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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
UF
MG
ASSUNTO
Credenciamento do Curso de Pós-Graduação, nível de Mestrado, em
Geografia, ministrado pelo Instituto de Geociências , da Univer-
dade Federal de Minas Gerais.
RELATOR: SR.CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira
PARECER Nº
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
.001709/93-09
A Magnífica Reitora da Universidade Federal de
Minas Gerais encaminha a este Conselho pedido de credenciamen-
to do curso de pós-graduação, nível de Mestrado, com áreas de
concentração em "Geografia e Análise Ambiental" e "Geografia e
Organização Humana no Es paço", ministrada pelo Instituto de
Geociências daquela Universidade.
O curso inicou suas atividades em 1988.
A Comissão Verificadora, composta pelos profes-
sores Aldo Paviania, da Univerdidade de Brasília e Mauro Sérgio
F. Argento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, visitou '
as instalações do curso nos dias 09 e 10 de setembro de 1993, pa-
ra avaliar as condições de funcionamento do referido curso.
0 presente parecer baseia-se em dados e informa-
ções na seguinte documentação: Relatório do Curso,Relatório Técni-
co da CAPES e Relatório da Comissão Verificadora.
2 - Caracterização do Programa
2.1 - Organização Acadêmica e Administrativa
2.1.1 - Organização Acadêmica
A Comissão Verificadora informa que a estrutu-
ra curricular do curso de Mestrado em Geografia, da UFMG, é
composta por duas área
s de concentração:
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MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
a) Geografia e Análise Ambiental e
b) Geografia e Organização Humana no Espaço.
As disciplinaso classificadas em a)obrigatórias, em
número de duas e com quatro créditos cada; b) em Optativas em número
de quatorze, para área de Geografia e Análise Ambiental, com quatro cré-
ditos cada uma e de dezesseis para área de Geografia e Organização Huma-
na do Espaço, também com quatro créditos cada uma e c) em opatativas de
domínio conexo, com um elenco de nove disciplinas em número variável de
créditos. 0 número mínimo de créditos exigível é de vinte e quatro, e o
cronograma do curso prevê sua complementação em um ano, com oferecimen-
to de três disciplinas por semestre.
De maneira Geral a organização acadêmica está adequada
às especificidades do programa.
2.1.2 - Organização Administrativa
A Comissão observa que a organização administrativa apre-
senta-se de forma organização e eficiente. A base administrativa é com
posta por uma Coordençaão, uma Secretaria e um Colegiado com presença '
do corpo docente e discente.
3 - Corpo Docente
A composição docente atende às seguintes características:
permanentes, visitantes e participantes. Atualmente o curso conta com
13(treze) professores permanentes, sendo 11(onze) doutores, l(um) Livre
Docente e l(um) Mestre, com Dedicação Exclusiva, excetuando-se, apenas
um, como professor participante.O Programa conta atualmente com 13 (tre-
ze) professores, todos doutores e profissionais pertencentes a institui
ções de renome, tanto nacional com estrangeira, que, em sua maioria,par-
ticipam de todas as atividades acadêmicas. Como professores visitantes ,
o curso conta com o apoio de 05(cinco) doutores, que participam, também,
de todas as atividades acadêmicas do Programa.
Atesta a Comissão que o quadro geral de docentes envol-
vidos no Programa de Pós-Graduação em Geografia - total de 29 (vinte e
nove) - é compatível ã estrutura funcional existente.
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4 - Corpo Discente
O processo e critérios de seleção é o padrão. A clientela
é diversificada. Atualmente existe uma marcante participação de Arqui-
tetos, tendo em vista o oferecimento de disciplinas que motivam uma
nova perspectiva de ação por parte daqueles profissionais.
0 Programa já conta com 04(quatro) dissertações defendidas
e, até o final de 1993, poderão ser defendidas outras 08(oito).
O fluxo de alunos tem sido de 6 anos aumentando, no ano de
1993, para 8(oito).
Comenta a Comissão que "o número de titulação até 1992 foi
de 4(quatro) , havendo uma média de 4(quatro ) anos para titulação, o
queseria excessivo. No entanto há de se ressaltar que esse dilatado
prazo era função execessivo número de créditos exigidos no início do
Programa (42), hoje, com uma redução de 50% dos créditos , já se nota
que o prazo tende para 2 a 3 anos o que é altamente satisfatório".
5 - Pesquisa e Produção Científica e Técnica
A produção docente é diversificada e em 1992 constou de
23 (vinte e três) artigos publicados. A produção técnica, em 1992,apre-
sentou 12 participações.
0 Programa conta hoje com 27 (vinte e sete) projetos de
pesquisas.
A participação discente é ativa. 0 número de dissertações '
concuídas pelo corpo discente é bastante satisfatória e estão coerentes
com as linha de pesquisa ou atreladas a projeto em desenvolvimento no
curso.
No ano de 1992 foram apresentados 05(cinco) trabalhos ca-
racterizando uma substancial contribuição do corpo discente em publica-
ções científicas.
6 - Infra-Estrutura Física e Financeira
6.1 - Infra-Estrutura Física
O curso conta com as instalações do Departamento de Geogra-
fia, que se apresentam em excelente estado, com salas amplas e tecnica-
mente bem aparelhadas. Conta com laboratórios que estão em pleno funcio-
namento, em número de sete e com uma infra-estrutura informatizada, com
conjunto de microcomputadores que atendem ao corpo docente e discente
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Deve-se ressaltar o Laboratório de sensoriamento Remoto que conta com
equipamentos e Softwares modernos capazes de oferecer excelentes condi-
ções operacionais, tanto a nível de sensoriamento remoto como em carto-
grafia computadorizada.
Existe, ainda, uma interação com o Departamento de Geologia.
Quanto a biblioteca, informa a Comissão que: "apresenta um
tazoável acervo bibliográfico, necessitando, no entanto, que haja prio-
ridade, por parte do programa, em atualizá-lo. Em seguida, a Comissão
ressalva: "no entanto, há de se ressaltar a execelente coletânea de pe-
riódicos que estão atualizados e diversificados.
6.2 - Infra-Estrutura Financeira
O progrma vem sendo prestigiado pela CAPES e CNPq, através
de bolsas de estudos. Tem uma certa autonomia em função dos projetos
externos captados pelo Departamento e desenvolvidos em associação com
as linhas de pesquisa do Departamento.
7 - Intercâmbio com Outras Instituições
0 curso apresenta um bom grau de interação e cooperação com
outros centros de pós-graduação no Páis e no exterior.
8 - Principais Problemas e Perspectivas do Curso
A Comissão constatou que o curso vem seguindo um planejamen-
to seguro. A infra-estrutura laboratorial é excelente para o tamanho
do Programa.
Para melhor aproveitamento das possibilidades e evolução fu-
tura do curso, seria recomendável a atualização do acervo bibliográfi-
co e uma reformulação, a nível de oferta, das disciplinas Optativas de
domínio conexo.
9 - Conceituação
A CAPES conclui seu relatório da seguinte forma: "Tendo em
vista o perfil traçado, o curso, de modo global, em relação aos progra-
mas congêneres de sua área/sub-área de conhecimento, pode ser assim
conceituado: "B". É um curso bom, em fase ainda de estruturação, mas
que apresenta elevado potencial. Suas áreas de concentraçãoo muito '
bem estrututadas".
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em de de 1994.
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