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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA
UF
AM
ASSUNTO
Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Turismo, a ser ministrado
pela Faculdade de Turismo da Amazônia, em Manaus - AM.
RELATOR: SR. CONS. Silvino Lopes Neto
PARECER N°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
PROCESSO N° 23001.000749/90-92
0 Diretor-Presidente da Escola Superior da Amazônia
encaminha a este Conselho, pedido de autorização para funcionamento do
curso de Turismo a ser ministrado pela Faculdade de Turismo da
Amazônia, na cidade de Manaus - AM.
A Carta-Consulta foi aprovada através do Parecer 730/93,
que concedeu 50 vagas para cada um dos turnos.
Com base nos dados constantes do processo foi elaborado o
presente parecer.
Bases Filosóficas
A entidade mantenedora, ao propor um curso de turismo em
Manaus, centro geográfico da Amazônia," considera como suas bases
filosóficas, o interesse nacional e principalmente internacional sobre a
Amazônia, e o fato do Turismo ser a vocação natural da Região, o maior
complexo natural do mundo, caracterizado pela heterogeneidade que em
lugar nenhum se conhece, tantaso as variedade de sua bacia
hidográfica e de suas riquezas naturais, que somadas à beleza da floresta,
podem proporcionar exóticos e belos passeios aos visitantes. \
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As bases filosóficas do Curso de Turismo são, numa palavra, oportunizar a formação
de mão-de-obra especializada, voltada para o Marketing turístico da Região, promovendo a
imagem da Amazônia, sem estereótipos, junto à comunidade nacional e internacional, visando o
aproveitamento e conservação das paisagens naturais, de forma planejada e adequada, tornando
o meio ambiente instrumento de desenvolvimento Regional."
Bases Institucionais
Conhecendo e pretendendo praticar a tríplice função da Universidade, ensino,
pesquisa e extensão, a Instituição Mantenedora se compromete a:
I - Prestar assistência, técnica e científica à comunidade.
II - Promover pesquisa e estudos, no campo de sua atuação, através de estudos,
projetos e convênios.
III - Realizar cursos, seminários, simpósios, conferências e eventos quaisquer de
natureza cultural, científica e educacional.
IV - Formar técnicos e profissionais, na área do ensino superior, para atender às
necessidades do mercado de trabalho.
V - Celebras convênio com entidade nacionais e estrangeiras com vistas e
estabelecer intercâmbio de experiência e ao aprimoramento de suas atividades.
A Instituição pretende com este curso de Turismo, dispor de um instrumental teórico
e prático de aceleração do desenvolvimento local e regional.
Concepção e Objetivos do Curso
O projeto pedagógico do curso de Turismo traduz o objetivo de formar um profissional
que respeite e valorize seu meio-ambiente, sua gente, história e cultura, procurando promovê-los
junto a outros lugares e povos e, simultaneamente, exercendo uma ação educativa de zelar pela
sua proteção. Assim, o curso apresenta os seguintes objetivos:
Objetivos Gerais:
1. Instrumentalizar com um conjunto de conhecimentos e técnicas os futuros
profissionais e desenvolver neles o respeito e o zelo pelo meio-ambiente, a cultura e a história de
nosso povo, em especial da Região Amazônica.
2. Valorizar o enfoque educativo desse profissional que estabelece um elo entre
ambiente, cultura e história e os objetivos turísticos das pessoas. \
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Objetivos Específicos:
1. promover, organizar e orientar atividades de lazer;
2. receber e hospedar pessoas;
3. planejar as atividades turísticas de determinada cidade, região ou país, reunindo o
maior número de informes possíveis;
4. promover visitas, informes, congressos, e todo tipo de evento, elaborando
programas e calendários;
5. organizar, implantar e administrar empresas turísticas;
6. estudar possibilidades de recreação, adequando-as à geografia local;
7. planejar o aproveitamento de locais públicos, áreas naturais e patrimônios
históricos;
8. participar de estudos urbanísticos;
9. propor medidas de proteção ambiental.
Organização Administrativa, Didático-pedagógica e Setores Complementares
A Faculdade tem sua Organização Administrativa e Didático-pedagógica regida por
disposições legais e regimentais.
Os Setores Complementares buscam na Ciência da Administração de Empresa os
melhores princípios de Eficiência.
Tratando-se de Faculdade, cuja razão é o ensino superior, todos os órgãos tanto os
Didáticos-Pedagógicos como os complementareso voltados para a moderna aprendizagem
teórica e prática, sendo os seguintes os principais itens dessa organização:
o órgãos da Faculdade;
I - Congregação;
II - Conselho Departamental;
III - Diretoria;
IV - Departamentos.
Consta do processo a descrição das competências e atribuições dos órgãos da futura
Faculdade.
Infra-Estrutura
Edificações e Instalações
A Escola Superior da Amazônia colocará à disposição de sua unidade de ensino
localizada à Rua Marquês de Monte Alegre, 1/400, Parque das Laranjeiras - Manaus/AM, as
seguintes áreas já concluídas que compõem o seu espaço físico atual;
Distribuição do Espaço Físico
Bloco A
- Secretaria
- Centro de Processamento de Dados
- Tesouraria
- Biblioteca
- Centro de Lazer
Bloco B
- 28 salas de aula
- Sala de Diretoria
- Sala de Reuniões
- Sala de Professores
- Auditório
- Sanitário (masculino/feminino
- Laboratório de Informática
- Sala da Presidência da Mantenedora
- Anfiteatro
- Cantina
Bloco C
- 7 salas de aula
- 1 cantina
- 1 restaurante
Vila Olímpica
- Complexo Desportivo
- Ginásio Coberto
- Campo de Futebol
- Pista de Atletismo
- 3 Piscinas
- 1 Lanchonete
Cabe ressaltar que encontra-se no processo, as plantas-baixas de todas as
construções acima citadas.
Laboratórios e Equipamentos
O Curso de Turismo se servirá de Laboratórios e Equipamentos, conforme já consta
nas respectivas áreas de Pesquisa e Extensão, para a boa formação acadêmica, a reciclagem dos
professores e o serviço à comunidade.
Comum a todos os curso, a entidade mantenedora já disporá de um sistema de
computação, com dezenas de computadores, possibilitando a manuseio individual, pelo que está
garantido o acesso a informações, técnicas e processos avançados via o acesso a informações,
técnicas e processos avançados via programas específicos.
No caso próprio do Curso de Turismo, o Laboratório de lingüística, o Hotel Escola e
Acompanhamento de Estrangeiros serão muito úteis à comunidade acadêmica. O Estágio
Supervisionado constante da parte prática do currículo pleno, terá regulamentação própria já em
fase de elaboração.
Biblioteca
A área física destinada à biblioteca é de 864 m
2
, referentes a dois pisos. O primeiro
com 432 m
2
é reservado para a sala de leitura. O segundo, possuindo igualmente 432 m
2
foi
destinado ao acervo bibliográfico.
O horário de funcionamento é de 8:00 às 22:30 horas, de segunda à sexta-feira. Aos
sábados funciona das 8:00 às 12:00 horas. Quanto à estrutura organizacional, é centralizada. O
acervo é ordenado por assunto, classificação no sistema CDU por autor. A reprodução dos textos
será feita através de máquina xerox.
Quanto ao acervo bibliográfico já existente conta com 15.028 títulos e 25.466
exemplares.
Plano de Expansão
Está sendo desenvolvida a automoção do acervo, a fim de organizar, tratar e controlar
eficazmente as informações. A automação dos serviços favorecerá a atuação junto as redes ou
sistemas de bibliotecas, num trabalho cooperativo e padronizado, adotando serviços
interbibliotecários e a participação de catálogos coletivos para poder atender à demanda dos
usuários.
Formas de Utilização
As formas de utilização serão:
1. Através do auxilio da bibliotecária
2. Através do auxílio do computador
A bibliotecária fará o seu serviço no modo convencional.
Os serviços que o computador oferecerá para a utilização do acervo bibliográfico será
da seguinte forma:
a) Pesquisa por assunto: através do assunto fornecido, se localizará os livros que
possuem o determinado assunto.
b) Pesquisa por autor: através do fornecimento do nome do autor será relacionada
toda a obra bibliográfica do autor na biblioteca e onde está localizado.
c) Pesquisa por livro: através do fornecimento do título do livro, será verificado se
existe ouo o livro na biblioteca e onde está localizado.
d) Pesquisa pelo CDU: da mesma forma que a pesquisa por livro.
e) Através do intercâmbio com outras bibliotecas, ou seja, será verificada através das
bibliotecas interligadas com o nosso sistema, qual delas possui o livro, autor ou assunto
pesquisado.
A seguir, apresentamos o acervo atual de livros, por assunto, assim como o número
de títulos e exemplares.
ESPECIFICAÇÃO DOS ASSUNTOS
Generalidades
Biblioteca, Biblioteconomia
Enciclopédias Gerais, Livros de
Referência
Filosofia
Psicologia
Religião, Teoloqia
Sociologia/Sociográfia/Antropologia
Socia/Cultural
Estatística
Política, Ciência Política, Economia
Política
Direito, Legislação, Jurisprudência
Administração (Contabilidade-
Propaganda-lnformação)
Assistência Social, Seguros (Atuária)
Educação, Pedagogia
Comércio, Comunicações, Turismo
Ciências Puras, Matemática
Astronomia, Geodésia, Física
Química, Minerologia
Geologia, Meteorologia, Paleontologia
Ciências Biológicas
Botânica, Zoologia
Questões Gerais sobre as Ciências
Aplicadas
Medicina (Enfermagem e Farmácia)
Engenharia, Tecnologia em Geral,
Informática
Agriculatura, Silvicultura, Zootecnia
Ciências Domésticas, Economia
Doméstica
Química Industrial, Indústrias, Ofícios
e Artes
Artes, Desenho, Pintura, Escultura,
Gravura, Cinema
Urbanização
Arquitetura
Música
Divertimentos, Desportos (Educação
Física)
Filologia e Lingüística
Literatura
Geografia
Biografia, História
TOTAL
N° DE
TÍTULOS
240
30
140
180
250
80
389
93
93
1.083
496
60
540
221
1.840
85
69
180
319
319
380
217
350
155
56
780
218
180
300
125
653
804
2.218
353
1.530
15.028
N° DE
EXEMPLARES
240
30
180
280
850
80
589
185
253
3.580
787
160
1.283
428
2.616
174
118
180
619
519
680
217
1.050
255
108
1.080
318
250
500
325
958
1.004
3.120
450
1.980
25.466
Projetos de Pesquisa e Extensão
Entende a ESA que através da pesquisa poderá adquirir o conhecimento indispensável
ao crescimento da Região Amazônica e difusão de sua cultura.
A seguir, apresentamos o quadro demonstrativo das pesquisas que serão
desenvolvidaso logo seja implantado o curso:
PROJETOS
1. Pesquisas para
reaparelhamento dos meios
de transporte fluvial
2. Pesquisas para
reaparelhamento dos Hóteis
de Selva
3. Centros de Pesquisa para
Conhecimento e Preservação
da Fauna e Flora
4. Estudos Geográficos das
Fronteiras
5. Estudos para
reconhecimento de áreas
estratégicas para Cultivo de
Produtos regionais. Estudos
de Solo
CRONOGRAMA
A ser implantado
A ser implantado
A ser implantado
A ser implantado
A ser implantado
OBJETIVOS
Viabilizar melhoria nos
meios de transporte
Viabilizar meios de
manutenção do Fluxo
de Turista
Viabilizar a utilização
científica dos recursos
naturais
Criar centros de
Fronteira
Instrumentalizar
estudos para o
consumo de nossos
produtos e remetê-los
para o Mercado Exterior
Levando em consideração a necessidade de repassar ao aluno conhecimentos que
extrapolem os limites dos bancos escolares e se estendam à sociedade, a ESA elaborou seu
projeto de Extensão que constará de palestras, seminários, cursos e treinamentos, como mostra a
relação a seguir:
1. Escola Experimental para Estudos em:
a) Geografia Regional
b) História Regional
c) Economia Regional
2. Centro de Apoio à Lingüística
3. Centro de Treinamento de Pessoal
a) de Nível Médio
b) de Nível Superior
c) a Nível de Pós-Graduação
4. Hotel/Escola
5. Agências de Turismo/Escola
6. Museu da Moeda
7.. Incursões à Selva para:
a) Conhecimento da Fauna e Flora
b) Conhecimento do Folclore Regional
Corpo Docente
O corpo docente que ministrará o curso será integrado por professores, graduados
nas respectivas áreas e portadores de títulos de doutores, mestres ou especialistas, distribuídos
nas classes de Professores Titulares e Auxiliares.
Eventualmente o curso disporá de professores visitantes, comprometidos com
determinadas disciplinas, assegurando o bom nível do ensino, pesquisa e extensão.
Os docentes serão contratados pela mantenedora, segundo o regime de Leis
Trabalistas, observados os critérios e normas regimentais. Já foi elaborado o Plano de Carreira
Docente, prevendo oportunidades de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior, em convênio com
outras instituições universitárias.
O anexo I deste Parecer mostra o corpo docente, sua qualificação acadêmica e as
disciplinas para as quais foi indicado.
Organização Curricular
O curso de Bacharelado em Turismo que a Faculdade de Turismo da Amazônia
pretende ministrar terá características regionais, representadas nas disciplinas: Geografia do
Amazonas, História do Amazonas e Folclore Regional.
As disciplinas serão ministradas nos turnos diurno e noturno, terão uma carga horária
total de 3.256 horas/aula, integralizáveis em 04 (quatro) anos. Encontra-se nos autos, o
ementário das disciplinas do currículo pleno, bem como sua bibliografia.
O anexo II deste Parecer mostra o currículo pleno do curso e respectiva carga
horária.
Projeção Econômico-Financeira para o Curso
Considerando estar a Faculdade em fase de pré-operacionalidade,o há nenhum
ingresso por via de receitas, apenas valores que serão desenbolsados por conta das despesas de
instalação do curso.
O anexo III deste Parecer é o demonstrativo da Projeção Econômico-Financeira para
este curso.
Il - VOTO DO RELATOR
Face ao exposto, vota o Relator favoravelmente a aprovação do Projeto para
funcionamento do curso de Bacharelado em Turismo, com 50 (cinquenta) vagas para cada um
dos turnos, a ser ministrado pela Faculdade de Turismo da amazônia, mantida pela Escola
Superior da Amazônia, em Manaus, AM.
Ill - CONCLUSÃO DA CÂMARA
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR
TURISMO
1ª série h/aula
Introdução a Administração 60
Sociologia 60
Geografia Geral 120
Elementos de Matemática e Estatística 120
Portugues 120
Teoria Tec. Turismo I 120
2ª Série
Ingles
Sociologia Lazer
História Contemporânea ' 60
Métodos e Técnicas de Pesquisa 6 0
História do Brasil 60
Geografia do Brasil 60
Psicologia 120
Teoria e Técnica Turismo II 120
3ª Série
Transportes 90
Mercadologia 90
Fundamentos Científicos da Comunicação 60
História da Cultura 120
Processamento de Dados 60
Animação Sócio-cultural 60
Administração: Organização e Métodos 60
Contabilidade 60
4" Série
Introdução Técnica de Comunicação 60
Econômia 120
Planejamento e Organização de Turismo 180
Adm. Material 60
Noções de Direito 60
Redação 60
Estudos Turísticos Brasileiros 60
5
a
Série
290
Estágio Supervisionado
60
Adm. Recursos Humanos
60
Adm. Financ. Orçamento
90
Técnicas Publicitária
90
Legislação Turística
Econômia Internacional
120
ANEXO II
CORPO DOCENTE
Curso: Turismo
1. NILTON COSTA LINS
Disc: Introdução à Administração
Graduação: Bel. em Administração - Universidade do Amazonas/1972.
Pós-Graduação: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia/Escola Superior
de Guerra/RJ/1988. Professor Adjunto da Universidade do Amazonas desde
1973.
Decisão: pode ser aceito
2. BERNADETE GROSSI DOS SANTOS
Disc: Sociologia
Graduação: Bel. em Ciências Sociais - UFMG/1985
Pós-Graduação: Especialização "lato sensu" em Antropologia - UnB/1989.
Professora Assistente da Universidade do Amazonas, desde 1991.
Decisão: pode ser aceita
3. MARIA ARMINDA CASTELO MENDONÇA DE SOUZA
Disc: Geografia Geral
Graduação: Pedagogia/Faculdades Celso Lisboa/1979
Pós-Graduação: Especialização "lato sensu" em Arqueologia - Faculdades
Integradas Augusto Mota/1985, Pós-Graduação "lato sensu" em Antropologia
Amazônica - Universidade do Amazonas/1986. Apresenta experiência como
docente no magistério superior.
Decisão: pode ser aceita para este curso
4. CLEMILTON LIMA DE SOUZA - Par. 223/93
Disc: Elementos de Matemática e Estatística
Graduação: O Parecer 223/93, refere-se à mesma disciplina.
Decisão: pode ser aceito
5. MARIA AMÁLIA CASTELO BRANCO
Disc: Português
Graduação: Licenciada em Letras - Universidade Católica do Rio Grande do
Sul/1974.
Pós-Graduação: Mestre em Letras, área de concentração
Lingüística/Universidade Federal de Santa Catarina/1983.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
Decisão: pode ser aceita
6. ORLANDO DA SILVA CÂMARA
Disc: Teoria e Técnica de Turismo
Graduação: Bel. em Direito - Universidade do Amazonas/1990.
Pós-Graduação: pós-graduação em Comunicação de Marketing/Escola Superior
de Propaganda e Marketing SP/1993. Coordenador de Promoção Turística da
Empresa Amazonense de Turismo - EMANTUR/AM.
Decisão: pode ser aceito
ANEXO III
ESA
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA
FACULDADE DE TURISMO
PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DESPESAS
FATORES
Recursos humanos
Encargos
Biblioteca
Pesquisa
Extensão
Aperfeiçoamento
Docente
Construções
Manutenção
Consevação
Diversos
TOTAL
1994
38.400
40%
9.600
10%
9.600
10%
19.200
20%
9.600
10%
9.600
10%
96.000
10%
1995
76.800
40%
19.200
10%
19.200
10%
38.400
20%
19.200
10%
19.200
10%
192.000
100%
1996
115.200
40%
28.800
10%
28.800
10%
57.600
20%
28.800
10%
28.800
10%
288.000
100%
1 997
153.600
40%
38.400
10%
38.400
10%
76.800
20%
58.400
10%
38.400
10%
384.400
100%
1998
192.200
40%
48.000
10%
48.000
10%
96.000
20%
48.000
10%
48.000
10%
480.000
100%
ANEXO III
ESA
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA
FACULDADE DE TURISMO
PREVISÃO ORÇAMENTARIA DESPESAS
FATORES
Recursos humanos
Encargos
Biblioteca
Pesquisa
Extensão
Aperfeiçoamento
Docente
Construções
Manutenção
Conservação
Diversos
TOTAL
1994
38.400
40%
9.600
10%
9.600
10%
19.200
20%
9.600
10%
9.600
10%
96.000
100%
1995
76.800
40%
19.200
10%
19.200
10%
38.400
20%
19.200
10%
19 200
10%
192.000
100%
1996
115.200
40%
28.800
10%
28.800
10%
57.600
20%
28.800
10%
28.800
10%
288.000
100%
1997
153.600
40%
38.400
10%
38.400
10%
76. 800
58.400
38.400
10%
384.400
100%
1998
192.200
40%
48.000
10%
48.000
10%
96.000
20%
48.000
10%
48.000
10%
480.000
100%
VALORES ANUAIS
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em de de 1994.
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