2.4. Organização Curricular
A grade curricular que compõe o Anexo I deste parecer pode ser assim
resumida:
Carga horária 2.220 h/a
Educação Física 60 h/a
Estágio 120 h/a
Total 2.400 h/a
O currículo pleno proposto é bastante abrangente, sem excessos. Envolve
as disciplinas filosóficas clássicas, presentes, de um modo geral, nos currículos
brasileiros. As disciplinas de filosofia são dezessete, contando-se os eventuais
desdobramentos em I e II. As disciplinas não-filosóficas são dezoito, também com
seus desdobramentos.
O currículo mínimo nacional de filosofia consta de cinco disciplinas:
teoria do conhecimento, lógica, filosofia geral: problemas metafísicos, ética, história
da filosofia (Resolução CFE s/n, 20.10.62). O currículo aqui oferecido inclui todas
estas, desdobra algumas dentre elas e inclui várias outras, como filosofia da arte,
antropologia filosófica, etc. Os programas estão corretos, com bibliografias
sintéticas.
2.5. Corpo Docente
Dentre os vinte docentes propostos, sete têm pós-graduação, sendo dois
mestres e cinco doutores. Tratando-se de um curso de graduação em instituição
particular, tais proporções parecem muito satisfatórias, mesmo porque os doutores
trazem seus títulos de conhecidas universidades europeias.
Observe-se que, tirante uma única exceção, todas as disciplinas filosóficas
previstas no currículo serão ensinadas por doutores ou mestres. Este é uma fato digno
de nota, pouco encontradiço, no nosso país. Os docentes de filosofia, por outro lado,
são monges que se dedicam ao estudo em tempo completo, no Mosteiro de Santa
Cruz. Nesta acepção medieval, que remonta aos primórdios da vida acadêmica, todos
eles são professores full-time.
Quanto ao corpo docente das disciplinas não-filosóficas, pode-se dizer que
está corretamente composto. Os currículos docentes estão adequados àquilo que os
professores irão ensinar, sendo grande o número de cursos de aperfeiçoamento
constantes no processo.