - Direito
- Direito - FMU - SP - 1983
- Especialização em Adm. de Empresas - Fac. de Ciências
Econômicas de São Paulo - SP - 1987
05. Ricardo de Almeida Allegro - Economia
- Ciências Econômicas - PUC/SP - 1972
- Mestrado em Economia - Univ. Mackenzie - SP
06. Cláudio Quirino Fiel - Contabilidade
- Ciências Contábeis - Fac. Cien. Adm., Cont. e Econ. de Umuarama
1988
- Especialização em Auditoria e Controladoria - Universidade São
Judas Tadeu - SP - 1992
07. Maria Gláucia B. de Oliveira - Sociologia
- Ciências Sociais - PUC/SP - 1973
- Mestrado em Comunicação Social - Instituto Metodista de Ensino
Superior - SP
MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
08. Eduardo de Medeiros B. Filho - Informática, Adm.de
- Adm. de Sistemas de Infor-
mação I,
- Adm. de Sistemas de Infor-
mação II
- Adm. - Fund. Getúlio Vargas - SP - 1980
- Doutorado - Fund. Getúlio Vargas - SP
09. Celso Avanccini - Educação' Física
- Educação Física - Fac. Educ. Física de Santo Amaro - SP - 1985
10. Jorge Reixach Blanes - Estrutura e Análise de
Balanço
- Ciências Contábeis - Faculdade da Zona Leste de São Paulo
- Especialização em Economia - Univ. São Judas Tadeu - SP - 1991
11. Sérgio Borges Felipe - Contabilidade Gerencial
- Ciências Contábeis - Faculdade da Zona Leste de Sao Paulo- 1981
- Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais - PUC/SP - 1987
12. Sérgio de Carvalho Costa - Contabilidade de Custos
- Engenharia Civil - USP/SP - 1979
- Especialização em Administração - FGV - SP - 1985
13. Vicente Lentini Plantullo - Adm. de Produção
- Adm. de Recursos Materiais
Patrimoniais
- Administração - FGV/SP - 1984
- Especialização em Administração - FGV/SP - 1985
14. Catarina Cecília Odelius - Psicologia
- Administração de Empresas - FMU - SP - 1981
- Mestrado em Psicologia da Educação - PUC/SP - 1992
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
15. Oduvaldo Cardoso
- Análise Micro-Econômica
- Macroeconomia
- Ciências Econômicas - Fund. Alvares Penteado - SP - 1969
- Especialização em Adm. Contábil e Financeira - FGV - 1983
16. Edmir Kirazaki - Marketing de Serviços
- Adm. de Empresas - Fac. de Adm. e Ciências Contábeis Tibiriçá
SP - 1988
- Especialização em Marketing - Escola Superior de Propaganda e
Marketing - SP - 1989
17. Tibor Simcsik - Adm. de Recursos Humanos
- Administração de Empresas - Fac. S. J. Tadeu - SP - 1978
- Mestrado em Adm. de Empresas - PUC/SP
18. Jorge Shigeaki Tanome - Estatística
Economia - PUC/SP -1987
Mestrado em Economia - PUC/SP
19. Olney Queiroz Assis - Legislação Tributária
- Direito - PUC/SP - 1982
- Mestrado em Filosofia do Direito - PUC/SP
20. Tonislav Rodrigues Femenich
- Adm.Financeira e Orçamento I
- Adm.Financeira e Orçamento II
- Ciências Contábeis - Fac. da Zona Leste de São Paulo - 1979
- Mestrado em Economia - PUC/SP - 1988
21. Talman Sucupira
- Adm. Mercadológica
- Direito - Universidade Mackenzie - SP
- Mestrado em Adm. Mercadológica - FGV - SP - 1976
MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
22. Luis Perrone - Elaboração e Análise
de Projetos -
Adm. de Risco
- Ciências Econômicas - PUC/SP - 1983
- Mestrado em Economia - PUC/SP
23. Paulo César Vidal Pavan - Planejamento Estratétigo
- Administração de Empresas - Fac. Ibero-Americana - SP - 1985
- Especialização em Marketing - Escola Superior de Propaganda e
Marketing - SP - 1987
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho em 22 de 02 de 1994.
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