Download PDF
ads:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROCESSO: 23001.001738/94-15
MANTENEDORA:
ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Federal de Roraima
MUNICÍPIO: Boa Vista UF: RR
ASSUNTO: Reconhecimento do curso de Matemática - Licenciatura Plena e Bacharelado
PARECER n°: _ /95 - CEE/SESu//MEC
1. HISTÓRICO
O Reitor da Universidade Federal de Roraima encaminha pedido de
Reconhecimento do curso de Matemática - Licenciatura Plena e Bacharelado, ministrado
pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação da referida Universidade,
instalada em Boa Vista/RR.
O curso em apreço foi criado pela Resolução/GR 01 de dezembro de 1989,
iniciando suas atividades no 1
o
semestre de 1990.
Pela Portaria n° 497 SESu/MEC foi designada Comissão Verificadora composta
pelos professores Celso Volpi da Universidade Estadual Paulista e Paulo Roberto Contrim da
Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes e por Maria Terezinha Reis da Silva, TAE da
DEMEC/RR, para verificar as condições de funcionamento do curso e apresentar relatório
conclusivo.
2. MÉRITO
Quanto às condições interpostas por esta Comissão através da Diligência n°
13/95 de 17/5/95
1) Consideramos que os itens a - b - c - f, referentes à ampliação de biblioteca,
aquisição de acervo, ementas de disciplinas e grade curricular, respectivamente, foram
cumpridos;
2) Item c, que se refere à carga horária dos professores, foi particularmente
contemplado, já que, no presente semestre, nenhum professor está ministrando mais que 3
disciplinas. É necessário, contudo, investir numa política de contratação de docentes;
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
3) Item d, que se refere à montagem do Laboratório de Física, foi efetuado
apenas em termo de um projeto, contemplando equipamentos a serem adquiridos e bancadas
a serem adquiridas. Não há qualquer indicação da fase de desenvolvimento desse projeto,
negociações com a reitoria, solicitação de auxílio a órgãos governamentais, etc.
4) Item g, que se refere à atualização das ementas e bibliografias de Prática de
Ensino de Matemática I e II, foi cumprida apenas na disciplina Prática de Ensino I. Na
Prática de Ensino II, que consta de estágio de observação e prática em sala de aula, não
foram mencionados os mecanismos que serão usados para desenvolvimento, orientação,
acompanhamento e avaliação dos mesmos, nem foi alterada a bibliografia.
Considerando o parecer da comissão que visitou o projeto e as providências
tomadas, concluímos que a instituição resume condições suficientes para o reconhecimento
do curso e emitimos parecer favorável a esse reconhecimento, com recomendações para um
empenho especial no cumprimento dos itens c, d, e g, referentes à contratação de professor,
laboratório de Física e atualização de ementas e bibliografias de Prática de Ensino de
Matemática I e II.
3. PARECER
O pedido de reconhecimento do curso de Matemática, ministrado pelo Instituto
de Matemática Estatística e Ciência da Computação, da Universidade Federal de Roraima, no
município de Boa Vista/RR, atende às normas legais vigentes que regem a matéria, razão
pela qual esta Comissão manifesta-se favoravelmente à sua aprovação.
Brasília-DF, 23 de outubro de 1995.
Comissão de Especialistas de Ensino de Educação/Licenciaturas - Grupo I
Portaria n° 163/95 - SESu/MEC
Membros:
ads:
PARECER DA COMISSÃO ESPECIAL
Processo n°
Interessada
Assunto
23001.001738/94-15
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Vista/RR
Reconhecimento do curso de Matemática,
licenciatura plena e bacharelado.
Boa
Tendo em vista o Parecer n° 101/95, de 23 de outubro
de 1995, da Comissão de Especialistas de Ensino da área de
Educação/Licenciaturas, da SESu/MEC, juntado ao processo acima citado, e
estando a solicitação da interessada dentro das normas legais vigentes, esta
Comissão é de parecer favorável ao reconhecimento do curso de Matemática,
licenciatura plena e bacharelado, ministrado pelo Instituto de Matemática,
Estatística e Ciência da Computação da Universidade Federal de Roraima, com
sede na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima, com quarenta vagas totais
anuais.
Brasília, de novembro de 1995
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE ENSINO E GRADUAÇÃO - PES
DIÁRIO DE INTEGRALIZAÇAO CURRICULAR
-
CURSO: MATEMATICA
BACHARELADO
PRAZOS: A) MÍNIMO: 4 ANOS B)MÁXIMO: 8 ANOS
CRÉDITOS: A) TOTAIS:
156 B)176 C) 30
A) POR SEMESTRE: MÍNIMO: 12 MÁXIMO: 24
CARGA HORÁRIA: A) TOTAL: 3169 B)
DISCIPLINAS
OBRIGATÓRIAS C.H. CRÉDITO
PRÉ-REQUISITO
T P 0 .
111
196
100
101
102
101
103
113
114
115
121
122
123
124
125
126
128
129
130
132
133
138
139
140
141
142
156
142
150
151
152
153
154
DESENHO BASICO
GEOMETRIA DESCRITIVA
FÍSICA I
FÍSICA II
FÍSICA III
CALCULO DIF. INTEGRAL I
CALCULO DIF. INTEGRAL II
CALCULO DIF. INTEGRAL II!
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA
GEOMETRIA ANALÍTICA
INT. A GEOMETRIA DIFERENCIAL
ÁLGEBRA LINEAR I
ÁLGEBRA LINEAR
II
TEORIA DOS
CONJUNTOS
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS I
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS II
INIT. A TEORIA
DOS NUMEROS
ANALISE I ANALISE II
EQUAÇÕES DIF. ORDINÁRIAS
INT. ES. DIF. ORD. E SÉRIES
TOPOLOGIA I
INT. AS FUNC. VAS. COMP.
. HISTORIA DA MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA
INT.
A CIENCIA DA
COMPUTAÇÃO CÁLCULO
NUMÉRICO PESQUISA
OPERACIONAL I PESQUISA
OPERACIONAL II
SEMINÁRIO DE ANÁLISE
SEMINÁRIO DE ALGEBRA
EDUCAÇÃO FÍSICA I
EDUCAÇÃO FÍSICA II
60
60
60
60
60
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
90
60
60
4
0
0
4 0 0
4 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0
0
6 0 0
6
0 0
6
0 0
6
0 0
6
0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
4 1 0
4 1 0
4 1 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
0 2 0
0 2 0
CE-111
MA-101
FI-100
FI-101
MA-101
MA-102
MA-123
MA-130
MA-121
MA-124
MA-131
MA- 129
MA - 132
MA-133
MA -127
MA-131
MA -121
MA-142
MA - 132
MA-114
UNIVERSIDADE FERERAL DE RORAIMA
'
FICHAMENTO DE ENSINO E GRADUAÇÃO - DES
DIÁRIO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR- UFRR
CURSO: MATEMÁTICA
LIC. PLENA
PRAZOS:
A) MÍNIMO 3 ANOS
B) MÁXIMO: 7 ANOS
POR SEMESTRE: A)MÍNIMO: 12 B) MÁXIMO: 24
CARGA HORÁRIA: A)TOTAL:2890 B)OBRIGATÓRIA:2580
C)OPTATIVA: 300
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
C
ódigo D
isciplinas CH. Crédito Pré-Requisito
111
121
122
160
161
100
101
101
102
103
113
114
120
121
123
124
125
126
127
128
131
132
133
134
DESENHO BÁSICO GEOMETRIA DESCRITIVA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO II DIDÁTICA GERAL EST
.
F
.
ENSINO DE
1.
E
2
GRAUS
FÍSICA I
FÍSICA II
CALCULO D!F. INTEGRAL I
CALCULO DIF.INTEGRAL II
CALCULO DIF.INTEGRAL III
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA
GEOMETRIA ANALÍTICA
GEOM. ESPACIAL
TEORIA DOS CONJUNTOS
INT. A TEORIA DOS NUMEROS
ANALISE I
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA
CÁLCULO NUMÉRICO
SEMINÁRIOS DE ANÁLISE
PRÁT. ENSINO DE MATEMÁTICA I
PRÁT. ENSINO DE MATEMÁTICA II
SEMINÁRIO DE ÁLGEBRA
EDUCAÇÃO FÍSICA I
EDUCAÇÃO FÍSICA II
60
60
60
60
60
60
60
60
90
90
90
90
90
90
L
90
90
90
90
90
90
90
60
60
4 0 0
4 0 0
4 0 0
4 0 0
4 0 0
4 0 0
4 0 0
4 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0
0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
6 0 0
4 1 0
4 1 0
CE-111
CS-121
CS-122
MA-101
FI-100
HA-101
MA-102
MA-123
MA-123
MA-131
MA-102
MA-123
MA-128
MA-140
MA-132
SS-160
MA-124
MA-301
MA-114
MA-124
QUADRO II
RELAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA
PLENA
NOME DO DOCENTE
01 - Raimundo Nonato Araújo Pedro
02 - José Américo R.A.Filho
03 - Joselito de Oliveira
04 - José Murilo de Oliveira
05 - Severino Cirino de Lima Neto
06 - Ijanílio Gabriel de Araújo
07 - Íria Brucker Roggia
08 - Isaac Andrade Feitosa
09 - Patrício Antonio Pérez Flores
10 - Reinaldo Hernandez Camacho
11 - Alberto Martinez Castafieda
12 - VÍvian Estrada Senti
13 - Raimundo Hélio Leite
14 - Leon Tolstoi Valles Pereira
15 - Katri Ingrid Ica Ferreira
16 - Gioconda Santos E. Souza
17 - José Eugênio Brum Rosa
18 - Adriano Trindade de Barros
19 - Elias Entralgo Herrero
20 - Oscar Tintorer Delgado
21 - Luiz Pereira Júnior
22 - Raimundo Delvo de Lima
23 - Carlos Alberto M. Cirino
24 - Paulo de Tarso Aukar
25 - José Vanderlan Leite de Oliveira
TITULAÇÃO
E
M
M
E
M
M
E
E
E
M
Dr.
Dra.
M
M
M
M
M
M
Dr.
Dr.
E
M
M
M
E
Nº AULAS NO AULAS
1º SEM. 2º SEM.
Afastado P/mestrado
Afastado p/doutorado
60 120
Afastado p/mestrado
120
180
150
240
120
180
120
180
180
60
120
40
120
120
60 Afastado
p/doutorado Afastado
p/doutorado
60
60
60
Afastado
OBS: E (Especialização); M(Mestre); Dr. (Doutor)